Atualmente o nome não é um dos metais mais utilizados em diversos tipos de objetos e até mesmo em obras de construção civil. Isso acontece por conta de sua abundância, mas por que reciclagem de alumínio é tão importante?
Você já deve ter ouvido que tudo demais faz mal e não seria diferente com esse material, assim como temos com o plástico é muito importante a reciclagem desse material para o nosso meio ambiente.
Muitas pessoas querem entender a importância que esse material possui em suas vidas e por isso raramente dão valor necessário para o mesmo, porém quase todos os eletrônicos que utilizamos no dia a dia possuem alumínio na composição.
Por outro lado, existem muitas pessoas que preferem usar alumínio em suas portas e janelas para dar um ar de modernidade em sua casa ou ambiente de trabalho e isso se deve a sua longa durabilidade e resistência.
O procedimento de reciclagem de alumínio é bem simples e de certa forma possui um grande potencial quando o assunto é cuidar do meio ambiente. Mas para entender melhor esse processo é necessário falarmos de sua composição.
Composição do alumínio:
Por ser um material extraído diretamente de um minério chamado bauxita, que no seu processo de extração causa um grande impacto no meio ambiente através do solo e corpos hídricos, a extração causa problemas.
Esse é um processo realizado por meio do refinamento do minério bauxita, o que resulta em um tipo de pó branco parecido com o açúcar e ele é chamado de alumínio. Basicamente, trata-se do alumínio em pó.
Em seguida, o pó branco chamado de alumina é submetido a um processo eletroquímico capaz de transformar esse pó em alumínio como conhecemos popularmente. Mas o alumínio não traz somente problemas para o meio ambiente.
É maior do que pensamos:
Uma grande quantidade de pessoas ainda desconhece a importância do alumínio atualmente e isso é muito normal porque muita gente pensa que o alumínio só é usado para confecção de latas e embalagens de comida.
É fato que o alumínio é mais presente no mundo do que imaginamos e ele está dentro de nossos celulares, computadores e até mesmo na esquadria de aluminio presente em janelas e portas da casa de algum conhecido seu ou na sua.
Quando falamos sobre o alumínio, automaticamente estamos falando de um dos metais mais utilizados no mundo e por isso o processo de reciclagem de alumínio é indispensável. Ele é tão importante que diversas crises aconteceram e o afetaram.
Um dos principais motivos para que os carros e automóveis estejam tão caros em nosso país é a escassez na fabricação de chips de computador e adivinha qual é um dos materiais mais importante na construção desses chips!? O alumínio.
Mas não são todas as pessoas que dão a importância correta para a reciclagem desse material e de diversos outros, o que afeta diretamente o meio ambiente. Precisamos cuidar muito bem de nosso planeta e a reciclagem serve para isso!
Benefícios da reciclagem de alumínio:
Ao falar sobre a reciclagem automaticamente estamos falando de cuidar do nosso planeta, afinal ele é muito raro. É muito fácil vamos latas de alumínio serem usadas por muita gente atualmente e por isso é importante reciclá-las.
Acredite, você não tem noção do tamanho do problema que seria se essas latinhas não fossem recicladas. Cada uma das latas demoram cerca de 100 a 500 anos para se decompor no solo, causando uma intensa poluição.
Isso causaria prejuízos imensos para o ambiente e faria com que os principais destinos de descartes dessas latas fossem rios, mares e aterros sanitários, o que afetaria gravemente o meio ambiente e a nossa vida.
O processo da reciclagem:
Caso seja um grande fã da decoração moderna para interior de ambientes, pode ser interessante o processo da reciclagem do alumínio para você. É a principal forma de ter esquadrias de linha suprema em sua residência.
O primeiro passo do processo é reunir todos os alumínios que já foram descartados e encaminhá-los para a empresa responsável pela reciclagem. A coleta do lixo seletiva tem uma grande importância nesse processo.
Agora que todos os alumínios foram reunidos, acontece o processo de separação de todas as impurezas ou limpeza do material e assim, todo o alumínio é cortado. Depois de limpo, o alumínio é fundido em uma temperatura de 700 graus Celsius.
Durante o processo de derretimento o alumínio líquido é gerado e com ele, é dada a criação de lingotes e chapas de alumínios que geralmente são vendidos para indústrias que fabricam diversos produtos diferentes com o material.
O processo de reciclagem dura cerca de 30 a 40 dias, tendo grande importância para que o alumínio retorne a sua cadeia produtiva e por isso o mesmo não exerce nenhum impacto no meio ambiente através de sua reciclagem.
A reciclagem no Brasil:
É bem provável que você não saiba disso, mas em muitos países a reciclagem do Alumínio não é obrigatória, apesar de ser um entre eles, o Brasil se encontra entre um dos maiores recicladores desse material do mundo.
A estimativa é de que 98% de todo o alumínio produzido no Brasil volte para a cadeia produtiva através do procedimento de reciclagem. Isso totaliza 360 mil toneladas recicladas anualmente.
Trata-se de um dado muito positivo e pode ser explicado simplesmente pelo fato de ser fácil de coletar alumínio, seu valor de mercado e muitas vezes até pelo aumento da consciência ambiental da população brasileira.
O alumínio é um material 100% reciclável e trata-se de um processo que pode ser feito infinitas vezes. Dessa forma, todas as vezes em que um alumínio é reciclado, cerca de 95% da energia que foi usada para a sua produção é economizada.
Vale ressaltar que o Brasil é um dos países que mais recicla latas de alumínio no mundo, mas isso acontece pela falta de oportunidade no mercado de trabalho atual, mas as pessoas precisam catar latinhas para venda.
Conclusão:
Para o meio ambiente, a reciclagem de alumínio é muito importante e ajuda a manter o nosso planeta limpo e favorável à vida, tanto a nossa, quanto à vida animal.
Este artigo foi produzido pelos redatores da Tropa de Elite e Conpass