Há muito tempo, o ferro e suas derivações são importantes para o avanço da civilização. A aplicação em estruturas de imóveis, automóveis e equipamentos de uso diário da população demonstram que esse elemento é essencial para a vida humana.
Sem ele, não haveria a proteção e a resistência de portas e portões, nem as grades de janelas e os veículos de alta velocidade.
Motores, acessórios, placas eletrônicas, fogões e geladeiras. Cada item tem a fundição do ferro, e a transformação em aço, agregado a alguma peça, ou até mesmo em um equipamento inteiriço.
Ferro e aço: essenciais na construção civil
A telha de aço é muito utilizada em coberturas de quadras poliesportivas, arenas culturais e passeios externos, pois suas características permitem proteção e beleza com um material versátil e muito eficiente.
As garagens e os estabelecimentos comerciais dependem desse material para a construção de diferentes projetos, pois sua estrutura transmite reforço e a garantia de segurança contra pessoas mal intencionadas.
A instalação de porta de aço automática facilita o acesso por meio da automação de abertura e fechamento, garantindo ainda maior conforto para os proprietários de espaços que contam com esse tipo de proteção.
Por meio de um controle remoto, a abertura é feita de maneira prática e o fechamento também é automático, o que proporciona segurança e praticidade.
Os profissionais que trabalham nesse setor são capacitados para a criação de diferentes projetos.
Desde porta de ferro externa, que pode ser fixada em salas e cozinhas, até gradis de janelas e corrimão para escadas, garantindo a segurança dos usuários para subirem e descerem com um apoio firme em toda a extensão.
As grades de ferro também servem como decoração, com desenhos que podem ser alcançados por meio de profissionais que trabalham esse material, utilizando diferentes ferramentas de transformação.
O uso de esmerilhadeira, tornos mecânicos e automáticos, além de outros materiais de apoio, como madeira e alumínio, podem ser agregados às formas e conteúdos de uma estrutura de ferro.
O trabalho realizado pela serralheria em campinas pode ser visualizado em diferentes casas, estabelecimentos comerciais e até mesmo em fábricas e indústrias, que contam com portarias reforçadas por portões e grades de ferro e aço.
Na parte estrutural das edificações, o ferro também está presente, garantindo a possibilidade de grandes prédios que ocupam os grandes centros urbanos, mas também fazem parte de estruturas rurais, como silos, que contam com telhado de aço para garantir a proteção da colheita.
Estrutura com segurança garantida
A resistência de uma obra é parte fundamental para a escolha de materiais de qualidade e que refletem isso no acabamento.
A facilidade de trabalho, economizando tempo e proporcionando agilidade, também deve ser levada em consideração quando a matéria-prima utilizada em um canteiro de obras tem características excelentes.
O planejamento de uma edificação deve cobrir diversos detalhes desde o princípio para garantir a segurança da estrutura, e todas as aprovações dos órgãos competentes adquiridos para ocupação do imóvel.
Dentro do planejamento, devem constar a mão de obra que será utilizada em cada etapa do processo de construção e os materiais necessários, como areia, pedra e cimento, para a fundação, além do ferro e aço, aplicado desde a fundação, até as colunas e vigas de sustentação.
A construção civil utiliza elementos que já compõem milhares de construções em todo o mundo há muito tempo. O bloco estrutural pode ser encontrado em construções medievais na Europa e, ainda hoje, é matéria-prima para muitas obras de alvenaria.
Como esses blocos são fabricados com pedra, areia e elementos agregados, a única variável está na largura, em que os menores podem ser aplicados em paredes internas, já os maiores, em paredes externas e na construção de muros.
O processo de fabricação desses blocos passa pela prensagem e cura, processo em que a umidade é retirada por meio de cura, aumentando ainda mais a resistência da matéria-prima. Por isso, suas vantagens são ampliadas nas construções de alvenaria, pois proporcionam:
- Melhor aproveitamento e menos entulho;
- Paredes niveladas, com alta produtividade;
- Capacidade de isolamento acústico;
- Integração com diferentes revestimentos.
O mercado oferece diferentes modelos de bloco estrutural, que podem ser adaptados às diferentes etapas de uma construção, como canaletas, calçadas e pisos internos e externos.
Para garantir a resistência e a durabilidade da construção, engenheiros e arquitetos indicam o uso de revestimento epoxi sobre contrapisos.
Suas características permitem a aplicação em pisos que recebem grande carga, como postos de gasolina, estacionamentos e quadras poliesportivas.