Sua capacidade de sair de um prédio durante um incêndio depende de aviso prévio de alarmes de fumaça e Instalação de sprinklers, além de planejamento antecipado.
O fogo pode se espalhar rapidamente pelo espaço, deixando apenas um ou dois minutos para escapar com segurança quando o alarme de fumaça tocar.
Uma porta fechada pode retardar a propagação de fumaça, calor e fogo. Instale alarmes de fumaça em todos os ambientes e fora de cada área separada.
Outras instruções podem ser seguidas, tais como:
- Reúna pessoas qualificadas e faça um plano de fuga;
- Inspecione todas as saídas possíveis;
- Inspecione as rotas de fuga e sinalize com Placa fotoluminescente rota de fuga;
- Faça simulados de emergência.
Dicas de segurança
Ao seguir o plano de fuga em caso de incêndio, verifique se as rotas de fuga estão limpas e se as portas e janelas podem ser abertas facilmente.
Escolha um local de encontro externo a uma distância segura em frente ao prédio, onde todos possam se encontrar depois de escaparem.
Peça a todos que memorizem o número de telefone de emergência do Corpo de Bombeiros. Dessa forma, qualquer pessoa que frequente o local pode ligar de um telefone celular, por exemplo, para sinalizar os bombeiros sobre o ocorrido.
Caso haja bebês, idosos ou pessoas com limitações de mobilidade, certifique-se de que alguém seja designado para ajudá-los no treinamento de incêndio e no caso de uma emergência. Designe também uma pessoa de apoio, caso o designado não esteja disponível durante a emergência.
Se janelas ou portas tiverem barras de segurança, verifique se as barras possuem dispositivos de liberação de emergência para que possam ser abertas imediatamente em caso de emergência. Verifique também as conexões de fontes de energia.
Esteja totalmente preparado para um incêndio real: quando um alarme de fumaça tocar, saia imediatamente. Moradores de arranha-céus e prédios de apartamentos podem estar mais seguros, defendendo-se dessa forma.
Quando estiver fora, deixe o trabalho por conta dos profissionais. Sob nenhuma circunstância você deve voltar a um prédio em chamas e fique longe da instalação elétrica. Se alguém estiver faltando, informe o agente do Corpo de Bombeiros quando ligar. Os bombeiros têm as habilidades e equipamentos para realizar resgates.
Ponha seu plano à prova
Pratique seu plano de incêndio e invista em um Sistema de automação de escritório, que pode ser útil em determinados momentos de emergência.
Deixe uma equipe responsável por cuidar dos processos de evacuação e combate a incêndios, os profissionais farão parte de um grupo específico de pessoas treinadas para esses momentos, conhecido como brigada de incêndio. Eles precisarão, também, realizar simulações de incêndio para que todos estejam preparados para emergências.
O objetivo é praticar, não assustar, portanto, é importante deixar todos o pontos bem desenhados, para que todos os presentes no prédio possam estar prontos.
É importante determinar durante o exercício que todos se atentem ao som do alarme de fumaça ligado a uma fonte de alimentação.
Se eles não estiverem atentos, certifique-se de que alguém seja designado para alertá-los como parte do ensaio e em uma situação de emergência real.
Sempre escolha a rota de fuga mais segura — aquela com menos quantidade de fumaça e calor — mas esteja preparado para escapar sob fumaça tóxica, se necessário.
Quando você faz seu exercício de combate a incêndios, todos do prédio devem praticar ficar abaixados e passar sob a fumaça até a sua saída.
Em alguns casos, fumaça ou fogo podem impedir que você saia. Para se preparar para uma emergência como essa, pratique “selar-se para a segurança” como parte do seu plano de fuga. Feche todas as portas entre você e o fogo e fique longe da instalação eletrica..
Use fita adesiva ou toalhas para selar os vãos da porta e cobrir as saídas de ar para impedir a entrada de fumaça. Se possível, abra as janelas na parte superior e inferior para que o ar fresco possa entrar.
Ligue para o Corpo de Bombeiros para informar sua localização exata. Acene uma lanterna ou um pano de cor clara na janela para que seja possível identificar onde está localizado.
Por fim, limpe suas rotas de fuga. Itens que bloqueiam portas e janelas podem impedir que todos escapem em caso de incêndio. E isso pode ser a diferença entre vida e morte.