Uma das maiores dúvidas com relação ao piso de residências e apartamentos é sobre as diferenças entre os laminados e os tacos de madeira. Cada um apresenta uma série de vantagens, de modo que é importante conhecê-las antes de determinar qual é ideal para os ambientes de sua casa.
No artigo a seguir, você vai conferir mais informações sobre ambos os tipos de composição e entender como cada um deles contribui para mais funcionalidade e beleza dentro da sua moradia.
Piso de madeira
Os pisos compostos por madeira, como os de tacos, são altamente recomendados para uma série de projetos de ambientação e decoração. Isso porque, com uma estética clássica e ao mesmo tempo muito despojada, esse piso consegue fornecer um contraste interessante quando estamos falando da criação de espaços mais modernos.
O que deixa muitas pessoas com dúvida sobre a utilização desse piso é com relação a sua manutenção.
Vale muito a pena ter pisos de madeira, em especial quem busca construir um ambiente verdadeiramente elegante, já que a madeira e suas texturas e cores podem combinar com uma série de elementos a fim de criar mais dinamicidade estética.
O que não pode deixar de ser feito é a manutenção correta, pois esse tipo de piso pode se desgastar com o uso e, portanto, deve passar por procedimentos de correção para que recupere sua vitalidade, seu brilho, as cores e até mesmo a resistência.
Devolvendo o aspecto original da madeira
A Aplicação de bona é um dos processos de reparo e manutenção mais eficientes e, por isso, é bastante empregado em residências e empresas.
Sua principal finalidade é devolver, de modo prático e seguro, o aspecto original da madeira, possibilitando que vários ambientes sejam revitalizados.
A primeira etapa desse procedimento consiste, portanto, em uma raspagem do piso, o que irá remover as irregularidades, enquanto a segunda e última etapa tem a ver com a aplicação de produtos químicos especiais para que a madeira volte a apresentar uma aparência consistente, brilhante e renovada.
Desse modo, alguns dos produtos que podem ser utilizados são:
- Vernizes;
- Óleos;
- Colorações;
- Substâncias naturais.
Raspagem
O procedimento de Raspagem de tacos é fundamental para que esses produtos possam aderir de modo mais eficiente e duradouro ao piso em questão.
Isso porque, sem a obtenção de uma superfície mais limpa e homogênea, torna-se mais difícil que as substâncias aplicadas consigam alcançar camadas mais profundas dos tacos. Com isso, a necessidade de uma nova aplicação surgirá em breve.
Dessa forma, qualquer tipo de restauração que possa ser feita em tacos deve contar com uma raspagem inicial, garantindo que impurezas, sujeiras impregnadas e irregularidades que se formaram e se acumularam com o tempo de uso sejam devidamente eliminadas.
Da mesma maneira que é preciso lixar uma peça antes de pintá-la, os tacos devem passar por esse tratamento para que sejam mais suscetíveis às camadas de produtos que serão aplicadas.
O sinteco, assoalhos de madeira muito comuns em diversos tipos de ambiente é conhecido pela sua praticidade e se tornam muito mais bonitos com a raspagem feita corretamente.
Para isso, é importante contar com os serviços qualificados de empresas e equipes devidamente treinadas para a realização desse processo. Isso porque a negligência pode gerar transtornos futuros, como a necessidade de reaplicação das etapas que sucedem a raspagem.
E os pisos laminados?
Os pisos laminados têm sido a alternativa adotada por muitas pessoas em decorrência de uma série de benefícios que esse produto proporciona, como a agilidade no processo de instalação e a ótima relação custo-benefício apresentada.
Por imitar muito bem a textura e a cor da madeira, esse tipo de piso pode ser utilizado em todo tipo de ambientação que busca conciliar um traço mais tradicional com elementos modernos.
Existem diversos tipos, como os pisos vinilicos, que agregam muito valor para a decoração e, o que é melhor, não necessita de reformas ou procedimentos complexos para que possa ser instalado. Isso faz com que os processos de colocação das placas seja muito mais rápidos e possam garantir os resultados esperados em menos tempo.
Já para quem quer compor seu espaço de modo sofisticado e contar com o alto desempenho dos pisos laminados, vale a pena conhecer e investir nesse piso flutuante, que gera vantagens de sustentação e instalação para seu negócio ou para sua casa.
Esse nome se dá pois ele é colocado sobre uma manta, não sendo pregado ou colado diretamente no contrapiso.
O mais importante, independente da sua escolha, é procurar profissionais que saibam informar de modo objetivo e qualificado qual a opção ideal para seu ambiente, pois isso pode variar bastante de acordo com o tamanho, o uso, etc.
Se você busca economia e alta performance, portanto, procure uma boa Empresa de Piso Laminado ou mesmo de piso de madeira antes de se decidir.