A preocupação com a segurança tem aumentado cada vez mais nos últimos anos, isso porque o índice de criminalidade continua subindo gerando a sensação de insegurança e fazendo com que a população não se sinta mais protegida.
De modo que para mudar essa realidade as pessoas estão investindo em sistemas de segurança para proteção não só dos seus bens materiais, mas também de suas vidas e das de seus entes queridos.
Assim, conforme a tecnologia vai avançando, empresas especialistas começam a fazer uso das mesmas para criar mecanismos que auxiliem na proteção de casas e prédios residenciais.
Pensando nisso, os equipamentos de segurança residencial são modernos e eficientes e conseguem desempenhar funções muito importantes com grande precisão.
No entanto, muitas pessoas acreditam que para obter esses serviços precisam gastar muito dinheiro, mas não, com o passar dos anos os sistemas de segurança se popularizaram e podem ser adquiridos hoje com um custo acessível, pois o objetivo é proteger o maior número de pessoas para que todas possam se sentir seguras dentro de suas casas.
Ademais, a quantidade de aparelhos que podem ser encontrados para esse fim são inúmeras, sendo que cada um tem uma função específica e visa atender determinada situação.
Sendo essa a importância de conhecer as opções do mercado, que é uma ótima ideia para quem deseja comprar essas ferramentas ou contratar uma empresa de segurança para lidar com essas questões.
Apresentando possibilidades para proteção das residências
Um sistema de segurança residencial é composto com uma série de equipamentos de grande utilidade, são eles que protegerão as áreas externas e internas do local a fim de evitar roubos e invasões.
Mas, vale lembrar que um bom sistema precisa ser instalado por uma equipe treinada, sendo que a mesma pode inclusive cuidar de todo o monitoramento do espaço.
Deste modo, o cliente pode solicitar que se coloque uma camera segurança na entrada e outras no interior da residência, elas captarão imagens suspeitas ao entorno, mas é importante ter alguém observando essas câmeras para que sob o menor sinal de irregularidade a polícia e agentes de segurança responsáveis possam ser acionados.
Para isso, as empresas de segurança contam com equipes de monitoramento que ficam alocadas em uma central de atendimento 24 horas por dia.
Assim quando necessário podem entrar em contato com o cliente e fazer uma proteção mais assertiva do mesmo. Além disso, há também a possibilidade de instalar alarmes para uma garantia maior de segurança.
Um alarme de segurança é muito eficiente porque pode ser colocado nas portas das casas e se alguém tentar invadir um sinal sonoro será emitido impossibilitando a entrada.
Imediatamente o dono da residência e a equipe de segurança serão avisados do ocorrido, desta forma a certeza de uma casa bem protegida é maior e os moradores podem ter mais tranquilidade para viver com bem estar e segurança.
Contudo, não apenas as casas recebem essa proteção, os prédios residenciais e comerciais também podem adquirir alarmes, câmeras de vídeo e muitos outros equipamentos.
Por exemplo, o fluxo de entrada e saída é muito grande, por isso precisa de um controle efetivo então pode se optar por uma portaria remota que instalará um aparelho na entrada para captar as informações dos moradores e visitantes e enviar esses dados para uma central que fará a liberação.
Alguns dos mecanismos usados nesse sistema de segurança para permitir ou não a entrada são:
- Leitor biométrico;
- Cartões magnéticos;
- Códigos de barras;
- Catracas.
Planejamento e características da segurança interna
Todos os prédios precisam contar também com sistema de detecção e alarme de incêndio, isso porque quanto mais rápido o problema for percebido mais ágil será a ação dos bombeiros.
De modo que cuidar da instalação e manutenção desses equipamentos é fundamental para manter um bom funcionamento de todos os componentes e assim evitar danos mais graves.
Por exemplo, em caso de incêndios acidentais, esse sistema poderá evitar a perda dos itens contidos no ambiente, assim como ferimentos e mortes.
Além disso, existe a possibilidade das próprias pessoas se capacitarem por meio de um curso de combate a incêndio para que assim consigam prestar os primeiros atendimentos enquanto o corpo de bombeiros não chega.
Esse curso é ministrado por pessoal autorizado e competente que ensinará técnicas importantes que podem ajudar a salvar vidas e diminuir acidentes sejam nos prédios ou nas casas.