A administração de um canteiro de obras e da construção é uma tarefa árdua, que precisa ser realizada para que os trabalhadores possam executar suas tarefas de maneira adequada. O controle de materiais também precisa de uma organização, para que os elementos essenciais sejam utilizados conforme as etapas avançam.
Desde os mínimos detalhes da organização até a emissão de documentação para a ocupação de um imóvel demanda a atuação de diferentes profissionais, para que tudo ocorra de acordo com o projeto arquitetônico.
São muitas tarefas que precisam ser acompanhadas de perto por empreiteiros, arquitetos e engenheiros, cada qual em sua área, promovendo a segurança do ambiente de trabalho e a correta aplicação dos materiais, conforme os processos ocorrem.
Dentre os processos que precisam ser realizados estão:
- Burocracia documental;
- Nivelamento de terreno;
- Instalação da obra estrutural;
- Acabamento geral.
Para cada procedimento são necessários diferentes equipamentos, máquinas, veículos e ferramentas apropriadas, assim como profissionais capacitados e com conhecimento técnico da área de atuação.
Neste contexto, até mesmo o reaproveitamento de resíduos sólidos da construção civil é uma forma de garantir maior valorização no mercado imobiliário.
Atuação profissional deve acompanhar planejamento
O desenvolvimento de um planejamento orçamentário e administrativo é uma forma de garantir que um projeto imobiliário caminhará de acordo com as etapas demarcadas.
Assim, é preciso levar em consideração alguns contratempos que podem ocorrer no caminho, mas até isso faz parte do cronograma de uma construção.
Isso significa que as mudanças de tempo podem interferir em trabalhos realizados na área externa, mas nada que possa ser readequado de acordo com as empresas de gerenciamento de obras contratadas para acompanhar os trabalhos dos operários e a organização em um ambiente da construção civil.
Os profissionais que atuam nesse cargo de gerenciamento são responsáveis pela determinação das tarefas realizadas ao longo dos dias.
Esse trabalho pode ser compartilhado por uma equipe formada por diferentes pessoas, que ficam responsáveis por setores distintos, de acordo com o tamanho da obra.
Isso acontece do início ao fim, até a entrega das chaves, quando o pós-venda deve acompanhar por um determinado período toda a construção, como uma forma de garantir a qualidade para os novos proprietários dos imóveis.
Mesmo o trabalho de paisagismo fachada comercial deve contar com uma manutenção periódica, para não prejudicar o visual imobiliário.
Esse tipo de serviço, aliás, pode constar como uma das medidas para uma área verde obrigatória em todo empreendimento do setor da construção civil, respeitando a legislação ambiental.
Espaço apropriado para gerenciamento
O gerente de um canteiro de obras deve ficar no local durante todo o tempo para acompanhar os serviços.
Para ter um espaço adequado, é possível comprar container escritorio e adaptá-lo, com climatização eficiente e instalação elétrica e hidráulica para o lugar ser funcional.
O canteiro de obras precisa ser organizado, com uma área disponível para a movimentação de cargas, como materiais da construção civil, maquinários, ferramentas e até mesmo os veículos que são necessários nesse tipo de ambiente.
Para isso, empresas especializadas trabalham com locação de armazém de fácil montagem e desmontagem, com uma estrutura metálica resistente e que pode receber uma cobertura eficiente para guardar tudo que for necessário.
Instalação elétrica mantém padrão da construção
A iluminação artificial é necessária nos espaços internos, assim como a presença de eletricidade para algumas ferramentas utilizadas no canteiro de obras, como furadeiras, parafusadeiras, betoneiras e máquinas de cortar pisos e azulejos.
Um exemplar de caixinha de tomada 4×4 pode ser instalada ao longo dos ambientes de trabalho, para que o circuito interno de eletricidade não fique sobrecarregado em um único ponto.
O setor da construção civil é regido por diversas normas regulamentadoras que servem para garantir uma obra eficiente, com segurança para os trabalhadores que atuam durante todo o período e para os ocupantes.
Isso vale para empreendimentos imobiliários voltados para a área residencial, comercial e industrial.
Assim, é importante destacar que até mesmo a zona rural demanda serviços específicos na construção civil, com a instalação de celeiros, estufas e abrigos para animais que precisam seguir normas quanto ao tamanho mais apropriado, assim como a caixa de interruptor 4×2 para acender e apagar as luzes desses locais.
Seja em uma ambiente urbano ou mais afastado dos centros nos quais a população se concentra, é preciso levar em consideração que a atuação profissional reflete em projetos adequados, que atendem às necessidades da sociedade.
Para finalizar, é importante dizer que a sustentabilidade e a tecnologia estão sendo incorporados pela construção civil de uma forma natural e gradual.
Com isso, o aproveitamento de materiais denominados resíduos sólidos, como madeira, metais, plásticos, vidros e borrachas são bem aproveitados em empresas de reciclagem.