Naturalmente, nos diversos processos realizados no mercado, há uma busca constante por qualidade, produtividade e otimização do custo-benefício, que são fatores indispensáveis em qualquer setor.
Sendo assim, não é diferente ao se tratar da construção civil, uma vez que as obras abrangem diferentes etapas e consequentemente exigem equipamentos distintos.
Neste cenário, uma das medidas adotadas, é a de aluguel de equipamentos para construção civil, que tem se tornado uma prática cada vez mais comum devido aos benefícios proporcionados, tais como:
- Economia de recursos;
- Variedade de opções;
- Suporte ágil;
- Produtividade.
Por meio da locação, não é preciso investir em manutenções periódicas, combustível, armazenamento, logística, entre outros fatores que demandam tempo e recursos financeiros.
Por esse motivo, é uma forma de economizar, além do fato de que dependendo do período da obra e uso do equipamento, o aluguel pode ser mais favorável do que a aquisição.
As empresas que contam com o aluguel de equipamentos, comumente se deparam com alternativas tecnológicas e modernas de máquinas e acessórios, que atendem aos processos realizados com maior qualidade e precisão.
Ainda mais, há maior possibilidade de atender às especificações dos processos a serem realizados na obra.
Grande parte das corporações que atuam no setor de locação, possuem disponibilidade imediata e suporte ágil, caso seja necessário, por exemplo, algum reparo ou substituição do equipamento.
Esse é um grande diferencial, principalmente por evitar longas paradas nas obras, que podem comprometer seriamente a produtividade.
Conforme pode ser notado, a produtividade é um dos fatores mais visados em torno dos benefícios, pois estão relacionados a questões que, normalmente, apresentam interferências no processo produtivo, como paradas para manutenção, substituição, adequação de equipamentos, entre outros fatores.
Só que ao recorrer a essa alternativa de serviço, os trabalhadores podem ficar mais focados na construção em si.
Principais dicas para a locação de máquinas
Para que de fato seja possível usufruir dos benefícios que a locação de máquinas para construção civil pode proporcionar, é preciso se ater a alguns fatores cruciais, como analisar as condições dos equipamentos, comparar preços, gestão dos equipamentos alugados e atenção ao contrato estabelecido.
É fundamental analisar por completo o que as empresas de locação oferecem, isso não envolve apenas diferenciais de contrato, suporte e valores, como também as condições dos equipamentos.
Por esse motivo, é interessante analisar de perto as condições do maquinário e se de fato se trata de uma empresa de confiança, pois pode ser decisivo para se prevenir de determinados problemas no decorrer da obra.
A pesquisa de mercado é importante para potencializar o custo-benefício da locação, por esse motivo, da mesma forma que ocorre com os materiais, buscar orçamentos variados pode ser favorável para identificar quais são as empresas que proporcionam qualidade e as melhores condições para o pagamento.
Naturalmente, após o aluguel, é preciso ter cautela com o uso e se ater ao estado de conservação. Com a atenção correta, é possível identificar desgastes e, até mesmo, antecipar problemas em potencial.
Neste contexto, é fundamental conhecer os direitos e deveres de ambas as partes, que são estabelecidos nos contratos decisivos para lidar com a necessidade de troca, o que ocorre em caso de defeitos, entre outros fatores.
Alguns dos principais equipamentos alugados
Por mais que exista grande variedade de máquinas e ferramentas que podem ser locadas para a construção, naturalmente, há alguns itens que são mais visados, principalmente devido a versatilidade que apresentam. É um exemplo de máquinas pesadas, como a retroescavadeira, tratores e a pa carregadeira.
O primeiro tipo de máquina citado pode ser aplicado em operações variadas, tais como quebra de asfalto, aterramento elétrico, escavação, pavimentação e para a movimentação de materiais.
Há diversos tipos de retroescavadeiras, inclusive modelos mais compactos, para a escolha ideal, é preciso que exista atenção em fatores como a capacidade das caçambas, peso operacional, profundidade de escavação e potência do motor.
A locação de trator também é muito buscada, não apenas para a construção civil, como também para atender a atividades agrícolas.
É preciso se ater ao fato de que os modelos apresentados são variados, principalmente com distinções de finalidades a serem atendidas pela máquina. Normalmente, em áreas industriais, os tratores empregados podem apresentar chassi articulado, esteiras ou rodas.
Além disso, as distinções entre as nomenclaturas e especificações dos equipamentos também devem ser averiguadas para garantir uma escolha mais objetiva.
Por exemplo, a pá carregadeira consiste em basicamente um trator com uma pá na dianteira, sendo uma máquina que opera com tração força motriz e é amplamente aplicada para a escavação de terrenos, preparo de solo e para o carregamento de materiais.
Assim como outros equipamentos que podem ser aplicados na construção civil, é importante que a escolha seja feita de forma cautelosa e com uma empresa de locação de confiança, principalmente para evitar prejuízos e acidentes durante a operação.