Na hora de construir, reformar ou iniciar uma obra de engenharia civil é importante considerar alguns aspectos para início da atividade, incluindo, os principais materiais, equipamentos e máquinas que serão utilizados, bem como as recomendações legais e técnicas para o desenvolvimento da construção.
Por esse motivo, é necessário ter em mãos um completo planejamento de todas as etapas da obra, bem como verificar todos os documentos necessários, de acordo com as especificações de cada município.
Dessa forma, além de realizar uma obra com segurança, também evita-se qualquer ocorrência, que pode significar a interrupção da reforma e/ou construção.
Principais documentos necessários para trabalhos em construção civil
A licença de funcionamento sp é um documento obrigatório para qualquer empresa ou estabelecimento. Ele é emitido pela Prefeitura, tendo como principal objetivo comprovar aos órgãos de fiscalização, clientes e toda a comunidade que aquele local está apto a desempenhar atividades de negócios.
Dessa maneira, a empresa estará regular perante as normas legais, sem riscos de sofrer sanções ou multas.
Em projetos de construção civil para empresas, é importante que se tenha em mãos o alvara de funcionamento, pois sem ele, o negócio pode ser impedido de funcionar, comprometendo todo o desenvolvimento da obra. Para ter a licença, é preciso:
- Ter o requerimento da inscrição imobiliária ou IPTU;
- Comprovante do pagamento da taxa fiscal;
- Laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros;
- Documento Habite ou Habite-se (em alguns municípios).
Vale ressaltar que para qualquer modificação ou reforma no imóvel é preciso verificar as necessidades de renovação de cada documento, em especial, do laudo de vistoria do corpo de bombeiros.
Materiais e equipamentos indispensáveis para a construção civil
Além dos documentos, outros itens indispensáveis para a execução de qualquer obra na construção civil são os materiais e equipamentos.
Isso porque eles permitem realizar procedimentos com maior eficácia e qualidade, além de permitir o cumprimento do cronograma dentro do prazo estabelecido.
Um dos serviços mais requisitados na construção civil é a locação de equipamentos, que permite o uso de máquinas em tempo determinado, ou seja, durante o desenvolvimento da obra.
Vários equipamentos podem ser alugados, como as betoneiras, plataformas elevatórias, guindastes e máquinas de terraplanagem.
Além da vantagem econômica, o aluguel de máquinas e equipamentos para a construção civil permite a utilização de aparelhos em perfeitas condições de uso, uma vez que a locadora é responsável por realizar procedimentos de manutenção e avaliação das condições de funcionamento de todo o maquinário.
Assim, no caso da locação de retroescavadeira, por exemplo, o cliente tem em mãos uma máquina de alta eficiência.
Em casos de falhas ou erros, uma assistência técnica especializada é acionada para realizar os devidos reparos e consertos necessários.
No que diz respeito aos materiais usados na construção civil, o cimento é um dos principais. Trata-se de um pó fino, que possui propriedades ligantes. O cimento endurece sob a ação da água e, posteriormente, depois de endurecido, não se decompõe mais (mesmo que seja submetido a água novamente).
Basicamente, o cimento é composto de uma mistura de calcário, argila e componentes químicos. O material pode ser diferenciado conforme a adição de outras substâncias, que são responsáveis por estabelecer os modelos de cada cimento. Sendo assim, dependendo do tipo de aplicação, utiliza-se um tipo de cimento especial.
A grade de aço é outro material muito usual na construção civil. Ela serve como estruturante das principais obras e edificações, capaz de oferecer resistência, durabilidade e melhor desempenho. As grades podem ser usadas como concreto armado, que tem as vantagens de suportar tensões de compressão e tração.
O concreto armado surgiu no final do século XIX e, atualmente, é usado na grande maioria das edificações, para fornecer a sustentação necessária.
Vale ressaltar que os materiais em aço e ferro podem compor outros itens na construção civil, como dar forma aos vergalhões, barras, vigas, brocas e colunas.
No caso do vergalhão, ele é um elemento estruturante, de superfície nervurada, usado nas armaduras para concreto armado. É muito usado na construção de pontes, prédios e aeroportos.
Já no caso das barras de transferência em aço, elas são usadas para permitir a movimentação das placas de concreto, reduzir as espessuras do piso e, dessa forma, proporcionar uma relativa economia financeira no desenvolvimento da obra.