Para quem pretende iniciar uma obra ou reformar um espaço é importante se atentar ao acabamento. Isso porque, é nesse local que está sendo construído que serão exercidas as atividades profissionais sendo comercial ou residencial.
O acabamento é o responsável por garantir proteção para a estrutura, além de conferir uma personalização ao ambiente – contribuindo para a construção de uma identidade visual para um negócio ou ampliar a personalidade do seu morador.
Nesse sentido, se atentar em pontos específicos pode trazer grandes resultados, mas para isso é necessário concentração, criatividade e eficiência.
O ideal é que haja um planejamento e, se for necessário, consultar um profissional na área para que tudo seja feito com conhecimentos técnicos de forma que a obra ocorra da melhor forma, sem estresses ou dores de cabeça futuras.
Sempre é indicado que antes de começar qualquer reforma ou obra, seja feito uma avaliação e planejamento, assim tudo ocorre de forma organizada e sem chances de surgirem imprevistos.
O que é acabamento?
O acabamento pode ser considerado os produtos de construção escolhidos para serem aplicados no negócio.
Quando uma obra começa, é preciso escolher detalhe por detalhe o que vai ser introduzido no espaço.
De modo geral, a parte de cobertura do telhado, as escolha do piso até os modelos de janelas e portas que serão colocadas já devem ser considerados no planejamento – para definir a construção – mas fazem parte do acabamento.
Atualmente, é possível encontrar diversas opções de acabamentos, que podem fazer total diferença no final. Entre eles pode-se destacar itens que conferem uma ambientação para o local como:
-
Pisos;
- Azulejos;
-
Rejuntes;
-
Madeiras;
-
Sancas de gesso.
Como utilizar o gesso
O gesso tem sido muito utilizado principalmente para a cobertura.
Esse produto costuma servir de revestimentos e divisórias, tendo uma diferenciação no mercado por ser um material totalmente versátil.
Esse material é encontrado facilmente no mercado e tem uma aplicação muito prática por ser um produto pulverulento, quando em pó.
Mas, de maneira geral, ele já chega na obra pré-moldado. Assim, só é preciso aplicá-lo no local desejado de forma simples e rápida. Isso sem mencionar que o material é de fácil manutenção; facilitando, inclusive, as futuras reformas que poderão ocorrer no local.
1. Forro de gesso
No mercado é possível encontrar diversos modelos de forro de gesso.
Dentre as opções, um dos mais acessíveis são os acartonados. Esse modelo é feito com aço e pode ser utilizado até mesmo em residências, pois deixa o ambiente com uma aparência muito agradável.
2. Moldura de gesso
Já a moldura é um detalhe que se for feito com qualidade faz toda diferença no ambiente, deixando um acabamento com um visual moderno.
Para se ter uma ideia, a moldura de gesso para teto é utilizada a muito tempo para conferir maior elegância e requinte aos ambientes. Isso sem mencionar que é possível, por exemplo, trazer uma ambientação mais clássica ou romântica – dependendo do objetivo do negócio.
As sancas vêm sendo aplicadas com mais frequência nos últimos anos por ter uma aplicação prática e rápida. A moldura pode ser arredondada ou intercalada, podendo ser usada também na parede.
Uma dica para quem deseja usar sanca de gesso é que a moldura também pode ser aplicada nas laterais, ajudando no acabamento.
Toldo para janela
O toldo para janela é um item que ajuda na cobertura e projeção da luz solar no comércio, evitando que o local seja atingido por sol, chuva ou até mesmo vento.
É possível encontrar no mercado muitas opções de toldos pois cada modelo é utilizado para uma necessidade e tipo de ambiente e/ou janela.
Para as janelas, geralmente, é usado o toldo retrátil, que pode ser usado aberto ou fechado, assim você consegue controlar o acesso do sol forte, podendo controlar a luz natural, além de proporcionar um conforto térmico maior.
Piso de madeira
Os assoalho de madeira, mais conhecidos como pisos de madeira, são sofisticados. Isso porque a madeira proporciona um ambiente de aconchego.
Esse piso apresenta como principal vantagem um tratamento fácil, possibilitando que ele seja rejuvenescido diversas vezes.
Às vezes é preciso realizar a manutenção do piso e um bom profissional saberá como te ajudar, sabendo por onde começar e como encontrar o material adequado para isso.
Neste cenário, é possível realizar a raspagem de tacos para restaurar e revitalizar o seu piso.
A raspagem de taco é feita em média a cada sete anos, após o desgaste da resina que foi aplicada anteriormente. O procedimento evita manchas, riscos e contrastes irrecuperáveis. É possível realizar a manutenção de duas formas:
-
Raspagem manual: Antigamente o uso de máquinas para realizar esse procedimento não era acessível. Com isso, todo trabalho era feito a mão.
Como o tempo, o método foi se adaptando de acordo com as necessidades, foi criando outros meios mais utilizados e práticos.
-
Raspagem automática: Hoje muitos profissionais trabalham com a raspadora de tacos, utilizada para um procedimento mais rápido que não demanda tanto tempo e não faz sujeira.
É indicado que a raspagem de taco seja feita por profissionais. Isso porque o piso de madeira precisa ser analisado para saber qual o melhor produto para aplicar nele, afinal existem madeiras dos mais diversos tipos.
Geralmente a raspagem manual é realizada por meio de etapas como:
-
Raspagem da madeira;
-
Remoção do rejunte;
-
Calafetação;
-
Lixamento;
-
Aplicação de cera ou verniz.
Após o término de todo o processo é necessário deixar as janelas abertas por pelo menos 24 horas, assim o ambiente não fica com cheiro forte. Caso você utilize o verniz não é necessário usar a cera, pois o excesso de produtos poderá deixá-lo grudento e nada natural.