Entre os equipamentos mais importantes de uma indústria moderna estão, sem dúvidas, as empilhadeiras. Existem vários tipos e modelos, algumas são automotivas e lidam com um trabalho bastante pesado. Outras são manuais, mas ainda assim potencializam bastante a força humana.
Sem qualquer uma delas há muitos trabalhos que seriam impensáveis ou demorariam muito mais tempo para serem feitos. Como também, muito mais arriscados para os seus operários.
Hoje a empilhadeira é utilizada em:
-
Casas de construção;
-
Logísticas em geral;
-
Área de construção civil;
-
Setores de alfândegas;
-
Setores aduaneiros;
-
Portos e terminais.
Seguem neste post vários detalhes da rotina comum a essa máquina. Com foco nas peças e partes que a compõem, bem como nos cuidados e manutenções que ela exige.
Carros industriais e empilhadeira manual
O conceito de veículo industrial e de auto peças para tais automóveis especiais é bastante amplo, e envolve outros carros ou caminhões especiais que vão além da empilhadeira, tais como:
-
Escavadeiras;
-
Retroescavadeiras;
-
Colheitadeiras;
-
Tratores e guindautos;
-
Caminhões muncks.
O que une todos esses veículos é a função básica de potencializar o trabalho braçal. Cujo aumento de capacidade não se limita apenas ao fator da força bruta, mas também ao da perícia.
Uma colheitadeira, por exemplo, não é apenas mais forte e mais rápida que dezenas de homens juntos. Ela também é mais precisa em seus movimentos e garante maior assertividade no trabalho.
No caso da empilhadeira, temos o mesmo cenário. Além da sua força, ela também tem uma precisão bastante grande. Mais ainda, além do transporte de cargas pesadas, ela faz movimentos horizontais e verticais com eles.
Não é incomum algumas demandas industriais fazerem um uso misto, que integra as maiores empilhadeiras automatizadas/elétricas à solução da Empilhadeira manual.
Nesse sentido, o veículo industrial faz o traslado das cargas pesadas, levando-as de um ponto a outro, e já na sessão de logística ou produção os operários lançam mão da máquina manual, a fim de alocar as cargas.
Às vezes, entra em cena o papel da transpaleteira, que é um meio termo. Como as cargas costumam ser operadas por meio de paletes, essa máquina consegue erguê-los do chão e facilitar o transporte.
Qual o papel da manutenção nesse setor?
Como dito, o setor de Peças para máquinas pesadas é bastante amplo, e envolve todos os carros e caminhões industriais supracitados.
Tais máquinas e recursos são bastante potentes e não costumam dar defeito, mas isso depende de uma série de cuidados e manutenções que precisam ser rotineiras, sob pena de o equipamento cair em mau uso.
A melhor maneira de lidar com essa demanda, que geralmente foge da atividade principal das indústrias, é terceirizando o serviço.
De fato, uma empresa que lida construção civil ou arquitetura, por mais que dependa de tratores em sua rotina, não tem o know-how para operar com Trator peças e reparos técnicos.
O mesmo ocorre com a empilhadeira. A não ser que a empresa seja especializada em logística e transporte de cargas pesadas, o seu produto/serviço não tem relação direta com a função da empilhadeira.
Deste modo, a empresa não deve dominar a área de Peças para empilhadeira e todo o nicho que lhe diz respeito.
A terceirização desse tipo de serviço inclui:
-
Manutenção preventiva das máquinas;
-
Revitalização das peças que mais desgastam;
-
Reparos e intervenções necessárias;
-
Manutenção corretiva em geral.
As peças e os reparos mais comuns
Como vimos, há vários tipos de empilhadeiras. As elétricas e as manuais, com a diferença de que estas ainda contam com o esforço humano de locomoção e suspensão, e aquelas já não.
Também existem os tipos de combustão que determinam como se dá a locomoção da máquina: as mais tradicionais são movidas a diesel, outras são movidas a gás. A diferença se dá na força motriz e, sobretudo, no tempo ou autonomia de locomoção.
É importante retratar isso, pois apesar de ter uma funcionalidade simples e prática, trata-se de um equipamento que acumula algumas tecnologias complexas. Por isso mesmo, precisa de cuidados especiais.
As peças que mais precisam de atenção são as seguintes:
-
A alavanca do mastro;
-
As correias de elevação;
-
O sistema hidráulico;
-
O garfo/forquilha de elevação;
-
A plataforma de carregamento;
-
O motor e o chassi, etc.
Por isso a terceirização da mão de obra que faz a manutenção rotineira das empilhadeiras é tão vantajosa.
Apenas a empresa que conta com profissionais devidamente habilitados é capaz de dar um suporte eficaz. E assim garantir que essas máquinas indispensáveis na rotina industrial moderna estejam sempre funcionando.