O setor da construção civil é muito importante para a sociedade, porque, é com os serviços dos profissionais desta área, que acontece o desenvolvimento e expansão das cidades, com o aparecimento de imóveis de cunho comercial, empresarial e residencial, escolas, espaços de lazer, entre outras possibilidades que ajudam as pessoas a resolverem as suas urgências do cotidiano.
Os serviços de construção, acontecem com frequência, já que as empresas do ramo, as construtoras, possuem uma grande demanda de projetos para elaborar empreendimentos de pequeno, médio e grande porte.
Para conseguir realizar o trabalho com qualidade e eficiência, é muito importante criar uma planta para decidir a quantidade de cômodos e os detalhes que podem ajudar os engenheiros e arquitetos a fazerem o seu trabalho.
Procedimentos importantes para a realização da obra
Os cuidados com o solo é uma questão primordial para as obras, pois, interferências no solo podem influenciar no andamento da construção.
As condições do terreno é um dado muito importante para o andamento da obra, por isso, pesquisar informações e empresas especializadas em topografia, é importante.
A topografia estuda os acidentes geográficos dos terrenos e consegue analisar e descrever os métodos e as medidas que são aplicadas para perímetro, localização e a orientação de relevo, que podem ser representadas por meio de cartas (mapas).
Nos serviços de topografia, os profissionais realizam as análises, usando instrumentos de medição, pois, com as ferramentas necessárias, é possível um levantamento topográfico.
Os equipamentos específicos para os serviços topográficos são: GPS, estádia, GNSS, estaca, baliza topográfica, estação total, teodolito, mira, nível topográfico e outros equipamentos que garantem precisão, eficiência e uma verificação detalhada.
Após as análises dos profissionais da topografia, os responsáveis pela obra podem decidir o que será feito para dar início as atividades, já que, depois do serviço topográfico, a empresa emite um relatório com as informações que os engenheiros e arquitetos podem anexar ao projeto e utilizá-las em todas as etapas, até o momento de finalização, para garantir segurança e qualidade no serviço.
A sondagem rotativa é um processo de investigação que reúne um conjunto motomecanizado que ajuda na obtenção de amostras rochosas. Através da ação perfurante e máquinas de perfuração, é possível coletar um material rochoso, chamado testemunho.
As principais vantagens deste tipo de serviço são: classifica e caracteriza os perfis rochosos presentes no terreno, facilita a retirada de amostras das rochas com facilidade durante a perfuração, permite a utilização de um ângulo de inclinação e outros pontos positivos que ajudam na obra.
Os equipamentos usados na sondagem são: tubos de revestimentos, coroas, hastes, sonda rotativa, tripé e bomba de água. Estes itens realizam uma conexão capaz de coletar as amostras.
Cuidados especializados com o solo
O solo grampeado é uma técnica que consiste em melhorar as condições do terreno, realizando uma contenção com taludes naturais e cortes com a execução de chumbadores que são enterrados, que ajudam a cuidar do solo. Essa técnica é muito utilizada em construções de:
- Estradas;
- Rodo-ferroviárias;
- Túneis;
- Indústrias;
- Residências;
- E nas remediações de deslizamento.
A técnica de contenção oferece muitos benefícios, segurança e economia ao projeto, por isso, pesquisar informações e referências de profissionais especializados, é importante para garantir qualidade e eficiência na obra.
As aplicações mais frequentes são: estabilização de encostas, estabilização de morros e diques, emboques de túneis e estabilização de cortes ou aterros em obras residenciais, ferroviárias e rodoviárias.
O uso de um dreno horizontal profundo é um serviço especializado no ramo de engenharia que ajuda a retirar a água do solo de forma gravitacional, através de furos pequenos feitos com uma máquina chamada perfuratriz.
O dreno horizontal é conhecido no ramo da engenharia pela sigla DHP. Esse serviço é indicado para solos e terrenos que possui uma grande quantidade de água ou quando os mutos são construídos abaixo do nível de afloramento de água.
A presença de um profissional geotécnico no momento de realizar o DHP é uma forma de segurança, porque, o geotécnico pode ajudar no momento de realizar uma furação com precisão, calculando o espaçamento ideal para a atuação da máquina.
Todos estes procedimentos e serviços são segmentos da engenharia civil, área muito importante para ajudar no crescimento e expansão das cidades.
Os profissionais da área, com a sua experiência e conhecimento podem atuar na elaboração de projetos, construção e manutenção de todos os tipos de infraestrutura, com qualidade, segurança, custo-benefício e eficiência para atender as necessidades das cidades e pessoas.