Embora ainda exista uma longa caminhada sobre o desenvolvimento do tema acessibilidade, grandes empresas brasileiras têm trabalhado para desenvolver um projeto de que realize inclusão total em todas as suas instalações.
Pessoas portadoras de necessidade físicas precisam ser tratadas da maneira como são chamadas, pois são especiais e precisam de atenção em suas necessidades diárias como a locomoção, por exemplo.
A ideia é que deficientes físicos de qualquer tipo tenham total acesso às instalações de qualquer ambiente e vivam em total integração com a comunidade.
Inclusão é a palavra-chave que tem movido instituições pelo país inteiro a trabalhar em prol do atendimento de deficiente e assim estão desenvolvendo sua responsabilidade social.
Um item chave para trabalhar o acesso aos deficientes em empresas e comércios é a Rampa de acessibilidade. Esse é um instrumento fundamental na integração básica de deficientes em qualquer ambiente.
Normalmente, as entradas de empresas são feitas de escadas, mas essa é uma realidade que tem mudado nos últimos anos, desde a criação da Lei da Acessibilidade, veja algumas vantagens de usar a rampa:
- Concede independência aos deficientes;
- Pode ser usado por outras pessoas;
- Facilita a entrada com malas e outros;
- Oferece mais segurança que as escadas.
Projetos desenvolvidos para gerar acesso aos deficientes
Existem outras formas de acesso, também, muito importantes para deficiente se integrarem ambientes com segurança, uma dessas maneiras é por meio da Plataforma de acessibilidade.
Esse aparato possui diferentes tamanhos e dimensões. O ideal para a sua construção é utilizar um Elevador para deficiente que possua certas dimensões ideais para que um cadeirante utilize a plataforma junto com um acompanhante confortavelmente.
A ideia é fazer com que deficientes físicos possam vencer todo e qualquer tipo de barreira arquitetônica.
As cidade também precisam se adaptar às necessidade especiais de portadores de deficiência. Fazendo a instalação de pisos em alto relevo nas calçadas e em agências bancárias, pois existem outros tipos de limitações físicas que, também precisam ser sanadas, e bem atendidas.
Isso precisa ser feito em todos os prédios com acessos públicos, por exemplo, galerias, shoppings ou prédios comerciais.
O elevador de prédios comerciais também precisa ser adaptado e ter espaços maiores, bem como uma capacidade maior para suportar pesos, para que deficientes cadeirantes e pessoas comuns possam usar juntos o meio com tranquilidade.
Essa é uma situação muito importante e que merece toda a atenção: a empresa que fornecerá o aparelho e fará a instalação.
Contratar uma empresa que tenha boas qualificações e os registros necessários para prestar esse tipo de serviço é de suma importância.
A contratação de uma empresa especializada no ramo, traz segurança para todos, principalmente para o dono do imóvel e a certeza de que todas as especificações de segurança serão seguidas e fará com que os deficientes utilizem a plataforma sem preocupações.
Prédios públicos, da união, são os primeiros a ter que se adaptar às necessidades especiais, bem como estádios, universidades públicas, bibliotecas públicas, autarquias, entre outros. Os deficientes ainda vivem uma grande luta em prol de sua aceitação, não só acesso mas também no convívio social.
Dificuldades Cotidianas dos deficientes
Nas vida cotidiana, nas relações, também existem muitos bloqueios e preconceitos. Hoje, empresas têm buscado a contratação de pessoas portadoras de necessidades especiais e tem, até mesmo, separado vagas específicas no quadro de funcionários a serem preenchidas por eles.
Também os relacionamentos sociais ainda são um desafio para alguns deles. Muitos deficientes alegam sofrer preconceito ao tentar se integrar em grupos sociais. Uma rotina comum para a maioria pode se tornar um prova para eles.
A grande maioria das linhas de ônibus, por exemplo, possuem plataforma de acessibilidade em todos os carros, no entanto, muitos motoristas, embora recebam treinamento, alegam não saber manusear a máquina e não atendem aos sinais feitos por alguns portadores de necessidade especiais que ficam nos pontos esperando que algum motorista pare e os ajude a entrar.
Outros conseguem que os motoristas, mesmo sem plataforma os ajude a entrar nos meios de transporte.
Esse são alguns dos desafios diários enfrentados por portadores de necessidades especiais. Por isso, é tão importante que o desenvolvimento de um acesso justo e de uma consciência social voltada para auxiliar e dar independência aos deficientes seja trabalhada com urgência, pois todos precisam ter chances e oportunidades iguais de acesso.