Os processos de construção e reforma são frequentemente realizados pelas construtoras, com serviços especializados, com o grande objetivo de atender as demandas dos seus clientes.
A necessidade de ter espaços para diferentes finalidades (comercial, empresarial, industrial ou residencial) cria a procura das pessoas por serviços especializados.
O desempenho de profissionais da engenharia e arquitetura é um diferencial que pode render muitos ganhos positivos, com resultados de qualidade e uma edificação elogiada por todos.
Pesquisar referências e informações das melhores construtoras do mercado, é o melhor modo de decidir quem será o responsável pela obra do imóvel.
Após a escolha da construtora, os profissionais podem começar a elaboração da planta arquitetônica, ou seja, desenhos de como ficará a casa após finalizada.
Nesse momento, são definidos o número de cômodos, os materiais que serão utilizados e outros detalhes essenciais para executar um bom trabalho.
A relevância dos serviços especializados nos imóveis
A eletricidade é essencial para que as pessoas possam utilizar os seus aparelhos e equipamentos que necessitam da energia elétrica como fonte de alimentação. O segredo para ter uma montagem elétrica adequada é contratar uma empresa especializada em instalações.
O engenheiro eletricista pode elaborar um projeto elétrico, documento onde são detalhados todos os processos da instalação, como a distribuição dos pontos de utilização, trajeto dos condutores, comandos, divisão em circuitos, dispositivos de manobra, seção dos condutores, carga total e de cada circuito.
Este projeto é dividido em quatro partes que contemplam o memorial descritivo, conjunto de plantas e esquemas da instalação, especificações, e por fim, a lista com os materiais que serão utilizados.
Os itens que os profissionais utilizam nas instalações são:
- Quadro medidor e de distribuição;
- Disjuntores;
- Fios e cabos;
- Eletrodutos e conduletes;
- Caixa para tomada;
- Interruptores e tomadas;
- Lâmpadas e spot;
- Fusíveis;
- Poste padrão.
Estes são apenas alguns exemplos, pois os materiais podem variar conforme o tipo de instalação e as necessidades da edificação. A decisão sobre o que será ou não usado no processo é tomada pelo engenheiro eletricista responsável pelo serviço.
A caixa de tomada é um recurso muito importante na instalação, pois este material ajuda a fazer a passagem dos fios e cabos elétricos com segurança.
Com a caixa, é possível organizar a distribuição dos fios, auxiliando nos casos de mudanças, a definir um direcionamento correto para os cabos e fiações. É possível utilizar modelos de caixas com espelhos, com tampa parafusada, com porta e até mesmo as coloridas.
Disjuntores na instalação
O disjuntor é um dispositivo de funcionamento eletromecânico que visa proteger as instalações nos casos em que a corrente elétrica ultrapassa o seu valor nominal.
Este recurso ajuda a interromper o fornecimento de energia para as cargas, evitando que a alta tensão danifique o circuito ou cause um principio de incêndio.
Uma tomada com disjuntor é um item que pode ser instalado em ambientes no qual a pessoa deseja ter mais controle sobre a corrente, ou seja, é possível desativá-lo e assim permitir que o local não tenha eletricidade.
Ao fazer isto, os aparelhos ligados nas tomadas e os interruptores para ligar as luzes deixam de funcionar, garantido a segurança de todos.
Serviços especializados para a segurança
Uma maneira de proteger o imóvel é através de equipamentos de monitoramento e vigilância. O objetivo de um sistema de monitoramento remoto é acompanhar todas as ações que acontecem próximo da residência.
Com um CFTV (Circuito Fechado de Televisão) é possível verificar as imagens em tempo real, graças a rapidez e o fato de ter várias câmeras posicionadas em locais estratégicos na edificação.
As vantagens em investir nesta tecnologia para o imóvel são:
- Ótimo custo-benefício;
- Aumenta a segurança;
- Flexibilidade;
- Permite a sensação de proteção aos moradores;
- Autonomia e liberdade.
Estes e outros ganhos podem ser aproveitados ao investir na instalação de câmeras de segurança. Sendo assim, pesquisar referências de empresas que oferecem este serviço é a solução para esta questão.
Manutenção da esquadria
Nas residências que têm um portão automático, o proprietário deve fazer uma manutenção periódica para manter a eficiência da esquadria.
Porém, caso ocorra um problema fora do período de manutenção, é possível fazer um conserto de portão eletrônico, que é a alternativa para conseguir abrir e fechar o portão com segurança.
O processo pode ser feito com uma lubrificação de peças, troca do trilho, análise do motor, entre outras tarefas que podem ser executadas conforme a necessidade.
Portanto, um conserto de portão e investimentos em instalações de qualidade são essenciais para ter uma edificação confortável e assim viver sem preocupações.