Os imóveis, com o passar do tempo, necessitam de uma reforma residencial para uma manutenção preventiva periódica, pois além de evitar o desgaste e um possível acidente com os sistemas ou a estrutura, essa ação é fundamental para continuar valorizando o imóvel e agregando mais conforto e bem-estar aos moradores do local.
Essa reforma pode representar também a inserção de melhorias no local, como a construção de uma área externa gourmet, com piscina e churrasqueira, assim como os retoques na pintura residencial, a troca de pisos e telhas, entre outras manutenções que são necessárias com o passar do tempo.
Ainda no processo de reforma de casa, existem outros acessórios que podem ser inseridos, facilitando o dia a dia dos moradores, como móveis planejados, iluminação adequada para os ambientes, e até mesmo revestimentos mais fáceis de limpar e que proporcionam conforto térmico.
A utilização do concreto e pisos nas reformas
O concreto é um dos elementos mais utilizados em uma construção. Seu uso está presente tanto para a inserção de pisos, na aplicação e no reboco das paredes, assim como nos processos de fundação e da estruturação do imóvel residencial ou comercial.
Por isso, o uso do concreto é indispensável na construção civil. Produzido por meio da mistura de cimento, água e areia, esse material é conhecido por apresentar elevada resistência e durabilidade.
Existem vários tipos de concreto, e o uso de cada um vai depender do local de aplicação. Um dos tipos mais conhecidos, é o concreto polido, que é bastante utilizado em locais onde ocorre um tráfego intenso de pessoas, como é o caso de shoppings e supermercados.
O uso desse tipo de concreto é diferente do tradicional, pois sua principal função é ser utilizado para fazer um tipo de piso muito mais resistente, durável e economicamente acessível para as empresas.
Além disso, esse tipo de piso recebe alguns elementos químicos que servem para o aumento de sua densidade, assim como para tornar esse concreto mais duro e resistente. Conhecido como piso cimento queimado polido, esse material ainda recebe um polimento, agregando brilho ao material que irá servir como piso.
Inclusive, quando falamos sobre reformas, uma das ações mais comuns é a troca dos pisos em um ambiente residencial. Isso porque os pisos são fundamentais, não somente na parte estética, mas também para a proteção e renovação residencial. Os modelos mais comuns de pisos são:
- Porcelanato;
- Madeira;
- Cerâmica;
- Vinílico;
- Antiderrapante.
Como cada tipo de piso proporciona benefícios além do estético, é importante considerar o local em que ele será instalado no momento da escolha. O piso tátil de borracha 25×25, por exemplo, é mais recomendado para locais de impacto e grande circulação de pessoas.
A reforma da pintura residencial
Uma das ações fundamentais no momento de realizar a reforma de uma casa, é pensar na pintura residencial. Com o passar dos anos, e com a exposição aos fatores climáticos, a pintura residencial também pode sofrer desgastes, necessitando de uma manutenção.
Essa ação é importante para:
- Valorizar o imóvel;
- Contribuir para proteção das paredes;
- Tornar o ambiente mais agradável;
- Melhorar a climatização;
- Melhorar os processos decorativos.
Diante disso, essa é uma ação que se tornou indispensável e por isso, existem muitas formas de realizar esses retoques de pintura, levando em conta a escolha do tipo de tinta, a cor e o local onde essa tinta será aplicada.
No caso das cores de tinta para sala, geralmente as escolhas mais comuns são as cores mais claras e neutras como o branco, gelo, creme e cinza. Utilizar essas cores nas paredes, possibilita combinar diversas outras cores com a escolha dos móveis e acessórios decorativos.
Porém, existem diversas outras combinações, assim como texturas que podem ser utilizadas em conjunto com a pintura para a valorização do espaço. Por isso, além da realizar um pintura nova, também é possível utilizar sancas de gesso, painéis decorativos ou até mesmo papel de parede.
Outros elementos que podem agregar valor ao seu imóvel
Para finalizar, outra dica para as melhorias no ambiente residencial, é sobre o uso de luminárias, especialmente a luminária led escritório, que é ideal para o espaço de home office (escritório em casa), facilitando o trabalho no dia a dia.
Esse tipo de iluminação é uma tendência no mercado atual, por conta da economia de energia, além do conforto térmico que proporciona, pois ela não esquenta o ambiente e ainda oferece uma luminosidade agradável.
Sendo assim, investir em processos de reformas e acessórios que além de decorativos sejam eficientes para os ambientes, é a maneira de garantir a segurança e o bem-estar de todos que vivem no imóvel, seja ele residencial ou comercial.