O aço inox vem sendo cada vez mais utilizado em eletrodomésticos e itens de cozinha. Isso porque, além do aspecto mais moderno, possui diversas vantagens.
Esse material é nobre, altamente sofisticado, e traz um requinte elegante e moderno ao lar. Uma das maiores vantagens do aço inox é que ele é 100% reciclável, ou seja, não agride a natureza.
Os produtos em tal material são mais duráveis e fáceis de limpar, o que torna o material perfeito para mesa de inox, por exemplo, já que o material é resistente à corrosão e variações bruscas de temperatura, não quebra e tem um custo baixo de manutenção.
Também é benéfico à saúde, por ser isento de toxinas e não desprende resíduos nos alimentos, o que o torna perfeito nos casos de pia de cozinha inox.
Cada vez mais empresas e instituições têm investido em produtos de segurança e proteção ambiental, visando atender as exigências propostas por lei, que garantem o controle contra acidentes, descarte incorreto de dejetos, incêndios, contaminações etc.
Nesse sentido, o aço inox aparece como uma opção ideal e largamente utilizada pela indústria. Consistência e durabilidade, modernidade e praticidade são alguns dos atributos que fazem com que os produtos em inox façam sucesso no mercado.
Tecnicamente falando, o aço inoxidável é uma liga metálica composta de ferro, níquel, cromo, carbono e níquel resistente à corrosão e o calor.
O níquel serve para maximizar toda a rigidez da liga às elevadas temperaturas, sua ductilidade e soldabilidade, otimizando toda a sua resistência em um modo geral.
Por isso, a cadeira inox é tão resistente e durável e a bancada inox é tão utilizada em trabalhos mais pesados.
Nas cozinhas profissionais, o material faz parte faz parte das exigências da Vigilância Sanitária, por ser um material de fácil higienização, não transferir sabor ou odor aos alimentos e ser resistente à corrosão.
Além disso, é um material altamente durável e qualquer coisa feita com ele terá um aspecto de elegância.
As geladeiras e micro-ondas que dispõem acabamento de inox na cozinha são excelentes para a aquelas pessoas que tem alguma casa, isso porque elas são muito mais resistentes contra a maresia.
O acabamento combina com qualquer modelo de cozinha, seja de estilo campestre, praiano ou cosmopolita.
Há muitas opções de acabamento de inox para eletrodomésticos, o que torna o material acessível a gostos e preferências diferentes, possibilitando aos consumidores trazer esse produto para seus estabelecimentos.
Tipos de aço inox
1. Austeníticos
a) Aço 304: com maior rigidez devido à oxidação e à corrosão, esta liga é perfeita para fabricar produtos para hospitais, indústrias químicas, petroquímicas e farmacêuticas. Por reduzir a ferrugem, com partículas que podem alterar toda a formação dos produtos no ato de produção;
b) Aço 304L: Esse nada mais que é uma versão aperfeiçoada do aço 304, esta liga pode ser utilizada geralmente nos mesmos lugares, entretanto, preferencialmente é importante evitar a corrosão intercristalina que é diferente dos modelos de aço inox mencionados.
c) Aço 316: Possui molibdênio em sua fórmula, o que faz essa liga muito acima em termos de qualidade aos 304 e 304L para utilizações nos mesmos tipos de indústrias;
d) Aço 316L: Com atributos muito semelhantes ao 316, com menor quantidade de carbono, possibilitando dessa maneira uma rigidez maior à corrosão intercristalina;
2. Duplex:
É muito utilizada em dutos, destiladores, evaporadores e tanques variados, isso porque são resistentes superior a corrosão sob tensão;
3. Endurecíveis por precipitação:
São categorizados a classe do aço 17 e 520B, através de tratamento térmico podem oferecer flexibilidade e firmeza;
4. Ferríticos:
São aços mais econômicos, pois não possuem níquel em sua composição, sendo muito utilizado na estrutura de eletrodomésticos, talheres e moedas. O aço 430 faz parte dessa classe;
5. Martensíticos
a) Aço 410: O aço 410 é um produto utilizado para a produção de turbinas, pás e válvulas, além de outros tipos de produtos que determinam temperabilidade maior;
b) Aço 420: ideal para a produção de facas, bisturis, pinças e outras ferramentas.
Aplicações do aço inox
O aço inox apresenta várias aplicações, como em:
- Instalações hospitalares;
- Segmentos de cutelaria (talheres, panelas, baixelas);
- Pia de inox;
- Equipamentos sanitários, pias e móveis;
- Revestimentos de elevadores;
- Corrimões de escada;
- Eletrodomésticos (fogão, geladeira, micro-ondas);
- Peças para automóveis;
- Equipamentos náuticos;
- Construção civil.
Vantagens do aço inox
A grande diferença entre aço comum e aço inox é o fato de este não sofrer corrosão. Isso significa que, ao entrar em contato com oxigênio, ele não sofrerá oxidação, isto é, não enferrujar.
O aço inox possui uma série de vantagens, e dentre as principais estão:
- Resistente à corrosão;
- Facilidade de limpeza;
- Aparência higiênica e brilhante;
- Material higiênico;
- Baixo custo de manutenção;
- Resistência a variação de temperatura;
- Resistência a altas temperaturas;
- Material reciclável.