As pessoas portadoras de deficiência física, buscam cada vez mais obter os seus direitos. Elas dão valor à autonomia, liberdade, dignidade e inclusão na sociedade, através da igualdade de oportunidades.
A questão da acessibilidade para deficientes físicos, está ligada ao ambiente em que eles vivem. Se as condições mínimas forem cumpridas, os deficientes conseguem exercer sua cidadania e direito de ir e vir, o que contribui com sua independência.
Quanto mais atendidas forem as normas de facilitação, mais participativos eles se tornam na sociedade. Hoje em dia, cerca de 12% da população mundial, têm algum tipo de deficiência física.
Ou seja, mais de 800 milhões de pessoas necessitam de infraestrutura especial, para atender suas necessidades. As soluções devem estar integradas.
De nada adianta um ônibus com espaço e rampa para cadeirantes, por exemplo, se o deslocamento até o ponto de embarque é inviável, com calçadas cheias de buracos, falta de rebaixos ou escadarias.
O resultado mais negativo dessa falta de acesso, se dá no acesso às escolas, atingindo as classes mais pobres, o que leva, muitas vezes, ao abandono dos estudos.
Os equipamentos e aparelhos para deficientes físicos adquiriram melhorias nos últimos anos, por mérito das dicas de usuários, que se sentem mais valorizados e exigem seus direitos, pela evolução tecnológica e atuação do governo.
Quando o atendimento às normas de acessibilidade é obrigatório para a liberação de projetos, a sociedade ganha milhares de consumidores ativos por novas oportunidades, o que fomenta a economia como um todo.
Para que isso aconteça, da forma mais abrangente possível, é indispensável o uso de equipamentos adequados. Afinal, o deficiente pode ter seus direitos, mas de nada adiantarão se ele não conseguir locomover-se.
O Brasil possui uma política avançada de inclusão social para cadeirantes, mas o problema está na aplicação correta das normas, como a NBR 9050, por exemplo.
É preciso identificar as reais necessidades de cada um dos portadores de deficiência física, e projetar o espaço público de forma que eles o utilizem com autonomia, praticidade e segurança, desempenhando as mais diversas atividades de seu dia a dia.
Elevador cadeirante
O elevador cadeirante, é um equipamento para locomoção vertical e diagonal de pessoas com mobilidade reduzida, principalmente as que utilizam cadeiras de rodas, destinadas a vencer elevações em shoppings, prédios comerciais, bancos, restaurantes, hotéis e todas as atividades que envolvam atendimento e serviços dirigidos ao público.
O elevador permite a este tipo de usuário, vencer o desnível de escadas, mezaninos e pavimentos, e é indicado também em locais onde uma passarela se torna inviável na relação comprimento e altura do desnível.
Pode ser fabricado com cabinas que possuem no seu revestimento interno chapas de aço 1020, chapas de alumínio escovado, vidros temperados ou chapas de aço inox escovado.
Os pisos desses elevadores, devem ser de chapa xadrez de alumínio e internamente, as cabinas devem possuir botoeira de comando, guarda-corpo ou porta, corrimão, sinalização de elevador cadeirante e demais itens conforme norma.
Elevador plataforma
O elevador plataforma é um tipo de elevador industrial, destinado ao transporte de cargas ou para locomoção de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, realizando movimentos verticais de forma segura.
A capacidade de transporte da plataforma, se inicia com 300 kg e atinge até 1.500 kg. É indicado somente para áreas internas, devido a seu funcionamento e estrutura.
O elevador plataforma pode ser produzido com acionamento eletromecânico ou hidráulico, com sistemas de segurança padrão que incluem freio de segurança, micros de parada, micros de fim de curso, painel eletrônico, freio motor, cabos de aço especiais, que devem atender a todas as normas de funcionamento vigentes.
Equipamentos de acesso para cadeirantes
Além de determinadas estruturas instaladas em diversos espaços públicos, é possível oferecer instalações e equipamentos, para otimizar o transporte e locomoção de cadeirantes, de forma segura e cômoda para o mesmo, dentro do estabelecimento.
- Cadeira de praia para cadeirantes;
- Mesa adaptada para cadeirantes;
- Catraca de acesso para cadeirantes;
- Rampa de acessibilidade para cadeirantes;
- Cadeira de banho para cadeirantes;
- Barra de apoio lateral para camas e banheiros.
Então, basta pesquisar sobre os fabricantes de elevadores certos e escolher a melhor opção para sua necessidade.