Forjadas pelo procedimento de galvanização as telhas metálicas, como a Telha galvanizada, apresenta uma variedade de características benéficas para o imóvel.
Os proveitos utilizados no produto dão uma alta resistência às variações climáticas e à corrosão (ferrugem), durabilidade, são mais leves do que as de cerâmicas, o que facilita no transporte, montagem e manejo.
Outros ganhos positivos em relação a esse tipo de telha é que agrupa custo-benefício, pouca manutenção e, por causa da sua composição e aspectos, pode ser usada em tipos diferentes de projetos, pois as telhas galvanizadas dificilmente têm problemas em sua instalação.
No mercado há muitos modelos de telhados como, por exemplo:
-
Telha forro;
-
Telha multidobras;
-
Telha calandradas;
-
Telha perfuradas.
Cada modelo delas vem em formatos básicos (trapezoidal e ondulado), que se encaixam perfeitamente em muitos estilos de projetos arquitetônicos, basta saber qual é a mais indicada, podendo, facilmente, substituir as telhas usadas que não servem mais.
As telhas onduladas são mais recomendas para os telhados de pequeno e médio porte, por conta do formato senoidal e por ser mais maleável, isso conduz em uma facilidade de adaptação às curvaturas.
Sobre a telha trapezoidal, ela pode ser instalada em coberturas de prédios, residências e até instalações industriais com portes diferentes.
Apesar de trazer facilidade no manejo e montagem, considere a contratação de um profissional para fazê-lo e, antes de adquirir o produto, observe se ele é produzido dentro dos conceitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Conheça os aspectos da telha sanduíche
Outro tipo de telha que também atribui qualidade e vantagens é a Telha sanduiche, possui esse nome devido ao fato de ser constituída por camadas que, de um modo geral, são duas folhas metálicas finas e um núcleo termoacústico.
De forma individual, cada camada é conectada firmemente umas às outras, o que traz outro nome para este modelo de cobertura: painel composto.
Muitos revestimentos na parte externa são feitos de uma chapa de aço galvanizado e, na parte interna, pode ser aço galvanizado, alumínio, aço inoxidável ou o GRP – que é um tipo plástico reforçado com fibra de vidro.
O núcleo é composto por um material isolante, podendo ser o poliuretano (PUR), poliisocianurato (PIR) ou a lã de rocha.
Com esse revestimento reforçado, a telha sanduíche proporciona um conforto termoacústico que, em ambientes fechados, chega a 90%; evita gastos com ar-condicionado ou aquecedor, promovendo isolamento térmico; é um material que não propaga fogo; não absorve água e, por ter uma camada de zinco, apresenta resistência à corrosão.
Há dois modelos de telha sanduíche disponíveis no mercado, a telha sanduíche dupla é uma alternativa de cobertura formada por chapas metálicas que vem com um revestimento termoacústico entre elas, são mais usadas em obras.
A telha sanduíche simples é feita com uma chapa de aço, revestimento térmico e uma chapa de alumínio na extremidade, é mais barata por ser mais simples.
Fique por dentro das características da telha transparente
A telha transparente ou translúcida, é fabricada com materiais que dão maior entrada de luz natural no ambiente. Normalmente, esse modelo de telha é mais usado em locais externos, como espaços reservados para o lazer, por exemplo.
Todavia, indiferente de transparência total ou não, além da luminosidade, há outras vantagens como: uma redução considerável na conta de luz; deixa o visual mais moderno e simples; resistência e durabilidade devido às variações de clima e tempo; possibilidades de modelos distintos.
Além de edificação, onde é possível instalar as telhas?
Um ótimo lugar para realizar uma cobertura e usar qualquer tipo de telha é em um jardim coberto, pois mesmo em tempo de muito sol ou chuva é possível aproveitar o espaço ou arrumá-lo com pedra, novas plantas e flores, e ornamentos diversos, tudo para agregar mais beleza ao ambiente.
Inclusive no mercado de jardinagem existem pedras que podem estilizar o jardim, conheça algumas delas. A pedra de rio é a mais usada, sendo uma das mais acessíveis para compra.
A denominada seixo natural é semelhante à do rio, tem tom entre o bege e o marrom, podendo usá-la para deixar o espaço mais natural.
A Pedra brita branca dá um toque de elegância ao jardim, tem um branco muito brilhante e é ideal para dar destaque em alguma decoração no espaço.
A pedra dolomita que é mais branca que a de brita, possui uma textura mais agradável, tornando-a uma pedra perfeita. Também traz destaque ao jardim, especialmente se for como caminho.
Juntar os benefícios da telha, pedras e outros itens no jardim fará com que sua casa tenha um espaço mais natural, aconchegante e charmoso.