Uma obra de construção civil é formada por diversas etapas, ou seja, fractais que compõe todo o processo.
É possível observar isso com os próprios setores de construção de uma edificação. Ainda que existam vários tipos diferentes, basicamente, ela é dividida entre:
- Fundamentos;
- Estrutura;
- Paredes e pavimentos;
- Cobertura;
- Serviços elétricos e sistemas hidráulicos;
- Revestimentos e acabamento.
Com tantas áreas, em uma mesma edificação, é possível entender que os materiais e equipamentos também são diferentes em cada etapa.
Essa diferença também se dá de acordo com o porte da obra, ou seja, obras maiores precisam de equipamentos mais robustos e potentes, pois suas estruturas também são mais pesadas e complexas.
Vale ressaltar que algumas edificações, ainda que relativamente pequenas, também possuem um nível de complexidade grande devido a fatores como clima do local, relevo ou particularidades do projeto, nesses casos as empresas especializadas devem atender a essas peculiaridades.
Existem empresas que estão aptas a cuidar de todas as partes específicas de uma obra.
Essas empresas, geralmente, são especializadas em obras de pequeno porte ou trabalham apenas com obras de grande porte, o que permite conhecer, profundamente, cada etapa da construção.
Isso porque, para ambos os casos, os serviços e exigências são diferentes e, uma vez focados em um ramo, compensa ter todos os setores reunidos.
Todavia, para outros casos, assim como para reformas e manutenções, existem empresas especializadas.
A vantagem de contratá-las é a garantia de contar com profissionais treinados no serviço solicitado e, em geral, por um custo menor – levando em consideração que a prestadora do serviço é responsável pelos equipamentos e a qualidade do que está sendo oferecido.
Em suma, as empresas podem ser classificadas entre as de serviços diretos e indiretos.
Quais são os Serviços diretos?
Aqui entram as empresas prestadoras de serviço, como os Serviços de instalações elétricas. São empresas que disponibilizam profissionais para executar serviços diretamente na obra, na edificação ou em seus sistemas.
Esse tipo de serviço direto é muito utilizado em casos onde há sistemas específicos que necessitam de maior treinamento como, por exemplo: a instalação de elevadores ou de sistemas inteligentes.
Também são muito utilizados para reparos, reformas e manutenções, como é possível perceber na alta demanda de
Empresas de instalações elétricas prediais, por exemplo.
E os Serviços indiretos?
Tais serviços são aqueles que não são feitos diretamente na edificação, mas sim, prestados às empresas e empreiteiras, responsáveis pelo projeto.
Aqui entram as empresas que prestam serviços de locação ou venda de maquinário específico, como Guindastes para venda. Devendo todos os equipamentos serem calibrados por uma empresa de calibração.
Ao se levar em consideração todos os recursos e ferramentas que estão disponíveis para sua utilização, é possível tomar as melhores decisões e, ainda, economizar no orçamento, como um todo.
Pode-se citar como exemplo o fato de se optar pela locação de um guindaste para a utilização na obra, através de uma empresa de guindaste, em vez de comprar um equipamento que cairá em desuso ao término da obra.
Só é possível tomar decisões como esta conhecendo todas as opções. O que é parte fundamental da gestão inteligente e de uma boa administração de obra.