Dicas decorativas para a montagem do banheiro

Quando pensamos em nos mudar de residência, alugando ou comprando um novo imóvel, devemos estar atentos com uma série de coisas.

Além da parte burocrática, que é a principal etapa para fecharmos todos os detalhes do contrato com o proprietário ou com a imobiliária, precisamos comprar os móveis que achamos adequados, montar os sistemas hidráulicos, de eletricidade e todos os demais componentes.

Aqui neste texto, nosso foco será na montagem e decoração de um banheiro para a sua residência atual ou para uma nova futuramente.

Falaremos desde os aparatos que podem compor o espaço, como também alternativas importantes para a instalação do sistema hidráulico, que é fundamental para a funcionalidade desse cômodo.

Portanto, não fique de fora e venha conferir conosco essas dicas!

Funcionalidade do banheiro

Primeiramente, precisamos falar um pouco das peculiaridades dos cômodos como os banheiros. Em uma residência, independente, se for uma casa ou um apartamento, os banheiros costumam ser os menores cômodos do imóvel, principalmente, por ser um espaço com função específica.

São algumas ações que podem ser efetuadas nos banheiros e que são imprescindíveis para a nossa vida, como:

 

  • Tomar banho;
  • Escovar os dentes;
  • Realizar as necessidades fisiológicas;
  • Lavar o rosto.

Como você pode perceber na nossa lista, a maioria das coisas que fazemos nos banheiros envolvem a água. Por isso, o sistema de encanamento de banheiro deve ser instalado de maneira correta e eficaz.

Pode ser bastante problemático se o sistema estiver mal instalado, provocando vazamentos para outros cômodos, entupimento dos ralos e privadas, e infiltrações nos pisos e paredes adjacentes.

Sistemas de tratamento e distribuição

Claro, a distribuição de água nos banheiros ou em qualquer cômodo residencial depende dos serviços de tratamento de esgoto e transporte hidráulico, determinados e controlados por empresas estatais específicas de cada região.

Essas empresas são responsáveis por construir e administrar um canal de movimentação d’água, bem como o tratamento adequado para eliminar as impurezas do componente.

Assim como a criação de bueiro inteligente, que realiza a função de um bueiro “tradicional”, mas com uma estrutura removível, ou seja, caso o bueiro contenha lixo acumulado, atrapalhando o fluxo do esgoto, é possível retirar esses empecilhos de maneira bastante prática.

Montagem dos móveis do banheiro

Falando especificamente da decoracao de banheiro, podemos apontar uma série de opções, que vão de acordo com os gostos e preferências dos proprietários e montadores do das composições dos cômodos.

Por exemplo, existe uma variedade muito grande de materiais, formatos e tipos de armários para banheiro. A escolha deve depender da funcionalidade, do tamanho do espaço, e claro, da aparência do móvel.

Você pode optar por escolher a dedo os armários ideais, que se encaixem no espaço, ou então procurar uma loja especializada em móveis planejados, para que elas forneçam armários planejados para o seu banheiro.

Escolher a opção de armário para banheiro planejado pode ser uma boa ideia, já que é uma forma mais prática de comprar o móvel ideal para o seu banheiro.

Aplicação dos pisos e itens para parede

A preocupação com a composição das estruturas também é fundamental. Como falamos, esse é um cômodo diferente dos outros, como a sala, os quartos e a cozinha, e tem as suas peculiaridades.

Quase todas as ações que praticamos nos banheiros necessitam da água, fazendo com que esse elemento seja abundante nos espaços.

Independente da instalação adequada do sistema hidráulico, é natural que a água respingue nas paredes e caia no piso, principalmente, nos espaços para banhos.

Por isso, é muito importante a escolha adequada dos pisos e azulejos para banheiro. Muitos tipos de piso que escolhemos nos outros cômodos residenciais, como o piso de madeira, por exemplo, não podem ser usados nos banheiros, já que são materiais que não lidam muito bem com a água em abundância, se desgastando facilmente, apresentando mofos e outros intempéries.

Portanto, a melhor escolha é montar o piso do banheiro com azulejos ou outros itens que sejam construídos com materiais lisos e impermeáveis, que não sofram com problemas independente da quantidade de água na superfície.

Por fim, outra dica que damos para o reforçamento das estruturas dos banheiros, é aplicar revestimento de parede.

Escolher um revestimento que proteja a tinta e a sua superfície, pode evitar problemas como mofos e infiltrações, além de garantir maior durabilidade, diminuir a necessidade de manutenções e também dar uma aparência diferenciada e elegante para o espaço.