Quando se fala em construção, há detalhes que nem sempre vem em mente de primeira. Quando falamos de obras de maior complexidade, então, entramos em um universo que nem sempre é o que parece ser.
A dimensão de uma construção grandiosa – de mansões, shoppings, prédios, e condomínios – é diretamente proporcional no planejamento, no maquinário, na burocracia.
Além, claro, também na matéria-prima. Informações que parecem coisas de outro mundo, são traduzidas por engenheiro e gestores da construção civil que estão habituados a lidar com este tipo de desafio.
Vamos começar por um detalhe que pode ser determinante para que a construção saia ou não do papel.
Toda grande obra precisa, além de estar com as dimensões enquadradas no Plano Diretor do município, realizar estudos de impacto, tanto de vizinhança, quanto do meio ambiente.
Isto, mais do que uma etapa do planejamento, é algo primordial por se tratar de uma condição legal para que ela saia do papel.
Pavimentação de obras
No estudo de impacto de vizinhança entram questões relacionadas ao trânsito, como por exemplo, quantos carros vão circular a mais na região por conta do empreendimento, se há ou não necessidade de novas linhas de ônibus, o nível de perturbação sonora, etc.
Já o impacto ambiental faz um estudo do solo, da vegetação, se há alguma nascente ou área de preservação ambiental na área que será construída e ainda se haverá pavimentação asfáltica que interfira.
Por exemplo, na impermeabilização do solo, na necessidade de expansão de rede de água pluvial, esgoto, água tratada, e todas as demandas relacionadas ao meio ambiente e aos recursos naturais.
É muito comum ver obras que começam com irregularidades nestes estudos e acabam sendo embargadas logo depois por conta disto.
Além de ser ilegal, acaba sendo uma péssima estratégia financeira, já que vira uma operação de risco e o valor investido pode virar sucata e demolição. Por isso, vale a pena contratar uma empresa de pavimentação asfáltica.
Saindo do campo burocrático e indo para a esfera prática da estrutura da obra, um detalhe importante é que qualquer empreendimento que vai ser construído, seja ele residencial ou comercial, precisa ter alvarás do Corpo de Bombeiros assim como qualquer outro negócio, como uma padaria ou um supermercado, por exemplo.
Por conta disto, há interferência no layout e na estrutura da construção.
Os espaços da obra devem estar devidamente adequados para a segurança dos trabalhadores, com banheiros, copa ou refeitório e até mesmo rotas de evacuação em caso de emergência.
Isso sem falar nos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), que estes sim, já fazem parte do imaginário coletivo em se tratando de uma obra, seja pequena, média ou grande.
Aluguel de equipamentos
Para obras destas dimensões, há demanda de grande quantidade de itens que nem sempre a incorporadora tem em estoque ou, às vezes, faz parte da estratégia econômica da empresa investir na locação de equipamentos para obras.
Por conta disto, há a previsão, na maioria das grandes construções, de local para armazenagem de equipamentos alugados, bem como um calendário para devolução e reocupação do espaço à medida em que a obra vai evoluindo.
Os equipamentos mais alugados são:
- Geradores;
- Andaimes;
- Compressores de ar;
- Ferramentas em geral.
Itens como andaimes, que são imprescindíveis para que um prédio saia do chão por exemplo, são majoritariamente alugados. A locação de andaimes permite que eles sejam utilizados em tipos e modelos diferentes.
Há os menos complexos, com estruturas metálicas que se encaixam e recebem madeiras sobrepostas a elas. Geralmente este modelo é utilizado em construções de pequena altura.
Tem-se ainda os que são figuras conhecidas de grandes obras. Aquelas torres gigantes que funcionam como guindastes giratórios em uma construção.
Normalmente, embutido neste tipo de andaime temos elevadores ou outros equipamentos que fazem parte da necessidade e da rotina do local. O aluguel de ferramentas também é muito comum.
Atualmente, com a modernização dos canteiros de obras, um outro objeto que está entre os mais alugados é o contêiner.
Eles são usados para abrigar, normalmente, a parte administrativa da obra, ou para se montar estoques de materiais que precisam de uma proteção extra.
A maioria das grandes construções atuais possuem escritórios e uma rotina burocrática e trabalhista da própria obra que são coordenados por equipes dentro destes contêineres alugados.
À medida em que o tempo passa, as construções ficam mais e mais modernas e seguras.
A dinâmica que faz um espaço vazio, às vezes inóspito, se tornar um arranha-céu ou um grande shopping é algo fascinante que a engenharia nos proporciona.
Em suma, o aluguel de maquinas para construção civil é uma ótima alternativa.