Os espaços residenciais são fundamentais para o desenvolvimento das cidades e conforto dos indivíduos. Nestes locais, as pessoas podem viver sozinhas ou com suas famílias, compartilhando os cômodos. Os imóveis para fins residenciais e projetos habitacionais acontecem, graças aos trabalhos das construtoras, empresas do segmento de construção civil.
Os empreendimentos imobiliários que são construídos e colocados a venda, geram um crescimento positivo para a economia, contribuindo nos números do país.
As empresas do ramo compram terrenos que estão desocupados e sem utilização, para transforma o projeto de moradia em uma realidade. Um jeito ter um excelente aproveitamento do espaço é construindo várias torres de apartamentos.
Com o crescimento populacional nos últimos anos, os edifícios residenciais têm sido uma ótima solução para conseguir um bom uso do terreno, pois eles cumprem a função de moradia das pessoas e conseguem também gerar resultados satisfatórios para as empresas.
Os processos de construção dos prédios realizados pelas empreiteiras consistem em:
- Escolha do terreno;
- Criação do projeto arquitetônico;
- Orçamento e planejamento de obra;
- Elementos estruturais;
- Alvenaria;
- Cobertura;
- Projeto das instalações elétricas e hidrossanitárias;
- Acabamentos e revestimentos;
- Área externa;
- Finalização e entrega.
Após cumprir o trabalho, as edificações podem ser ocupadas pelo proprietário, com segurança e qualidade.
A importância de uma administração eficiente
Os cuidados e vigilância das áreas externas do prédio, as contas, saúde financeira e problemas com os moradores necessitam de uma pessoa experiente, capacitada para manter tudo sob controle.
Os síndicos profissionais são os indivíduos que tem experiência em assuntos condominiais, ou seja, podem ajudar na resolução de contratempos e proporcionar o melhor a comunidade do edifício.
Uma administradora de condominios pode auxiliar o síndico na gestão, oferecendo suporte e tranquilidade ao profissional. A vantagem de contratar os serviços administrativos são a comodidade em relação à contabilidade, folha de pagamento, contas e planejamento financeiro.
As funções das administradoras são:
- Gerenciamento dos recursos humanos;
- Gestão das áreas administrativas;
- Gerenciamento jurídico do condomínio;
- Gestão do consumo de água e luz;
- Assessoria nas áreas de arquitetura, decoração, engenharia e paisagismo;
- Gestão dos equipamentos de segurança;
- Suporte para a realização das assembleias;
- Organização dos arquivos e documentos obrigatórios do condomínio.
Obras e ajustes que podem melhorar o edifício
O síndico, responsável pelas contas e despesas do prédio, por ter acesso às finanças, pode sugerir aos moradores em uma reunião, possíveis reformas que podem melhorar os espaços externos e agregar mais conforto aos moradores.
A instalação de um elevador hidráulico residencial, por exemplo, é essencial para o transporte de pessoas e cargas com qualidade e segurança mantendo assim uma manutenção em sistema hidráulico recular para prevenção.
No mercado de elevadores, há muitos modelos que podem variar conforme a quantidade de andares que pode acessar, design, espaço, recursos de segurança e tecnologia, entre outros pontos.
Pesquisar em diversas empresas especializadas na fabricação e venda é uma solução para encontrar uma opção ideal para o prédio. Destinar capital para fazer a manutenção periódica é essencial para manter a funcionalidade e evitar problemas.
Na área externa, utilizar itens que agregam proteção são interessantes e criam uma imagem de conforto para os moradores. Uma rede de quadra de futsal é uma alternativa para proteger o espaço onde crianças, jovens e adultos podem se divertir. Usar a rede ajuda a evitar que a bola escape do espaço, não machuca a pessoas que circulam ao redor da quadra.
Esse produto é confeccionado com fio retorcido que garante maior durabilidade e resistência contra impactos e mudanças climáticas. Possui fácil instalação e ótimo custo-benefício.
As garagens residenciais
O ambiente da garagem deve ser espaço para comportar os veículos dos moradores. A organização das vagas para estacionar é um assunto muito delicado e que merece uma assembleia para definir com os moradores o que será feito. Investir na pintura de faixas de estacionamento é jeito de conseguir definir um espaço para cada indivíduo colocar o seu carro ou moto.
Contratar uma empresa especializada nesse serviço é uma ótima alternativa, porque os profissionais podem fazer uma pintura no chão, renovando o aspecto visual e logo em seguida pintar as faixas.
Nos condomínios que não possuem uma área ou espaço fechado, colocar um toldo para garagem pode agregar muitas vantagens: proteção do veículo, adiciona modernidade, evita que intempéries danifiquem o automóvel, conforto visual, mais espaço e privacidade. O toldo é uma opção com preço acessível, fácil instalação e que pode agradar os moradores.
A entrada e saída de veículos pode ser simples e facilitada. Um portão automático é um ótimo investimento para o condomínio, pois evita que as pessoas se esforcem para abrir e fechar o portão, aumenta o tempo de vida útil da estrutura e proporciona segurança.
Portanto, os cuidados com a rotina e áreas do prédio são fundamentais para uma convivência harmoniosa, fator que gera ótimos ganhos ao condomínio e síndico.