Um lugar agradável com boa iluminação, ventilação e decoração pode realmente impactar a rotina de quem o frequenta, não é mesmo?
A decoração de sala se for bem aplicada pode influenciar, e muito, o bem-estar de seus moradores, proporcionando o relaxamento que procuramos.
São muitas as variações e composições que podemos aplicar em espaços deixando-os mais agradável e confortáveis, além de funcionais.
O menos é mais
Vamos começar pelo básico, o chamado conceito minimalista, movimento artístico que começou a aparecer no século vinte.
A ideia principal criada pelos artistas dessa vertente é a de que “menos é mais”, usando poucos elementos nas salas decoradas, e você já pode começar, fazendo uma lista apenas do que é realmente necessário para o ambiente, deixando o espaço mais limpo e espaçoso.
O desapego nem sempre funciona, e se desfazer de objetos de artes e lembranças pode ser difícil, pois sua personalidade está estampada ali.
Vejamos algumas dicas, a seguir, para que você aproveite o espaço e decoração já existentes ou gaste bem pouco:
- Espelho de tomada personalizado: Retire-os (geralmente possuem parafusos ou são apenas encaixados à caixa para tomada 4×2). Depois lave-os com sabão neutro e seque-os. Você pode pintar, colar adesivos, entre outros tipos de arte.
- Traga aquele espelho escondido de volta à sua sala: Se sua casa for pequena o espelho decorativo é ideal, pois dá a sensação de que o seu cômodo é maior e mais elegante. Existem muitos modelos de molduras e escolha a cor ou material que combine melhor. Caso você possua uma sala grande e dividida por alguma mobília, pode revitalizar aquele Espelho para sala de jantar que estava escondido atrás da cristaleira.
- Use e abuse das almofadas: Podem ser encontradas a preços bem baixos e possuem diversidade atraente quanto a modelos, cores, desenhos, estampas e texturas.
Você precisará apenas de um pouco de criatividade para mesclá-las de forma divertida. Por exemplo, você pode combinar almofadas da mesma cor, mas de tonalidades diferentes, bem como estampar aquele personagem que admira. - Mesas de centro podem ter composições diferentes: Sabe aquela mesinha que quando nova, ficava bem no centro da sala, depois foi para o canto do sofá e no final, foi parar no seu quarto?
Com técnicas diferentes de reforma, você pode transformá-la em nova, usando uma cor que combine com o seu sofá ou parede da sala, ou ainda aquele verniz de tom mais moderno. - Cadeiras e poltronas no canto da sala: Outros móveis que podem mudar a cara do seu ambiente são as cadeiras e poltronas. Você pode dividir o ambiente com elas, criando um espaço para leitura, por exemplo.
- Estantes para os mais diversos espaços e usos: Para quem tem um espaço pequeno e não pode ter uma Estante planejada para sala, usar os espaços verticais como as paredes pode ser uma ótima solução.
Reformar aquela madeira cumprida sem uso ou mesmo comprar uma e personalizar podem ser bem interessantes.
A importância dos detalhes
É exatamente nos detalhes que podemos identificar a personalidade de uma sala bem decorada, sem exageros ou sem a ausência de nenhum elemento interessante.
Falamos dos espelhos anteriormente. Sim, eles auxiliam, mas pensar antes no tamanho dos móveis pode ajudar muito. Sofás sem braço e móveis transparentes, como a mesa de centro, podem dar maior dimensão também.
Unificar ambientes, além de proporcionar mais interação, pode ser um recurso formidável para quem tem salas compactas, como por exemplo, o “conceito aberto”, que integra a cozinha ao ambiente.
Pode ser que você precise quebrar alguma parede, mas para isso procure um arquiteto, que poderá lhe dar dicas valiosas, como incluir uma coifa em cima do fogão.
Outra dica importante está nas cores escolhidas para as paredes. Prefira tons mais claros, que podem trazer um ambiente mais leve e de amplitude maior.
Sobrepor tons da mesma cor também podem ser elegantes e confortáveis para os olhos.
E se você gosta de uma sala bem colorida e adornada, os vasos são ideais. Eles podem ser encontrados a preços bem justos, em diversos tamanhos e cores.
Outra tendência interessante são os quadros soltos da parede. Eles podem completar aqueles espaços que você não pensou em preencher, como em cima de alguma bancada ou apoiadores de parede.
O importante é sair da mesmice e manter a sua personalidade embutida em cada detalhe. Inspire-se e abuse da criatividade.