Curso de Arquitetura ou Engenharia Civil? Qual vale mais a pena?

Se você está com dúvidas se deve escolher curso de Arquitetura ou Engenharia Civil e qual deles vale mais a pena, este artigo pode te ajudar. 

No momento de escolher um curso, seja de nutrição a distância, arquitetura, engenharia civil, advocacia, ou qualquer outro, é importante tirar todas as dúvidas antes para ter certeza de que está fazendo a escolha ideal. 

Assim como os engenheiros civis, os arquitetos estão envolvidos na conceituação, projeto e construção de edifícios. 

Porém, as descrições de trabalho e responsabilidades diferem muito do ponto de convergência. 

Por esse motivo, algumas pessoas costumam se confundir e não saber qual opção vale mais a pena. 

A verdade é que esses são dois cursos muito procurados e a escolha vai depender do que cada pessoa deseja quando se trata da sua carreira profissional. 

Portanto, para saber mais sobre as duas principais profissões, continue a leitura! 

Diferenças entre Engenharia Civil e Arquitetura

A seguir, falaremos sobre Engenharia Civil e Arquitetura, ao mesmo tempo em que também citaremos as diferenças e semelhanças entre elas. 

Quem é um Engenheiro Civil? 

Engenheiro Civil é aquele que planeja e constrói obras públicas, como barragens, pontes e outros grandes projetos de infraestrutura. 

É um dos ramos mais valiosos da engenharia, que remonta à época em que as pessoas começaram a viver em assentamentos permanentes e a moldar seus ambientes para atender às suas necessidades. 

Neste, todas as fases de construção e organização de uma estrutura estão sob a responsabilidade de um engenheiro civil. Isso pode incluir projeto, planejamento, orçamento, gerenciamento de construção, levantamento, e análise. 

O Engenheiro Civil será responsável por encontrar os materiais adequados, sugerir modificações e alterações e avaliar a integridade estrutural para transformar a visão do arquiteto em realização.

Nos últimos anos, a engenharia civil se adaptou para considerar muitas das preocupações ambientais atuais, ajudando a resolver questões de poluição e escassez de abastecimento de água, enquanto explora o potencial da energia sustentável na indústria.

Quem é um Arquiteto? 

De acordo com a Wikipedia, Arquitetura é o processo e produto do planejamento, projeto, bem como da construção de edifícios ou quaisquer outras estruturas. 

Assim, as obras arquitetônicas, na forma material de edifícios, são frequentemente percebidas como símbolos culturais e como obras de arte. Em outras palavras, a Arquitetura é a arte e a ciência de projetar edifícios e outras estruturas físicas.

Um especialista que recebeu treinamento profissional certificado para realizar as tarefas listadas acima é chamado de Arquiteto.

Arquitetura é uma das profissões mais antigas antes da Engenharia Civil. Até as civilizações históricas são frequentemente identificadas com suas realizações arquitetônicas sobreviventes.

Uma coisa incrível sobre essa profissão é que simplesmente não há arquitetos suficientes para todos. Assim, você pode se tornar um arquiteto e conquistar seu próprio nicho neste vasto setor.

Portanto, a arquitetura fornece um sentido de lugar e suporte para todos os tipos de atividade humana, ao mesmo tempo que cria um legado que reflete e simboliza a cultura e as tradições.

A arquitetura, por baixo de todas as suas limitações de engenharia, segurança, função, clima e economia, nos desperta com designs no espaço e na luz alcançados no abstrato.

Quais são as diferenças entre engenharia civil e arquitetura?

As diferenças entre esses dois programas de engenharia serão verificadas comparando-se as responsabilidades, as perspectivas de emprego e o nível de renda.

Engenharia Civil Vs. Arquitetura:  Diferença de responsabilidades

Os engenheiros civis trabalham em uma variedade de projetos diferentes que incluem planejamento, construção e manutenção de estradas, edifícios, pontes e sistemas de água, enquanto os arquitetos trabalham principalmente com casas, fábricas e estruturas semelhantes. 

Engenheiros Civis e Arquitetos trabalham juntos em alguns projetos. Ambos visitam os canteiros de obras para garantir que as obras sejam concluídas corretamente e no prazo determinado. 

Os engenheiros civis e arquitetos estimam os custos e criam planos com base no orçamento projetado. Enquanto os engenheiros civis decidem sobre os materiais usados ​​para garantir uma estrutura segura, os arquitetos destacam o aspecto do design do projeto.

Arquiteto

Os arquitetos projetam vários edifícios e estruturas que incluem edifícios de escritórios, casas, estradas, ferrovias, parques, etc. Para se qualificar como um arquiteto moderno, você deve ter experiência com software de computador, como CAD, para criar desenhos em escala e fornecer plantas aos trabalhadores. 

Os arquitetos devem ter grande criatividade e visão para garantir que o projeto seja atraente para os clientes. Além de serem responsáveis ​​por cuidar de muitas partes do projeto, portanto, devem ser muito organizados para acompanhar todos os aspectos do desenvolvimento arquitetônico. 

No trabalho de um arquiteto estão inclusas as seguintes responsabilidades:

  • Organização de especificações de estrutura;
  • Estimando orçamento e tempo;
  • Criação de desenhos e planos;
  • Apresentando planos para clientes;
  • Desenvolvimento de contratos.

Engenheiro civil

Os engenheiros civis são responsáveis ​​por supervisionar e projetar estradas, pontes, sistemas de água, edifícios e barragens, entre outras estruturas. 

A maior parte do tempo dos Engenheiros Civis é dentro de um escritório projetando e planejando projetos, embora visitem os canteiros de obras para supervisionar o trabalho que está sendo concluído. 

Os engenheiros civis trabalham com projetos complexos nos quais uma formação em matemática, bem como habilidades na resolução de problemas, podem auxiliar na busca de soluções para problemas que possam surgir com o desenvolvimento de projetos.

As responsabilidades do trabalho de um engenheiro civil incluem:

  • Testando materiais de construção;
  • Seguindo os regulamentos e considerando os possíveis perigos do projeto;
  • Executando operações de levantamento;
  • Supervisão de manutenção de infraestruturas;
  • Usando programas de design para projetos;

Últimas palavras

Pode parecer que arquitetura e engenharia civil são áreas iguais, porém o trabalho dos profissionais é diferente. 

Portanto, se você ainda tem dúvidas entre curso de arquitetura e engenharia civil, é muito importante que continue as pesquisas até que possa tomar uma decisão.