A construção e reforma de imóveis é um processo muito importante para a formação de novos espaços. Esses locais ajudam no crescimento das cidades e nos índices econômicos de um país. Assim, as empresas de obras civis são as responsáveis por criar empreendimentos comerciais, empresariais e residenciais de qualidade.
As pessoas que possuem um terreno e desejam construir uma casa, por exemplo, podem pesquisar no mercado alguns nomes de construtoras para fazer a contratação dos serviços de modo a contar com profissionais especializados para a obra. Afinal, o trabalho de engenheiros, mestre de obras, arquitetos, pedreiros e dos ajudantes faz toda a diferença no resultado final.
A experiência, conhecimento e capacitação de pessoas que ocupam esses cargos nas construtoras é o diferencial que você pode ter na sua construção, pois eles criam um projeto personalizado, considerando as suas necessidades e o tamanho do terreno.
Basicamente, o projeto consiste em uma planta com as medidas e cálculos para a construção e a quantidade de cômodos.
O número de funcionários, os materiais, equipamentos, veículos, ferramentas, máquinas e o prazo de entrega do projeto também é definido no momento da criação do planejamento de obra, documento com todos os detalhes essenciais para um bom trabalho.
Procedimentos importantes para o desenvolvimento da construção
A construção de um imóvel envolve alguns processos que são fundamentais para a segurança e a qualidade do imóvel.
A fundação de laje, por exemplo, deve ser criada com materiais de boa procedência, pois são responsáveis por manter a casa no lugar. O uso de ferro, aço e outros materiais de boa resistência e durabilidade evita, por exemplo, que o imóvel desabe.
A parte de alvenaria pode ser feita de modo convencional, com a construção de paredes para a separação dos ambientes, utilizando concreto armado.
No processo de instalações elétricas e hidráulicas deve ser feita antes de erguer as paredes, de modo a não precisar quebrá-las para efetuar o trabalho.
A alvenaria estrutural não utiliza ferro. Nela são usados blocos de concreto ou tijolos, que possibilita o encaixe preciso do material e ainda é possível deixar o espaço para as instalações.
A cobertura corresponde a criação do telhado. Após essa etapa os profissionais já podem iniciar o processo de acabamento.
O primeiro passo é fazer a instalação hidrossanitária, ou seja, os encanamentos e a caixa de água. No mercado de materiais de construção, existem vários modelos de caixas que podem ser colocadas na sua residência.
Uma caixa d água tipo taça, por exemplo, é um modelo muito resistente e possui uma limpeza simples.
Com uma capacidade de armazenar água que varia de 3 a 200 mil litros, o formato de taça proporciona um armazenamento muito superior aos modelos de caixa d’água comum que são instalados nos imóveis. O posicionamento desse modelo de caixa deve ser feito no chão.
A caixa dagua taça é ideal para empreendimentos residenciais com um terreno amplo, já que a sua estrutura necessita de espaço.
A relevância de um bom acabamento nos imóveis
Cuidar das paredes e da superfície que será colocado o piso é muito importante para conseguir um efeito agradável. O piso de madeira é muito utilizado no serviço de acabamento devido os pontos positivos que possui.
Os tipos mais usados são:
- Piso laminado;
- Carpete de madeira;
- Taco;
- Tábua de madeira.
Essas opções de piso exigem cuidados periódicos para manter o aspecto visual como novo. Nesse sentido, uma aplicação de verniz em piso de madeira, por exemplo, consegue criar uma camada de impermeabilização do piso, evitando o desgaste imediato e a proliferação de cupins e pragas que possam estragá-lo
A aplicação de produtos específicos no piso de madeira pode ser feita por empresas de manutenção. Pesquisar as companhias que possuem esse serviço no mercado é a solução para cuidar da superfície.
Os funcionários podem aplicar o verniz para piso de madeira com rapidez, segurança e deixar o piso restaurado e protegido.
Além do piso, o teto dos cômodos demanda atenção, podendo receber um acabamento de gesso.
Os benefícios do teto com gesso são a estrutura uniforme, boa iluminação e facilidade para passar fios e cabos das instalações elétricas. Os tipos de gesso que podem ser reproduzidos no acabamento são:
- Forro removível;
- Sanca de gesso
- Rebaixamento;
- Drywall.
Conversar com um arquiteto é importante para decidir qual será o efeito do teto nos cômodos que melhor se adequa as suas necessidades, estrutura e ambientação desejada.
Dessa forma, escolher os materiais que proporcionam um design moderno e elegante ao imóvel e contratar uma empresa para a manutenção periódica do seu piso, com a aplicação de verniz para taco de madeira, é o jeito de cuidar da sua casa e conquistar satisfação com os resultados.