As construções e reformas de edificações são atividades muito comuns na rotina das construtoras. Estas empresas ajudam no crescimento de imóveis nas cidades, contribuindo para o desenvolvimento e a expansão dos bairros, proporcionando oportunidades de empregos, algo que ajuda na economia.
Os profissionais de arquitetura e engenharia são os responsáveis pela elaboração do projeto, ou seja, os desenhos de como será a edificação.
A planta é um documento técnico que ajuda muito em todas as etapas da obra e permite que o cliente tenha uma noção de como ficará o imóvel após finalizado o serviço.
Neste projeto, os engenheiros podem decidir com o cliente o número de cômodos que a edificação terá considerando o tamanho do terreno, se terá vários andares ou não, materiais que serão utilizados, posicionamento de escadas e outros detalhes que são importantes para conseguir um bom resultado.
Outro ponto essencial é o planejamento de obra, documento onde os profissionais organizam questões burocráticas e divisão de tarefas.
Com este plano é possível gerenciar bem a construção, ter mais controle e agilidade nas atividades, otimização de tempo e economia de capital.
No planejamento são colocadas os seguintes assuntos:
- Informações sobre a análise do terreno;
- Estudo de viabilidade da obra;
- Percentual de lucratividade;
- Cálculos e orçamentos de gastos;
- Lista de materiais e equipamentos essenciais;
- Cronograma físico-financeiro;
- Documentação para regularização da obra;
- Acompanhamento das atividades;
- Acabamento;
- Licenciamento do imóvel.
Estes e outros detalhes podem ser organizados no plano para que os profissionais realizem um bom serviço e possam cumprir com eficiência o prazo de entrega estabelecido ao cliente.
Procedimentos de demolição
Dependendo do projeto de construção ou reforma, os engenheiros podem optar por um processo de demolir o imóvel e reconstruir a estrutura do zero reaproveitando o que é possível e usando materiais novos.
Por isso, levar a documentação da obra na prefeitura da cidade para solicitar o pedido de demolição é o primeiro passo para poder iniciar a construção.
Os colaboradores do órgão público podem avaliar o caso e assim decidir qual tipo de autorização de demolição será concedida: parcial ou total.
Após obter o aval positivo da prefeitura, os responsáveis pela obra podem procurar por uma casa de demolição, estabelecimento que possui os profissionais especialistas neste serviço, que podem usar as ferramentas adequadas para que durante o processo de demolir a residência não ocorra problemas.
Existem diferentes métodos que podem ser executados para demolição: manual, por implosão ou mecânica.
Elementos que podem ser usados no processo de acabamento
A fase de acabamento das reformas exigem o uso de materiais de qualidade para a durabilidade da edificação. O piso, por exemplo, é muito importante para a vedação das superfícies, criando uma camada protetora que impermeabiliza e deixa os cômodos e área externa com visual agradável.
Fazer a aplicacao de resina epoxi de piso é uma maneira de criar uma superfície rígida, sólida e que agrega valor estético, devido o efeito de piso monolítico que se forma após a aplicação. É um revestimento de fácil limpeza, durável e resistente, pode ser colocado sobre outros pisos, além de ser autonivelante.
A massa epoxi para piso é outra opção que pode ser aplicada nos pisos, pois ao se unida com uma resina epóxi consegue endurecer com um agente catalisador.
Pode ser utilizado em:
- Impermeabilização de pisos;
- Permite criar um piso sem emendas e juntas;
- Tem baixa porosidade;
- Rápida liberação para o tráfego;
- Alta resistência mecânica;
- Não acumula sujeira;
- Higienização simples;
- Qualidade.
Com muitos pontos positivos, pesquisar os valores que as lojas de materiais de construção oferecem são formas de conseguir fazer uma boa compra e garantir um acabamento de excelência na edificação.
A tinta epoxi para piso é um produto muito utilizado para revestir pisos, azulejos, madeira, estruturas metálicas e outras superfícies.
Esta tinta possui uma excelente aderência, acabamento brilhante e prático de limpeza, resistência química, a abrasão, entre outros ganhos interessantes.
Materiais que agregam elegância e sofisticação nas reformas
Algumas escolhas podem deixar os cômodos mais interessantes visualmente em reformas. Um carpete, por exemplo, é uma ótima opção para as pessoas que não querem um piso nos ambientes internos da edificação.
Os benefícios deste revestimento são:
- Excelente durabilidade;
- Diversidade de aplicações;
- Custo baixo;
- Facilidade na limpeza;
- Ótimo isolamento acústico;
- Aumenta a sensação de aconchego;
- Segurança;
- Camuflagem.
No teto, um forro de gesso com moldura é uma opção para o acabamento, aumentando a beleza do ambiente, ajudando na estética, transformando-o em um local sofisticado e elegante.
Deste modo, os serviços especializados das construtoras são muito importantes para ter um imóvel que atenda às suas necessidades, sendo construído com qualidade para ter resultados satisfatórios.