A terraplanagem de um terreno é um dos pontos principais de uma construção.
As pesquisas e estudos de solo devem determinar o modelo de empreendimento imobiliário que a área pode receber, seguindo normas de engenharia e arquitetura, e até mesmo o zoneamento municipal ao qual está inserido.
Nivelamento determina uso de solo
Em terrenos com a presença de charco, a tecnologia já permite o uso de equipamentos que fazem a preparação do solo, com a drenagem e a compactação do solo em todo o perímetro.
Ainda assim, a atenção a lençóis freáticos e minas de água devem ser identificados e preservados, fazendo parte de todo o sistema hidráulico ambiental do meio em que o empreendimento imobiliário será instalado.
Por isso, é preciso também um estudo de preservação de meio ambiente, com a disposição de árvores nativas e vegetação por todos os espaços possíveis, atendendo a leis ambientais.
O sistema de captação e dispensário hidráulico deve ser projetado de maneira que tenha o retorno da água, à natureza, com passagens em estações de tratamento, que podem ser construídos em parcerias públicas e privadas.
As incorporadoras imobiliárias possuem mão de obra e maquinário para a realização dos trabalhos, que podem atender de maneira satisfatória todo o empreendimento, seja residencial, comercial ou industrial.
Em alguns momentos, a locação de compactador de solo pode ser necessária, para adiantar os serviços, após a passagem de retroescavadeiras e a eliminação de excesso de terra, com o trabalho realizado pela equipe de terraplenagem.
Diferentes tipos de piso deverão compor toda a estrutura, na área da construção civil. Há os modelos que são ideais para áreas internas, e os pisos que utilizam bloco de concreto, para a área externa.
A incidência de alterações climáticas, conforme as estações do ano, e a passagem de veículos e pessoas sobre os pisos, na área externa, precisam contar com um material resistente, que tenha longa vida útil, e que não sejam necessárias intervenções ou manutenção constante.
A engenharia civil encontrou no tijolo de concreto para calçada, o modelo ideal de piso, que tem as características necessárias para atender, de forma eficiente, as demandas de uso para este tipo de aplicação. Entre as vantagens apresentadas na utilização deste produto, estão:
- Custo baixo na planilha de custos;
- Ausência de rachaduras e falhas de instalação;
- Facilidade de escoamento de água pluvial;
- Área completamente padronizada.
Para melhor preparo do terreno onde serão aplicados os bloquetes, o nivelamento da calçada pode ser feito com um compactador de solo elétrico, operado por um profissional devidamente capacitado, com o uso de equipamentos de proteção individual, e com toda a área cercada, para evitar qualquer alteração de nível, até a instalação do piso, em uma etapa final.
A determinação de limite, entre calçada e passagem de veículos, pode ser feita com a instalação de guias, conforme a extensão de todo o empreendimento.
A presença de equipamentos para acessibilidade, para o uso de pessoas com mobilidade reduzida, como rampas, deve seguir as leis implementadas pelo governo federal.
Isto deve estar presente desde o escopo do projeto, para centros comerciais e condomínios residenciais e empresariais.
Preparação de concreto industrializado
Apesar de todo piso precisar contar com alguns cuidados de engenharia, para a verificação de suporte de peso, e o estudo do solo, onde serão construídas as obras imobiliárias, é preciso que todo o solo seja coberto com uma camada de concreto usinado.
Para poder ter um nivelamento que seja adequado, em grau zero, evitando sobressaltos que possam causar desconforto, e até mesmo acidentes.
Este tipo de material chega praticamente em ponto de aplicação, com o uso de betoneiras, que movimentam a areia, a pedra e o cimento específico para este tipo de aplicação.
Entre as qualidades deste tipo de material, está a resistência e a durabilidade, conforme a quantidade despejada como camada pré-piso.
As lajes de edifícios também são fabricadas com este tipo de material, com o uso de vigas e colunas na sustentação de toda a construção.
Para os prédios que possuem diversos pavimentos, as paredes também são reforçadas, que só podem ser abertas fissuras, para a colocação do sistema elétrico e hidráulico, com o uso de martelete, que possui força suficiente para rasgar a passagem.
Desta forma, o concreto industrializado garante a durabilidade e resistência dos prédios e empreendimentos imobiliários, tanto nas áreas externas, quanto nas áreas internas.