A prevenção de acidentes, o atendimento às normas regulamentadoras e a manutenção dos equipamentos são algumas das devidas medidas que se devem manter para a segurança dos canteiros de obras.
O objetivo deste texto é coletar as devidas práticas da melhor gestão da construção civil. A seguir, abordaremos os tópicos básicos que garantirão uma gestão que seja totalmente eficiente dentro do processo.
Além disso, ajudarão a melhorar a segurança nos canteiros de obras, beneficiando a empresa e seus clientes.
Além dos tópicos que vamos abordar aqui, indicamos que você faça um Curso Online sobre NRs.
Segurança no canteiro de obras: por que é importante?
Todas as atividades relacionadas à segurança em um canteiro de obras são críticas para a melhor segurança do projeto de construção.
Cuidar da saúde dos trabalhadores que estão envolvidos dentro do processo da construção civil é apenas uma obrigação da construtora, e o cuidado traz diversos benefícios ao ambiente de trabalho.
Independentemente do tamanho da obra ou mesmo do número de profissionais que estão envolvidos no trabalho. Quando uma boa gestão acontece dentro de um canteiro de obras pode não apenas garantir o aumento da produtividade.
Mas também há entregas de maior qualidade, menos casos de acidentes de trabalho e doenças profissionais, segurança legalmente sancionada e economia de recursos.
Coloque sempre a segurança dos trabalhadores em primeiro lugar
Treinamento e conscientização de um Curso de Primeiro Socorros é fundamental para um bom treinamento dos profissionais.
Independentemente do tempo de permanência no canteiro ou das funções desempenhadas, essas prioridades devem sempre ser lembradas por todos os profissionais que visitam um canteiro de obras.
Qualquer pessoa envolvida nesta fase de construção deve receber orientações adequadas, concisas e transparentes sobre o uso de procedimentos de segurança, práticas apropriadas, operação de máquinas, EPIs e procedimentos em caso de emergência.
Essas ações requerem planejamento prévio para garantir resultados efetivos.
Faça perguntas relevantes às pessoas, fique a par das mudanças nas regras e leis, forneça treinamento regular, crie linhas de comunicação abertas e sempre facilite a troca de conhecimento entre a empresa e o funcionário.
Certifique-se de usar EPI e EPC
Todo trabalho realizado na construção civil representa um risco para os profissionais. Em caso de acidente, as desvantagens são múltiplas. Uso obrigatório de EPI e EPC para garantir a segurança nos canteiros de obras e prevenir problemas individuais e coletivos.
Portanto, forneça aos funcionários contratados e terceirizados equipamentos de segurança intactos.
As informações sobre o uso adequado desses materiais, bem como a documentação que comprove seu recebimento, não devem ser esquecidas. Também mantenha um estoque sobressalente dos principais itens.
Cumpra as normas regulatórias
O atual Ministério do Trabalho e Previdência Social possui inúmeras normas técnicas, que não podem ser ignoradas no cotidiano do trabalho da engenharia civil.
De acordo com as diretrizes de gerenciamento de segurança do canteiro de obras desenvolvidas pela CBIC, as coisas mais importantes a serem observadas são:
- NR 01, 04, 05, 06, 07, 09, 10, 12, 13, 15, 17, 18, 21, 23, 26, 35;
- Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
- Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro);
- Corpo de Bombeiros;
- Código de Obras.
No entanto, existem outras normas regulatórias envolvendo o setor que podem ser exigidas dependendo das atividades realizadas durante a construção.
Vale ficar atento às exigências das esferas federal, estadual ou municipal, como o Ministério da Saúde e INSS, fiscalização sanitária, órgãos ambientais e acordos trabalhistas.
Além de autoridades de transporte e franqueados relacionados ao fornecimento de gás natural e energia elétrica.
Fazer manutenção preventiva
Máquinas e equipamentos devem estar em boas condições. Ou seja, devem passar por manutenções preventivas e regulares.
Não estamos falando somente de veículos e máquinas pesadas, mas também de todos os itens que os funcionários estão adotando constantemente.
Portanto, deve-se considerar a proteção coletiva de: elevadores, guindastes, rampas, passarelas, torres de transmissão, andaimes suspensos, escadas fixas, portões, ferragens, instalações hidráulicas e elétricas.
Certifique-se também de que os serviços de manutenção sejam realizados por pessoal autorizado para este fim.
O uso de materiais de alta qualidade, bem como a inspeção de materiais e pessoal, podem ajudar a melhorar a segurança do trabalhador nos canteiros de obras.
Como tal, deve ser adotado pela administração, inclusive em orçamentos, agendas e programas.
Mantenha seu quintal limpo e organizado
Grande parte da segurança em um canteiro de obras está relacionada com a limpeza e organização do canteiro. Lembra-se dos normais mais direcionados que mencionamos anteriormente? A limpeza de áreas coletivas é uma exigência da NR 18.
Uma excelente forma de manter esse tipo de organização será através de um plano específico do projeto que todos devem aplicar.
Tenha uma fábrica à mão e identifique a localização de cada equipamento, maquinário e matéria-prima. Pense que os locais de banheiro e refeitório devem ser práticos para os funcionários no local.
Preste atenção também às condições de higiene e conforto. Considere ainda o tempo de viagem e a logística para mudanças no local de trabalho, descartando detritos e sobras quando apropriado e evitando acúmulo ou desperdício desnecessários.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.