Conheça aparelhos de refrigeração e aquecimento de ambientes

Confortáveis e indispensáveis em alguns lugares onde o clima pode variar a ponto de incomodar, o ar condicionado ou o aquecedor podem trazer benefícios se bem utilizados, com a manutenção e limpeza sempre em dia.


O conserto de ar condicionado, por exemplo, pode ser necessário em algum momento e qualquer informação obtida antes de contatar uma empresa competente pode ser valiosa.

O mercado disponibiliza vários modelos que funcionam com diferentes sistemas, no qual cada um pode atender determinados ambientes e climas.

Tipos de ar condicionado

Primeiramente vamos apresentar alguns tipos de ar condicionado disponíveis para a compra e entender como cada um deles pode ser mais eficiente conforme a sua necessidade.

Ar condicionado portátil

Fáceis de mover de lugar, utilizam e sugam o ar ambiente quente e úmido, e retornam o ar frio climatizador para os ambientes quentes.

Esse sistema é possível graças a um ventilador que afasta o ar quente para fora do cômodo utilizado. Justamente por isso ficam próximos às janelas.

Não é necessário um profissional para instalações complexas. Modelos como o ar condicionado 12000 btus podem produzir menos barulho, já que são mais modernos e eficientes.

Ar condicionado de janela

Modelo mais antigo e também muito usado, ficam presos em uma abertura na parede.

Usam um sistema capaz de causar a saída do ar quente para fora e retorna o ar frio para dentro, ideias para ambientes menores ou maiores.

Atenção ao ruído emitido e tecnologia mais antiga, pois a manutenção pode sair mais cara.

Split

São bem eficientes, discretos e silenciosos. Possuem os tipos clássico, cassete (de teto) e inverter (economizam mais energia).

Seus sistema é composto por duas partes, um condensador instalado na parte externa e um evaporador compacto, que fica dentro do local a ser climatizado.

Podem ser alocados bem próximos do teto, facilitando a limpeza e manutenção, sem a necessidade de materiais mais específicos como uma escada extensiva de fibra (com exceção ao modelo inverter para tetos muito altos), basta uma escada de alumínio, por exemplo.

Sobre os aquecedores

O Brasil é um país continental e em locais onde o inverno é mais rigoroso, os aquecedores elétricos podem ser um grande aliado.

Entretanto, podem comprometer a economia na conta de luz. Por isso vamos citar alguns modelos e suas principais característica para você não errar na escolha.

Utilizar um aquecedor de ambiente requer a escolha ideal. Podemos citar os seguintes modelos:

Aquecedor irradiador

Trabalha através de resistências incandescentes alocadas em grades de metal, bem diferentes do Aquecedor industrial que possui serpentinas capazes de aquecer a água.

Apresentam excelente performance devido ao aproveitamento total de uso da energia. São mais baratos, porém, podem queimar animais e crianças desavisadas. Podem deixar o ar mais seco também.

Aquecedor de gabinete

São protegidos por uma espécie de caixa fechada e o calor é direcionado através de um ventilador.

São vantajosos por serem móveis e economizam energia. Seu desempenho é inferior ao do tipo irradiador, mesmo usando o mesmo sistema de resistências.

Aquecedor a óleo

Aquece o óleo por meio das resistências. Interessante é que não deixam o ar muito seco como os modelos anteriores, pois o ar não tem contato com a resistência. Geralmente são mais caros, lentos e gastam mais energia.

Aquecedor Split

Parecidos fisicamente com o ar condicionado desse tipo, são mais seguros, pois não oferecem risco de queimadura e alastram o ar por todo o ambiente de maneira mais uniforme. Podem ser instalados somente com o auxílio de um profissional.

É muito importante cuidar da limpeza e manutenção desses aparelhos, principalmente o ar condicionado. Um técnico especializado deve ser acionado sempre que necessário.

Porém, ações preventivas ajudam na durabilidade do seu aparelho e diminuem a necessidade de um técnico precocemente.

Vamos ver algumas dicas e produtos que podem ser utilizados para uma limpeza simples e fácil (válida para os modelos mais comuns como o split e o de janela):

  • Retire a capa protetora do painel interno e limpe-o completamente;
  • Utilize um aspirador de pó para remover a sujeira mais pesada;
  • Se você notar a quantidade muita alta de fuligem e poeira, o melhor é utilizar um pano seco com água morna e detergente neutro;
  • Espere o filtro secar, coloque a capa protetora e feche o painel.

Atenção a limpeza de partes internas do seu aparelho, como os trocadores e seus fluidos responsáveis pela troca de calor. Nesse caso, o ideal é contar com um técnico profissional pelo menos uma vez por ano.