Ideias para acabamento e decoração de residências

A fase de acabamento e decoração de espaços residenciais pode ser bastante prazerosa com a pesquisa de inspirações. No entanto, para isso, é necessário que os moradores entendam gostos, preferências e expectativas, assim como as necessidades e características dos espaços.

Pisos

A escolha dos pisos é uma das principais questões na fase dos acabamentos. A madeira se destaca como um material bastante querido entre os consumidores, considerado nobre devido à matéria-prima natural.

Mais ainda, o aspecto rústico ajuda a compor ambientes mais clássicos ou modernos, devido a grande versatilidade do material.

É importante atentar-se para a limpeza e manutenção dos pisos de
madeira, já que eles podem apresentar desgaste com o tempo, perdendo o
brilho.

Com relação ao tratamento e revitalização, a principal solução é a raspagem de assoalho de madeira, que deve ser feita por profissionais.

Atualmente, além das opções em madeira maciça, há revestimentos compostos por madeira processada, que são mais baratos que os primeiros.

Outras opções de pisos que imitam o aspecto da madeira também se mostram boas escolhas. As principais alternativas são:

  • Piso parquet, com peças de madeira agrupadas formando desenhos;
  • Piso de taco de madeira, com diferentes opções de paginações;
  • Assoalho de madeira, feito com material novo ou de demolição;
  • Piso laminado, lâminas de madeira processada e manta termo acústica;
  • Carpete de madeira processada, colado direto no contrapiso;
  • Piso vinílico, composto plástico resistente, flexível e texturizado;
  • Porcelanatos texturizados com ranhuras e desenhos naturais da madeira;
  • Piso cimentício, texturizado e tratado com produtos para simular madeira.

Para escolher o piso mais indicado, o ideal é considerar a qualidade e durabilidade do material e características dos espaços em que eles serão aplicados.

Um piso de madeira natural ou processada é mais indicado para salas e quartos, por exemplo, porque são cômodos que têm pouco contato com a água.

Já os porcelanatos e pisos cimentícios podem ser aplicados em qualquer tipo de ambiente, inclusive os molhados, porque são impermeáveis.

Varanda de vidro

O fechamento de varanda com vidro tem ganhado popularidade na decoração de apartamento, devido à funcionalidade das instalações e a beleza que agregam às sacadas de apartamentos e casas.

A cortina de vidro, como também é chamada, serve principalmente para otimizar a sacada, protegendo o espaço contra chuvas, ventos, ações da poluição e da maresia.

Os ambientes também são defendidos contra os ruídos do exterior e, por isso, ficam mais confortáveis para o uso frequente.

Embora a maioria das sacadas seja destacada do interior por uma porta de vidro, os ambientes podem ser integrados.

Desta forma, um dos resultados com o fechamento de varanda é a ampliação do espaço interno dos imóveis, com a criação de um local perfeito para a convivência. A cereja do bolo é a vista que a sacada proporciona.

Os vidros mais utilizados para as instalações são o vidro temperado e o vidro laminado. O primeiro é considerado um vidro de segurança, com propriedades de altíssima resistência. Já o segundo tem menor resistência, mas pode apresentar proteção UV, bastante útil para as sacadas.

Cortinas

A aplicação de vidros nos ambientes, assim como a presença de grandes janelas e portas balcão, muitas vezes torna necessária a instalação de cortinas.

Elas ajudam a compor a decoração e fazem bastante diferença no resultado final. Mas, também, têm a função de proteger os moradores, garantindo privacidade, impedindo a entrada de sol e filtrando o ar que entra pelas janelas abertas.

A cortina blecaute é usada especialmente para garantir o conforto dos usuários de um espaço, quando eles desejam que os ambientes com grandes janelas fiquem escuros.

Embora não apresente muitas qualidades decorativas e de acabamento, o material é capaz de bloquear a entrada de luz nos ambientes. Por isso, é bastante empregado em conjunto com outras cortinas, principalmente as de tecido, em quartos e salas.

As principais dicas para escolher cortinas são atentar-se para as medidas, escolher tecidos leves e de cores neutras.

Assim, a instalação de cortina de trilho 3 metros, ou de outras medidas e sistemas, deve ser feita segundo as características e necessidades dos ambientes.

O principal segredo da decoração é não ter medo de apostar, sem perder a harmonia e o equilíbrio, que deve se fazer presente entre todos os itens que compõe um espaço.

Uma dica para a decoração dos sonhos é a contratação de um profissional, como arquiteto ou designer de interiores, para a elaboração de um projeto de decoração, levando em conta as expectativas dos moradores e as principais tendências do ramo.