Uma construção, naturalmente, envolve diferentes tipos de etapas, independentemente do seu tipo de porte.
Neste cenário, diferentes tipos de elementos industriais podem estar envolvidos para desempenhar um papel crucial, como itens estruturais, equipamentos de usinagem, porta molde, perfis e fusos.
Os perfis, por exemplo, além de serem empregados na construção civil, também são utilizados em equipamentos de transportes e na agroindústria.
Alguns dos tipos mais comuns são:
- H;
- I;
- L;
- U.
Eles são obtidos por meio de procedimentos de dobragens, soldas ou laminação a quente.
É interessante observar que contribuem com o alívio de cargas nas fundações, pois estruturas metálicas em aço comumente apresentam maior leveza e resistência quando comparadas a outros tipos de materiais.
O perfil h, também chamado de viga em formato “H” é utilizado para sustentar cargas pesadas.
Sua utilização é indicada, principalmente, por sua estrutura reforçada, que é constituída por duas abas.
Normalmente, são aplicadas em grandes empreendimentos, como em marquises, vigas e pilares.
No caso do perfil em I, as vigas também apresentam grande suporte para carga, porém, apresentam abas mais estreitas que a opção anterior.
Seu uso é direcionado, principalmente, para pontes, casas, viadutos e prédios.
As opções em L, devido ao formato, também são chamadas de “cantoneira”, comumente são aplicadas como apoio, sustentação ou para estabelecer ligações entre elementos principais, como vigas e pilares.
Um exemplo de sua aplicação corresponde às torres de transmissão.
Já o perfil conhecido como U é considerado muito versátil, sendo encontrado em três tipos: laminado, enrijecido e simples.
Além disso, pode ser empregado em diferentes tipos de projetos, tanto em pequenos, quanto grandes.
Esse tipo de perfil é comumente aplicado em colunas, escadas, escoramentos e vigas de acabamento.
Características do fuso trapezoidal
O fuso trapezoidal, também chamado de fuso de rosca trapezoidal consiste em uma barra reta, constituída por roscas e passos contínuos.
Este item é aplicado em diversos processos onde há exigência de posicionamento e de movimento linear, seja ele efetuado na vertical ou na horizontal.
Algumas das aplicações são:
- Impressoras 3D;
- Sistemas de movimento linear;
- Máquinas de embalagem;
- Equipamentos CNC;
- Prensa de fricção;
- Elevadores de cargas.
Sendo assim, pode-se perceber que é um elemento que vai além da construção civil.
No que diz respeito à sua fabricação, é possível encontrar o fuso trapezoidal em alumínio e aço, que pode ser aço carbono, carbono, de liga, com tratamento e inoxidável.
As opções de alumínio apresentam maior eficácia em aplicações que possuem grandes riscos de corrosão devido à baixa oxidação.
Ainda mais, são recomendados para equipamentos de baixas velocidades de deslocamento e de capacidade de carga.
Diferentemente do que pode ser notado com os itens de aço de maneira geral, que são usados para transmissão mecânica de baixa e média carga.
Para ambientes propensos a agentes químicos, onde os aços de liga e o carbono não apresentam boa resistência, são aplicados fusos trapezoidais de aço inoxidável para as máquinas, principalmente de setores farmacêuticos, alimentícios, entre outros.
Para o que serve o porta molde?
O porta molde consiste basicamente na montagem de placas de aço que acondicionam as cavidades no molde.
Dessa forma, torna possível que o material seja injetado nas cavidades e que as peças moldadas sejam extraídas adequadamente, promovendo assim, um processo mais eficaz.
No entanto, é interessante citar que existem diferentes tipos, que se distinguem, principalmente, no que diz respeito à quantidade de placas e número de combinações distintas de montagem permitidas.
Por exemplo, de 2 placas, com possibilidade de em torno de 680.000 combinações em 53 tamanhos diferentes.
Por essa razão, ao procurar por esse tipo de item, é fundamental se ater às possibilidades apresentadas, principalmente no que diz respeito às combinações, espessuras e dimensões.
Dessa forma, é possível encontrar o item ideal para a produção dos mais diferentes tipos de peças para serem moldadas.
Conforme pode ser notado ao longo do texto, a construção civil engloba diferentes tipos de recursos e muitos deles são elementos industriais ou originados de tais elementos.
Devido à grande variedade de boa parte desses itens no mercado, é preciso ter conhecimento a respeito das etapas da construção e dos recursos que serão empregados, pois dessa maneira, é possível escolher os itens mais adequados para o tipo de necessidade que foi identificada.