Independentemente do tipo e tamanho de obra, seja a construção e reforma de uma casa, prédio, estabelecimento comercial ou indústria, é necessário contratar uma empresa de engenharia civil e arquitetura para desenvolver o projeto e executá-lo.
Esse profissionais estudam toda a parte que envolve projetar, construir e garantir a manutenção de todos os tipos de obras e infraestrutura na cidade, inclusive são responsáveis também pela parte que garante a preservação da área natural, sendo obrigados a seguir as regras de licenciamento ambiental.
As primeiras construções surgiram juntamente com o princípio da humanidade, pois desde sempre os seres humanos precisaram construir estruturas que serviam de abrigos. Porém, eles utilizavam apenas os elementos naturais que possuíam à sua disposição.
Contudo, com o desenvolvimento de novas tecnologias, estudos e técnicas, as construções foram se tornando cada vez mais complexas.
Para realizar a construção de uma grande obra, como um prédio, por exemplo, é necessário seguir alguns passos para garantir um resultado positivo.
Um edifício se caracteriza por ser uma construção que possui como principal objetivo proporcionar espaços destinados à habitação das pessoas e, também, garantir que outras atividades humanas sejam resguardadas.
Construir um prédio envolve muitos aspectos, principalmente porque, normalmente, ele apresenta vários andares, com apartamentos e corredores dispostos uns sobre os outros, tendo uma altura elevada.
Dessa maneira, é necessário realizar diversos estudos preliminares para garantir uma estrutura segura. Depois que o prédio já está pronto e funcionando, é indicado contratar uma empresa de manutenção predial.
Como construir um prédio
O primeiro passo envolve a escolha do terreno em que será realizada a construção e também toda nova edificação tem início com a elaboração de seu projeto arquitetônico.
Dessa maneira, é importante ver com o cliente o que ele espera da obra, quais as suas necessidades e objetivos com o prédio. Antes de começar a executar o projeto, é preciso:
- Examinar as características do terreno;
- Limpar o terreno;
- Nivelar o solo;
- Fazer o levantamento topográfico completo do lote.
O orçamento e planejamento da obra deve ser feito durante essa etapa também. Para sustentar o edifício, o alicerce ou a fundação deve ser a primeira parte a ser construída.
Essa é uma estrutura de ferro ou de concreto, assentada sob a terra visando a distribuição do peso do edifício em uma área maior do solo.
Durante essa fase, vários tipos de alicerces podem ser usados, como, por exemplo, a fundação rasa, o tipo mais barato e usualmente empregado nas superfícies resistentes e menos úmidas.
Já os barretes são mais caros, pois exigem a operação de escavadeiras especiais e são indicados para as construções que tenham vinte ou mais andares.
Sendo assim, a escolha da fundação mais adequada depende do tipo de solo, da drenagem do terreno, entre outros aspectos.
Já a alvenaria é a parte em que as paredes são elevadas, assim como sapatas. Esses e outros elementos estruturais são previamente estudados e projetados com a função de suportar cargas verticais, proporcionar vedações e também isolamentos térmicos e acústicos.
Nesse processo,. são utilizados tijolos, blocos de concreto e outros materiais. Durante esse processo, também são criadas as estruturas elétrica e hidráulica do prédio, com base no projeto de instalações elétricas.
Depois disso, há a necessidade de aplicar forros, coberturas e esquadrias no prédio. Depois de finalizada a parte estrutural, chega o momento de fazer a implementação dos acabamentos da edificação, ou seja, instalar gessos, azulejos, porcelanatos, cerâmicas, carpetes, pisos, laminados, pedras decorativas.
Nesse mesmo momento, há a preparação das superfícies para receber os vidros e a aplicação de tintas nas paredes, vernizes e pinturas de detalhes. Com o passar dos anos, todos esses itens necessitam de manutenção.
Licenciamento ambiental
O licenciamento ambiental é caracterizado como um procedimento administrativo por meio do qual órgão ambiental fornece a autorização da localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e outras atividades que utilizam recursos ambientais, e podem ser consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras.
A Lei Federal nº 6.938/1981, que institui a Política Nacional de Meio Ambiente, obriga um empresário a solicitar licença ambiental quando é necessário o uso de recursos naturais na obra, o empreendimento pode poluir o meio ambiente ou, ainda, quando ele tem possibilidade de degradar o planeta. Para saber com mais detalhes, consulte uma consultoria ambiental SP ou na sua cidade.