Decorar é um fator muito importante para que a casa e o ambiente sejam mais bonitos e confortáveis, dessa maneira, é necessário estar atento a diversos elementos decorativos, esquadrias, e é de suma importância estar atento a essas formas.
Aspectos principais sobre esquadrias
Um dos elementos mais importantes é a esquadria, ou seja, portas e janelas. A porta, por exemplo, tem uma função estética muito importante, porque ela pode definir como é o estilo da casa. Ou seja, uma boa porta consegue definir se o lugar será sofisticado ou não.
Diante disso, existem inúmeras opções disponíveis no mercado, e, por isso, é de grande importância fazer com que os arquitetos estejam junto com os seus clientes para que as janelas e as portas escolhidas sejam as corretas para o projeto.
Esquadrias: o que é folha de porta?
Quando for comprar esquadrias (seja de alumínio ou de madeira) é comum ouvir o seguinte conceito, que é o chamado folha de porta.
A folha de porta, nada mais é que a porta em si. No entanto, existem modelos de portas que existem mais de uma folha, ou seja, são portas compostas.
Quase sempre a altura de uma folha de porta está em aproximadamente, dois metros e dez centímetros, porém, podem ser maiores.
Assim, há uma diversidade do modelo de portas, que veremos mais detalhadamente.
Esquadrias: Tipos de portas
A fábrica de esquadrias de alumínio ou então de madeira, possuem diferentes tipos de folhas de portas. Os principais tipos de portas são então:
1. Portas de abrir
É o tipo mais comum de portas, são aquelas que possuem dobradiças verticais e precisam também de um espaço livre para que ela consiga ser aberta, além disso, precisa de um espaço na parede para a colocação do batente.
2. Portas de correr
Esse tipo de porta é um modelo prático, corre sobre alguns trilhos, e pode ter uma ou duas folhas. Sendo assim, portas grandes ou pequenas.
Os trilhos podem então ficar aparentes ou então embutidos na parede. A vantagem desse tipo de porta é que elas são especiais para espaços pequenos, no caso do modelo de uma porta, pois não precisa de um grande vão.
3. Porta basculante
São portas que abrem para cima, são usados em grande medida em armários e também em portões de garagem. É comum também na janela basculante.
4. Porta pivotante
A porta pivotante são bonitas e elegantes, e não precisam de dobradiças, sua fixação fica por conta do seu batente que possui dois pivôs que permitem os movimentos giratórios.
O uso dessa porta se dá em entradas com larguras maiores, dando um ar de imponência para o ambiente. São indicadas então para locais com alto padrão, como escritórios de grandes empresas, casas e apartamentos de luxo.
5. Porta sanfonada
As portas sanfonadas são aquelas que com uma abertura que se dobra, imitando uma sanfona. São modelos simples e que são colocados em diversos locais, como quartos, salas, banheiros, casas dos fundos e outros.
Assim, escolher as portas de forma inteligente permite que seu projeto tenha:
- Elegância;
- Segurança;
- Durabilidade;
- Conforto.
As portas são quase sempre feitas de madeira, mas podem ser encontradas em esquadrias de alumínio em fortaleza e que são mais econômicas.
Esquadrias: Tipos de janelas
Além das portas existe um outro tipo de esquadria muito importante para o desenvolvimento dos projetos, as janelas.
E assim como as portas, as janelas dão um outro ar ao ambiente, pois permitem a passagem de luz, a entrada de ar natural na casa e outros processos.
Assim, podemos falar sobre os principais tipos de esquadrias de janelas e suas funções:
1. Janela de abrir
São aquelas que uma folha, ou mais, da janela se abre, e seu giro é feito por dobradiças, para fora ou também para dentro do ambiente.
2. Janela basculante
É aquela que abre por conta de pivôs em suas laterais, e sua parte se projeta para fora.
3. Janela de correr
São aquelas comuns e que correm lateralmente por cima de um trilho. Há diversos tipos de trilhos, de acordo com o tamanho da janela e o tanto que ela for correr.
Dessa maneira, existem diversos elementos a mais da esquadria, como os sombreadores preço, que permitem a proteção contra os raios ultravioletas. O uso então da esquadria permite uma elegância e segurança ao projeto.