Durante uma construção é importante manter-se atento a fatores externos que afetam pequenos detalhes do produto final, como, por exemplo, problemas que podem afetar os fios elétricos.
Para evitar acidentes como incêndios, a corrente elétrica deve ser protegida da melhor forma possível, e por isso, há mais de um tipo de eletroduto, tubos que retém fios elétricos, para ajudar nas obras.
Os diversos tipos de eletroduto podem variar entre metálicos ou isolantes, rígidos ou flexíveis; cada material tem uma vantagem em situações diferentes. Independente do material do tubo, eles todos têm como funções principais:
- Evitar corrosão dos fios;
- Evitar ações metálicas e curtos-circuitos;
- Evitar superaquecimentos e incêndios;
- Evitar contato com agentes químicos;
- Evitar problemas entre a corrente elétrica e o exterior;
- Proteger e conduzir a fiação em obras e aparelhos elétricos.
Ao validar estes princípios, a escolha de um eletroduto deve ser feita com maior facilidade.
Quais são os tubos disponíveis no mercado?
Os diferentes tipos de tubo podem ser feitos de diversas formas, tal como um duto rígido, por exemplo, pode ser tanto um tubo galvanizado, como também pode ser um eletroduto PVC.
Por serem mais rígidos, esses conduítes são mais apropriados para superfícies com concreto, onde não precisam ser curvados por sua extensão.
Por este motivo, são usados em áreas subterrâneas ou em paredes finas, evitando seu uso em indústrias.
Se há alguma curva necessária, os eletrodutos rígidos podem ser ligados a outros, rosqueando ou soldando, pois já são fabricados com curvas, possibilitando a escolha entre qualquer eletroduto, independente das curvas que terá de fazer.
Os dutos flexíveis são mais apropriados para serem usados em instalações ou aparelhos que possuem algum tipo de vibração ou movimento ao funcionarem, assim como em paredes, por serem mais maleáveis ao instalar.
Um dos maiores cuidados ao instalar um eletroduto flexível é não achatá-lo, a ponto de danificar os condutores de energia internos, pois, mesmo sendo maleável, dutos flexíveis também podem ser metálicos.
Por serem metálicos, é preciso revesti-los para evitar ferrugem e outros problemas, usando galvanização, cobertura de esmaltes, revestimentos de plástico e entre outros métodos.
O eletroduto de aço galvanizado a fogo é um dos mais resistentes para serem expostos, podendo ser usados dentro ou fora do concreto, com menor chance de ocorrer problemas.
Entre o eletrodutos rígidos e flexíveis há também, os eletrodutos curváveis e os transversalmente elásticos.
Eles podem ser quase tão maleáveis quanto os dutos flexíveis, mas após a força deixar de fazer efeito sobre eles, acabam voltando à sua forma original.
Acabam sendo mais fáceis para serem instalados do que os dutos rígidos, e são apropriados para obras residenciais e comerciais por não ser preciso usar ligamentos ao fazer curvas, como nos dutos rígidos.
O material desses eletrodutos, geralmente, é polietileno com densidade alta.
Como escolher o produto certo?
Ao escolher o seu produto, mantenha-se alerta às necessidades e prioridades do seu projeto, pois só assim saberá se escolherá um eletroduto galvanizado ou de PVC.
Atente-se às curvas, deve-se manter a resistência de um tubo mais rígido, se o caminho será todo coberto ou se terá partes em que possuirá eletroduto aparente, se é um local que passará por temperaturas extremas – o PVC, nesse caso, é um material recomendado para suportar temperaturas quentes ou frias.
Assim também, saberá o tamanho necessário para comprar, contando com as curvas, se precisar de um ou mais eletroduto galvanizado 1 polegada.
A quantidade de fios que precisar conduzir, também resultará em quantos eletrodutos terá de comprar, pois eles só podem ter menos da metade do diâmetro preenchido.
Ao instalar os dutos há certas precauções a serem tomadas, como utilizar luvas especiais ao manusear os eletrodutos, pois não se deve passar de 90°, ao fazer as curvas.
Se for preciso um baixo nível de contaminação ou em locais com vazamento de gases corrosivos ou químicos, o uso de eletroduto galvanizado de aço inoxidável é a mais apropriada – nesse caso, o eletroduto pvc é mais adequado a locais com chances de incêndio, por ser o duto mais resistente ao fogo e ao calor.
A escolha de um eletroduto é importante para todos os projetos, pois sem uma proteção adequada da corrente elétrica, graves problemas podem acontecer durante ou após a instalação.
É preciso ter confiança não apenas no material, como na marca fornecedora. Avalie preços e opiniões dos consumidores antes de comprar o produto, para ter certeza que sua obra será a mais segura possível.