Usado principalmente para a construção de embalagens, o isopor é uma matéria prima cada vez mais aplicada também no ramo da construção civil.
Na prática, essa matéria-prima se destaca pelo custo baixo, mas por vantagens como resistência, bom isolamento térmico, acústico e ótima versatilidade.
Você sabia que existe até mesmo Forro de isopor para teto? Pois é! Além disso, quando esse material é misturado com outros elementos, como concreto especial, é possível até criar um tipo de isopor que se iguala ou substitui o cimento dentro de uma obra. Essa mistura de materiais é conhecida por EPS, que é uma espécie de concreto com baixa densidade.
Apesar da aparência frágil, o isopor é uma tendência cada vez mais usada na área de construção civil e deixou de ser apenas Isopor para embalagem (embora esse produto tenha muitas variedades). Quer saber mais sobre como funciona a utilização do isopor na construção civil? Continue lendo pois esse artigo é para você!
Placa de isopor
Se engana quem pensa que a placa feita com isopor é usada apenas para a montagem de maquetes da engenharia civil. Esse material também é usado e adaptado dentro dos materiais de construção.
Tanto que uma Placa de isopor pode ser aplicada nas mais diversas estruturas de projetos residenciais ou empresariais. Assim como o aço, o ferro ou o dyrwall, esse item serve para compor elementos como:
-
Lajes;
-
Sancas;
-
Molduras;
-
Forros;
-
Tetos.
Além da versatilidade de aplicações, do material, as placas podem ser encontradas no mercado com dimensões e espessuras variadas. Como são elementos pré-montados, as vantagens de usar uma placa para compor alguma estrutura são inúmeras.
Além do conforto térmico do material e da sustentabilidade (o isopor é reciclável), este elemento otimiza o tempo da obra e não absorve tanta água.
Como também, é fácil de instalar esse material (uma cola para isopor já é uma forma de fazer isso) e dificilmente as placas quebram durante o transporte.
Forro de isopor para teto
A escolha do material que compõe o forro de uma obra é muito importante. Além de ser um item de acabamento e que impacta na decoração do projeto, esse item determinará a resistência desa parte da casa e a capacidade de proteção contra infiltrações e outros elementos. É possível fazer um Teto de isopor.
Além de ser um material que facilita o acabamento e possíveis alterações como pintura, esse elemento também preza bastante pela proteção dessa parte do projeto.
Como o isopor não absorve umidade, os riscos de escolher essa peça para a composição do forro e ter algum problema de infiltração são mínimas.
Outra vantagem do Forro de isopor para teto é a facilidade de limpeza desse material. Ou seja, adeus sujeiras que não saem facilmente e mofam o teto.
Isopor para laje
Assim como esse material pode ser usado para o teto, a aplicação também serve para a laje. Apesar da semelhança entre os dois espaço sem uma obra, a aplicação do Isopor para laje pode surpreender muitas pessoas.
De uma forma totalmente ecológica e reciclável, a matéria-prima nessa situação só reforça o seu potencial no meio da construção civil. A proteção contra chuva, umidade e outras intempéries também prevalece nessa situação e o design do isopor permite que esse tipo de projeto também seja decorativo.
Isopor para embalagem
Essencialmente, o Isopor para embalagem é o formato mais conhecido dessa matéria-prima. Embora seja muito utilizado na indústria, essa técnica pode complementar um projeto de construção civil, na parte decorativa.
Como as dimensões desse item são variadas e é possível construir embalagens com diferentes formatos e cores, essa é uma ótima ideia para decorar a sala.
Há também quem goste de usar o Isopor para embalagem em elementos que decoração e utilidade na cozinha. Ou seja, há muitas funções para um elemento só.
Vale a pena usar isopor na construção?
Por mais que não seja tão comum ainda, pelo menos no Brasil, o uso do isopor na construção civil é uma tendência em projetos sustentáveis.
Assim como os sistemas Wood Frame, onde as madeiras de reflorestamento dominam a construção, essa é uma boa alternativa. As funcionalidades são as mesmas que qualquer outro material. Entretanto, o isopor pode ser reutilizado e a natureza agradece. O seu projeto também, afinal, essa matéria-prima é muito versátil na criação.