Construir um banheiro na parte externa de casa tem diversas vantagens, como a praticidade para uma ducha após uma tarde ensolarada na própria piscina ou até mesmo para que fique disponível durante uma festa ou churrasco.
O item ainda pode ganhar um aspecto de decoração.
Para isso, basta colocá-lo sob um pergolado de madeira preço no quintal de casa, assim seus convidados não precisam abandonar o local para utilizar um banheiro, nem mesmo adentrar sua casa.
Podendo ter diferentes tamanhos e estilos, o banheiro pode ser adequado de acordo com os gostos do morador sem que seja necessário gastar uma fortuna para tal.
Confira no artigo algumas sugestões para construir um banheiro externo.
Para um banheiro requintado
Caso você possua um pergolado na área externa de casa, supõe-se que o estilo que você queira adotar no banheiro seja romântico e sofisticado para que converse com o resto do ambiente.
Dessa maneira, uma parede branca com textura ou papel de parede claro são uma boa pedida.
Caso a parte de fora possua uma churrasqueira, fazer a estrutura com os mesmos tijolos avermelhados seria uma opção para fugir do comum, trazendo um ar rústico e ainda mais europeu.
Se a área externa possuir uma piscina, um box de canto para banheiro com uma ducha é a combinação perfeita. Isso porque a opção apresenta fácil adaptação para ambientes menores e sem exagero de espaço.
Já a utilização de um box com portas ângulo de correr ocupam menos espaço e acabam sendo mais práticas (e bonitas) que cortinas ou outra forma de abertura.
Sem deixar a funcionalidade de lado, essa é uma escolha de visual atraente e efetiva que realça o espaço.
O modelo é constituído por quatro portas, sendo duas fixas e duas de correr para garantir maior segurança.
Ela pode, ainda, ter ou não suas roldanas aparentes, dependendo do estilo desejado, deixando o ambiente requintado e aconchegante.
O box com portas de vidro é uma ótima opção, já que os de acrílico tendem a rachar com facilidade com qualquer impacto mais bruto.
Como uma escolha mais segura, o vidro temperado é mais durável, fácil de limpar e esteticamente mais atraente, além de dar impressão de maior amplitude ao local.
Esse modelo é de material resistente e duradouro, aguenta diversas variações de temperatura e é indicado para essas ocasiões, principalmente devido ao contato frequente com diversas temperaturas da água.
Iluminando o ambiente
Uma boa iluminação é capaz de mudar completamente o visual do lugar. O torna mais aconchegante, harmonioso, fluido e leve.
Uma das vantagens de possuir um banheiro na área externa de casa é que a área já apresenta uma boa claridade, mas para obter resultados ainda melhores, confira as dicas a seguir:
- Coloque uma janela em uma das paredes onde ficará localizado o box;
- Pendentes em luz de filamento também funcionam como decoração;
- Paredes claras e espelhos aumentam a claridade;
- Aposte na decoração com objetos em ambientes estratégicos.
Como dito acima, os pendentes com lâmpadas em filamento podem ser ótimos itens decorativos, mas eles por si só não dão conta de iluminar um ambiente o suficiente.
Portanto, utilize-os com cautela e prefira lustres práticos com lâmpadas em cores frias, como as de led.
Fios de led também podem ser bem usados nas partes inferiores dos armários ou até mesmo em volta ou atrás do espelho.
Invista em móveis planejados
Se o espaço do banheiro for pequeno, é necessário ainda mais planejamento na hora de construí-lo para que se obtenha bons resultados.
Nesse caso, opte por contratar uma Fábrica de Móveis Planejados para melhor aproveitamento de espaço e para que os móveis fiquem bem distribuídos, deixando o ambiente harmonioso.
Com essa opção é possível escolher as divisórias internas e a localização de cada elemento de modo a atender todas as necessidades.
Nichos também são uma boa escolha, podendo ou não ficarem expostos com itens de decoração em seu interior.
Para ajudar na composição do ambiente, coloque um espelho para banheiro de acordo com seu gosto.
Mais uma ótima dica é apostar em espelhos retangulares e grandes para aumentar ainda mais a amplitude do recinto, mas não se esqueça de utilizá-lo de maneira estratégica.
Se possível, faça uso de um que tenha grandes dimensões, apostando em modelos que vão do teto ao chão e preencham toda a extensão da parede.
Caso não seja uma possível, uma opção de resultado similar é posicioná-lo acima do gabinete onde está a pia e deixando-o se prolongar até próximo ao teto.