Uma reforma residencial pode fazer toda a diferença para um morador de uma casa ou um apartamento. A mudança de ambiente confere renovação, nova organização e mesmo uma manutenção necessária para a estrutura imobiliária.
A durabilidade de um imóvel pode ser muito extensa, desde que os elementos estruturais sejam tratados de maneira adequado e com os produtos desenvolvidos para a aplicação correta.
O mercado da construção civil tem à disposição mão de obra técnica para a realização de tarefas específicas, com empresas que reúnem em um único espaço profissionais e maquinários necessários para os mais diversos trabalhos.
Algumas tarefas podem ser realizadas pelos proprietários ou moradores, seguindo a tendência do “faça você mesmo”, mas o resultado final pode não ser dos melhores.
Por isso, vale a pena o investimento em empresas especializadas e profissionais com capacitação técnica.
Beleza e requinte no visual residencial
O piso de uma casa pode receber os mais variados materiais, desde os tacos de madeira até os porcelanatos. Para cada ambiente é preciso empregar o produto correto, principalmente, aqueles que têm como característica a presença de umidade por causa de seu uso comum.
Residências que possuem piso de taco de madeira agregam um aspecto que remete à natureza, por causa da origem do material, e pode criar um visual rústico ou moderno, dependendo do tratamento final.
A escolha por esse material deve ser seguida pela compra de um produto de qualidade, seguindo a indicação de um profissional da área de instalação.
Os principais tipos de madeira que podem ser aplicados no piso são:
- Maçaranduba;
- Jatobá;
- Ipê;
- Sucupira;
- Cumaru;
- Grápia.
Essas espécies possuem uma dureza que suporta a passagem de pessoas por um longo período, além da massa específica para a aplicação em um imóvel que atende as normas regulamentares da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Isso significa que a madeira aplicada no piso possui resistência compatível com outros materiais que podem ser utilizados na construção civil.
Além disso, caso seja necessário uma manutenção corretiva, a raspagem de tacos não vai apresentar deformações aparentes, desde que o serviço seja realizado com o uso de equipamentos apropriados e mão de obra especializada.
Dentro da proposta de renovação do ambiente residencial, é preciso destacar que o prolongamento da vida útil de um piso de madeira pode ser alcançado com a passagem de resina sobre toda a superfície.
Ela revitaliza o visual, podendo ser com efeito fosco ou brilho.
Estrutura externa se destaca na imobiliária quando bem cuidada
Manter o valor de um imóvel acompanhando o mercado imobiliário é importante para investidores que compram e vendem, ou mesmo disponibilizam para locação. O visual interno é importante e reflete no conforto e segurança dos moradores.
A área externa se torna um chamariz, um modo de atrair a atenção de compradores ou locadores, quando disponíveis em imobiliárias.
Por isso, a pintura de fachada deve ganhar cores sóbrias ou chamativas, dependendo da vizinhança, e os portões de acesso social e de garagem devem estar em pleno funcionamento.
São detalhes que fazem a diferença quando é necessário colocar um valor de aluguel ou de venda em um imóvel. Os corretores percebem as alterações que devem ser realizadas, e indicam o profissional mais adequado para os serviços de reparo e manutenção.
Para proteger a estrutura imobiliária, o proprietário pode investir, se ainda não estiver instalado, a aplicação de calha de aluminio para telhado preço baixo em comparação com os benefícios que esse elemento proporciona.
Seguindo o projeto arquitetônico, é preciso estar atento ao modelo mais adequado para o imóvel. O mercado da construção civil oferece três tipos de calha: PVC, alumínio e aço galvanizado. Cada um possui características próprias e que afetam no visual final após a instalação.
Proteção contínua se estende entre muros e telhado
A calha tem como principal função dar um direcionamento da água pluvial para ralos ou mesmo diretamente ao solo, evitando o acúmulo em um único ponto da residência.
O rufo telhado tem como objetivo proteger toda a estrutura da cobertura imobiliária, moldada e fixada para evitar a infiltração nos ambientes internos.
Ao contrário das calhas, os rufos servem como um acabamento que está presente no telhado, mas também pode ser instalado entre paredes e acabamento da telha, também denominado encosto, e sobre os muros da divisão territorial.
Para evitar uma reforma prematura nessas estruturas, o mais indicado é utilizar o rufo de aluminio, por causa da característica de resistência contra chuva, vento, incidência de raios solares e poluição.
Tomando os devidos cuidados e utilizando os materiais corretos, uma residência proporciona tempos de descanso, diversão com a família e amigos ou mesmo um relaxamento solitário, mas necessário, após dias de estudo ou trabalho.