Nobre, versátil e resistente, a madeira é um dos materiais mais populares para se decorar imóveis. Por mais que haja outros tão resistentes e bonitos quanto, como o PVC e o porcelanato, ela se mantém como um item atemporal tanto para a mobília quanto para detalhes relacionados ao acabamento.
Apesar disso, nem todos sabem quais são as particularidades e os cuidados necessários com este material em cada uma de suas aplicações.
Isso, por sua vez, é fundamental, pois estas informações ajudam o proprietário de um imóvel a decidir quais são as melhores soluções para cada cômodo, além de mantê-las em bom estado por mais tempo.
Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas informações importantes a respeito do uso da madeira para decoração:
-
Móveis de madeira
Desde uma simples mesa de jantar até uma grande estante de livros, a madeira pode servir de matéria-prima para fabricar os mais diversos tipos de móveis. Os motivos por trás disso são suas vantagens, tais como:
-
Versatilidade;
-
Possibilidade de ser pintada e tratada;
-
Resistência;
-
Possibilidade de ser reformada e reciclada.
Normalmente, os proprietários de imóveis optam por comprar peças já prontas de lojas do varejo especializadas no ramo. Contudo, é interessante considerar os serviços de uma fábrica de móveis planejados. Tais estabelecimentos se dedicam a projetar, elaborar e montar móveis pensados especialmente para o espaço no qual serão instalados.
Deste modo, ele é melhor aproveitado, principalmente no caso de imóveis com áreas úteis menores. Outra vantagem de se optar por esta alternativa é a possibilidade de personalização.
Uma peça como o guarda roupa planejado pode ser customizada conforme as necessidades de quem as utilizará. Caso a pessoa tenha muitos sapatos, por exemplo, pode-se incluir mais estantes em seu interior. Já homens que possuem muitos ternos podem incluir um compartimento exclusivo para eles, e assim por diante.
Apesar disso, é preciso ter em mente que estes móveis demandam os mesmos cuidados que outros itens feitos em madeira. Na prática, isso significa que é preciso protegê-los do derramamento de líquidos, da umidade e de impactos muito fortes.
-
Deck de madeira
Um um país quente como o Brasil, a instalação de uma piscina em casa é o sonho de várias pessoas. Além de ela ser uma alternativa para se refrescar em dias nos quais as temperaturas são mais altas, elas são uma opção perfeita para reunir os amigos e a família em ocasiões especiais.
Porém, para que isso possa ser feito de forma confortável para todos os envolvidos, é interessante que haja um deck ao redor da piscina.
Trata-se de um piso de madeira confeccionado especialmente para ser resistente à água, além de embelezar o local. Sobre ele podem ser colocados desde um simples guarda-sol até espreguiçadeiras e outros móveis, de modo a acomodar visitantes e moradores.
O problema é que, dependendo do tamanho da área a ser revestida, o deck de madeira preço pode ultrapassar o orçamento disponível para a reforma do local. A boa notícia é que já há uma opção mais em conta que o modelo tradicional, feito sob medida: o tipo modular.
Como o próprio nome diz, ele é vendido em módulos já prontos, que podem ser unidos e combinados conforme as necessidades e preferências do proprietário do imóvel.
-
Piso de madeira
Junto com os móveis, os pisos de madeira são itens vistos de forma corriqueira em imóveis residenciais e comerciais. O motivo por trás disso, novamente, são as propriedades do material: bonito e resistente, ele pode durar algumas décadas.
Apesar disso, é preciso ter em mente que, à medida que o revestimento é usado, a tendência é que ele se desgaste. A boa notícia é que, quando isso acontece, não é preciso arcar com o assoalho de madeira preço, pois basta reformá-lo para que ele fique com cara de novo.
Este procedimento começa com a lixação completa da superfície, com o objetivo de extrair todos os vernizes e fluidos de acabamento aplicados sobre ele anteriormente. Em seguida, é aplicada uma resina, que tem como finalidade a ocultação das imperfeições da superfície.
Vale ressaltar que no caso de pisos extremamente danificados, que já tenham amplos vãos entre as tábuas, este procedimento não é o suficiente, pois é preciso aplicar uma massa de preenchimento entre as tábuas, para só depois fazer uso do verniz. Deste modo, o resultado será natural e duradouro.