A fachada é um complemento da arquitetura no qual o seu significado é a face (rosto) de exteriores de um condomínio, prédio comercial ou residência.
A fachada não é, somente, a frente do imóvel é o todo, ou seja, tem a fachada posterior e lateral do imóvel. Mas a fachada frontal é a mais relevante, porque é mais evidente do que as outras por ficar de frente para rua.
Elas podem ter diferentes estilos como, por exemplo, fachada clássica ou moderna e podem ser construídas com diversos materiais que o mercado dispõe como o vidro, por exemplo, que pode ser reforçada com uma pelicula de vidro, garantindo mais resistência, aço, ferro, entre outros materiais.
As fachadas podem ganhar estilo próprio, ou seja, podem ser personalizadas pelo dono do imóvel ou comércio. Ela ajuda proprietários de comércios pequenos, sem muito recursos financeiros para investir em publicidade, a atrair clientes, utilizando o “marketing do ponto de venda”, ou seja, investem em uma fachada bem atrativa para chamar atenção.
Por isso, por mais simples que seja, é de suma importância deixar as fachadas limpas, atraentes e que passe impressões de um bom lugar para consumir. Ao querer investir em uma fachada tenha em mente 4 aspectos:
- Inovação;
- Investimento;
- Impressão;
- Importância ao comércio.
Tendo em mente esses quatro “Is” sua marca passará ao cliente que a loja trará facilidade para ele, onde é fácil de se comprar que o precisa. Ao reformular a fachada do seu negócio, analise bem todos os ângulos que o seu empreendimento tem.
Itens que podem dar um up em sua fachada
Para incrementar fachada de sua empresa, comércio ou uma simples boutique é necessário investimento, mesmo com pouco recurso de capital, na fachada. Conheça alguns itens que podem ajudar.
A Fachada unitizada é um recurso elegante e consegue passar a impressão de simples. Sua produção pode ser feita pelos seguintes materiais: painéis laminados, alumínio composto e sólido e aço inoxidável, possui pele de vidro dando um acabamento espelhado com painéis encaixilhados por fixação mecânica.
Pode-se aplicadas como revestimentos de vigas, pilares ou marquises, dispensando as regularizações das superfícies. São leves e reduz a carga de peso ao aplicar na estrutura.
O Toldo Articulado Manual precisa ter as estruturas de alumínio com durabilidade, pois necessitam suportar o peso do tecido (lona) e, ainda, não apresentar algum dano aos usuários.
As lonas geralmente são feitas em material sintético, náuticos ou acrílica, pois esses tecidos são fortes contra temperaturas elevadas e umidade. Ideal para colocar em áreas abertas, porque oferece aos clientes abrigo no calor ou em chuvas, ainda agrega sofisticação.
O processo de abrir e fechar é simples e não necessita de muito esforços e sua instalação é rápida e eficaz. É um investimento de baixo-custo.
O policarbonato também pode ser uma outra opção quando se trata de fachada. Ele é feito de material tipo poliéster e possui características termoplásticas, isto é, permitindo que se molde ao entrar em atrito com o fogo, nisso, gerando diferentes modelos de acabamentos em vários formatos: jateamento, pintura, polimento, entre outros. Pode ser instalado, também, como telhas, calhas ou chapas, cobertura de jardins, varandas, dentre outras.
Pode-se optar também por uma simples porta de correr para receber seus clientes em seu estabelecimento, por elas terem trilhos facilita no abrir e fechar.
Sua vantagem é que economiza espaço, então, pode ser propício para comércios pequenos de bairro como, por exemplo, cabeleireiro, loja de costura, entre outros. Ao instalá-la o local ganha mais estilo e estética desde que combine com todo resto. Para reforçar a segurança da porta, invista em uma Película arquitetônica.
3 tipos de fachadas residenciais
Para personalizar o local onde reside e colocar uma fachada que seja bonita e elegante, segue algumas dicas de tipos de fachadas.
Tem a fachada estilo rústico que é ideal para quem é amante do ar puro e do campo, pois ela pode ter cores quentes, madeira e azulejos em sua composição. Apresenta uma calidez na fachada dando a impressão que pessoas moram nela.
A fachada tipo colonial é mais tradicional e os espaços tem janelas com marcos decorados, as portas são amadeiradas ornadas de parafusos antigos e cores quentes.
Outro tipo de fachada que se pode ser aderida é a revestida de pedra. A ideia é utilizar blocos presente nas passarelas até as laterais e raízes. Seus tons remetem ao sombrio ou brilhantes.
Essas foram três dicas de fachadas para elevar a elegância de sua residência. O mercado oferece uma gama de estilos, procure um profissional e veja qual a melhor fachada para sua residência, ou comércio, e que seja favorável ao seu bolso.