Fazer um projeto para construção é algo extremamente complexo. É preciso definir e administrar diversos aspectos antes de dar início definitivamente ao projeto.
Dentre os aspectos, é possível descomo:
-
Orçamento;
-
Materiais;
-
Mão-de-obra
-
Cronograma.
Todas essas etapas têm que ser feitas com rigor, tendo em vista que qualquer erro pode comprometer a realização dos trabalhos em etapas posteriores.
A boa notícia é que, como a etapa de projeto é extremamente importante, o mercado têm desenvolvido uma série de soluções com o objetivo de torná-la mais simples e eficiente.
Entre as mais populares, estão softwares para projetos e construções, como o AutoCAD, que permitem que os engenheiros e arquitetos trabalhem em uma plataforma digital, sem a necessidade de elaborar documentos em papel.
Entretanto, nem todos sabem que já há uma versão mais avançada de tais programas, que tem funcionalidades mais interessantes e agrega mais valor à obra.
A versão mais avançada, trata-se da tecnologia building information modeling, ou, simplesmente, BIM. Aprenda mais a respeito dela no artigo a seguir.
O que é a tecnologia BIM?
A sigla inglesa BIM significa modelagem de informações da construção. Na prática, ela remete a uma tecnologia que trouxe novos recursos à elaboração de projetos de construção, tornando essa atividade mais eficiente e sinérgica.
Assim como boa parte das soluções contemporâneas para a indústria, a tecnologia bim está associada a computadores. No geral, ela é usada por meio de um programa para projetos de obras, como o próprio AutoCAD.
A diferença é que, enquanto os softwares tradicionais permitem que apenas uma pessoa trabalhe no documento por vez, os adeptos à BIM podem trabalhar todos juntos, de forma simultânea.
Além disso, seus arquivos geram modelos em 3D, o que aumenta o grau de exatidão do projeto.
Para que serve a tecnologia BIM?
Um sistema bim tem sempre a mesma finalidade: facilitar a realização de um projeto para uma reforma ou construção.
Contudo, seus diferenciais fazem com que ele também sirva como uma plataforma de integração entre as equipes, fazendo com que projetos estruturais, elétricos e hidráulicos fiquem registrados no mesmo arquivo.
Quais são as vantagens da tecnologia BIM?
Por ser uma ferramenta extremamente inovadora e atrelada às principais tendências da construção civil, a BIM traz uma série de benefícios a quem opta por ela. Confira alguns deles a seguir:
-
Modelagem 3D
A modelagem em três dimensões não é uma exclusividade da bim engenharia, pois há outras soluções e sistemas que também a integram. Isso, entretanto, não mitiga as diversas vantagens que ela traz a todo e qualquer projeto no qual é aplicada.
Em primeiro lugar, a modelagem em 3D permite que os engenheiros e arquitetos responsáveis pela obra tenham uma visualização mais clara do resultado final das intervenções planejadas. Assim, o risco de que algo pareça bom no papel mas não funcione na prática cai.
Da mesma maneira, essa modelagem permite que os profissionais façam uma análise muito mais aprofundada dos materiais usados na construção, bem como das condições às quais eles serão submetidos. Deste modo, o resultado final do projeto é muito melhor.
-
A equipe trabalha em um só arquivo
Quando se trata de obras, um dos problemas mais comuns é a falta de comunicação entre as equipes responsáveis por cada etapa do projeto.
Isso significa, por exemplo, que quem se responsabiliza pela parte hidráulica pode não saber por onde passam os fios elétricos, tornando os respectivos projetos incompatíveis.
Como a tecnologia BIM permite que diversos profissionais trabalhem em cima do mesmo arquivo simultaneamente, ela evita esse tipo de situação, bem como o desgaste entre cada setor. Com essa integração, todas as etapas da obra se tornam mais eficientes.
-
Redução de erros
Devido às suas características, elaborar um projeto usando a BIM é uma forma de evitar erros e, consequentes, retrabalhos.
Atualmente, o retrabalho é praticamente inexistente na engenharia civil. Os motivos por trás disso são tanto a modelagem 3D quanto o trabalho sinérgico entre os membros da equipe: ambos reduzem as possibilidades de que algum equívoco ocorra durante a elaboração do projeto.
-
Corte de custos
Normalmente, empreendedores associam a adoção de novas tecnologias à necessidade de se fazer novos investimentos. Por conta disso, a modernização é algo que pode ficar comprometido.
Contudo, no caso da BIM, trata-se de um valor que traz retorno: a redução dos erros e dos retrabalhos reduz consideravelmente o custo da obra.