A construção civil é repleta de desafios e ações, que se iniciam com a elaboração de um projeto com os detalhes técnicos que estarão na obra, assim como o levantamento dos recursos necessários para sua execução.
Além da elaboração de um projeto, feito por um engenheiro civil que tenha formação e qualidade técnica, existem outros procedimentos e cuidados que são importantes para garantir a qualidade da obra, assim como seu bom desempenho.
Nesse artigo, falaremos sobre esses elementos. Se você pretende construir, não deixe de conferir os detalhes nesse artigo.
Licença e outros materiais
Para quem vai construir é necessário estar atento a algumas orientações e licenças que devem ser obtidas pelos órgãos públicos. Os mesmos são responsáveis pela liberação da obra e por isso, antes de construir, a prefeitura do seu município deve ser consultada.
Por exemplo, a depender do município e estado existem algumas regulamentações a respeito do meio fio de concreto pré moldado. Esse meio fio também é um espaço que ajuda a integrar a calçada e consegue também interligar outros sistemas, como da rede pluviométrica, com a instalação dos famosos “bueiros”.
Geralmente, esse meio fio é feito em concreto porque o material é versátil, resistente e muito durável. No caso dele ser pré-moldado, facilita a instalação dessa calçada, otimizando ainda mais o tempo de obra.
Além da parte burocrática da documentação para liberação da obra, existem outros documentos que são necessários. Um deles é o LTCAT construção civil. Esse documento pode ser apresentado ao INSS caso o funcionário sofra algum acidente grave e necessite solicitar a aposentadoria.
Esse documento é exigido no caso de pessoas que trabalham em risco e em profissões que possam comprometer sua integridade física. Para quem tem funcionários no setor da construção civil esse procedimento é fundamental.
A emissão do LTCAT traz maior segurança ao funcionário que trabalha com construção civil e muitas pessoas precisa se submeter a alturas elevadas e situações de perigo.
Esse documento é uma obrigatoriedade para empresas da construção civil e devem ser exigidos por parte do funcionário, como um resguardo de que, se houver algum tipo de imprevisto, o funcionário receberá os benefícios disponibilizados em lei.
Por isso, é importante que as empresas que construção estejam atentas a este documento, mas não somente isso. É fundamental se prevenir em campo para evitar acidentes com os funcionários.
A importância do uso de EPI
Em uma construção, além dos aspectos técnicos que envolvem desde a liberação da obra, até um laudo sobre as condições dos funcionários, é fundamental estar atento à segurança dos funcionários.
Por isso, o uso de equipamento de proteção individual, também conhecido como EPI é fundamental nesse processo.
Dentre os principais equipamentos podemos citar:
- Botas;
- Luvas;
- Protetor auricular;
- Roupas específicas;
- Protetor para os dentes;
- Capacete.
Esses são alguns dos principais equipamentos que a empresa deve entregar ao funcionário e o mesmo é obrigado a fazer esse uso. Isso é importante para evitar acidentes e trazer mais segurança ao processo da construção.
Além do uso de equipamentos de proteção individual com o objetivo de proteger o funcionário e trazer mais qualidade e bem-estar ao mesmo durante o serviço, é importante também estar atento à infraestrutura local.
Por isso, é fundamental que ocorra uma instalação de um balão de iluminação, para facilitar a visibilidade, principalmente, de quem precisa trabalhar no período da noite.
A importância de um gerador na construção
Já que estamos falando sobre o uso da energia elétrica durante a construção, com a instalação desse balão que ajuda na iluminação é importante também pensar em um aspecto preventivo.
E se faltar energia? Se houver uma interrupção no fornecimento de luz pela rede responsável pela distribuição? Nesse caso, é importante que a empresa se previna com a instalação de um gerador a diesel.
O gerador é um equipamento fundamental, utilizado não somente na construção civil mas em eventos, shows, hospitais, frigoríficos e locais que não podem ficar sem energia para não ter suas atividades comprometidas.
Esse equipamento funciona transformando energia mecânica em energia elétrica e pode ser acionado no caso de uma pane elétrica.
Com isso, o local ficaria abastecido com energia, até que a rede elétrica se restabelecesse. Contar com isso na construção vai além da segurança. Consegue também otimizar o tempo de obra, tornando-a mais ágil.