Engana-se quem pensa que em todas as regiões brasileiras o que predomina é o calor. Embora seja um país considerado tropical, as frentes frias costumam ser constantes e, nessas horas, possuir um aquecedor elétrico não é nada mal.
O quinto maior país do mundo possui uma alta volatilidade térmica, podendo chegar a temperaturas baixíssimas, até em regiões praianas.
É claro, ter um ar condicionado nos momentos mais quentes do ano também é uma boa ideia, mas um ventilador é capaz de dar conta do recado. No caso do frio, a ausência de um aquecedor pode acarretar em gripes e resfriados, por exemplo.
Abaixo, confira se vale a pena manter um aquecedor ou ar condicionado em casa.
Diferença entre ar condicionado e aquecedor
Tanto o ar condicionado como o aquecedor, servem para manter o ambiente em uma temperatura que agrade as pessoas. Mas, os dois equipamentos possuem muito mais diferenças do que semelhanças.
Na prática, o ar condicionado tem mais funções que o famigerado aquecedor, tendo em vista que o mesmo pode refrigerar e aquecer. Entretanto, se utilizadas às duas funções, a manutenção do aparelho será recorrente, acarretando prejuízo em longo prazo.
Qual o melhor custo benefício?
Em relação ao custo benefício, é mais compensatório manter um aquecedor funcionando, tendo em vista que muitas empresas fornecem o produto junto com o kit de placas solares, tecnologia que ajuda a diminuir o consumo de energia, porque usa como fonte de alimentação principal o sol.
Além disso, o aquecedor é usado em dias mais frios, enquanto o ar condicionado fica ligado boa parte do tempo, principalmente em escritórios e locais mais movimentados.
Existe também outra opção ainda mais econômica, como é o caso do aquecedor a gás. Ele funciona como um fogão, em que a água é aquecida pelo sistema de queimação, que passar por uma serpentina.
Quanto mais fria a temperatura da água que entra, mais forte e potente é o fogo que a aquece.
Neste caso, o recomendado é usar um pressurizador para aquecedor a gas, responsável por aumentar a pressão da água que é transportada ao equipamento, aumentando, assim, a potência do aquecimento.
Manutenção aliada à tecnologia
Em termos de manutenção, assim como foi mencionado há pouco, o aparelho de ar condicionado, uma vez que é utilizado com veemência, acaba exigindo consertos periódicos, implicando em maior gasto durante os períodos mais quentes do ano.
Por outro lado, o conserto de aquecedor sakura é menos recorrente, pois o equipamento é utilizado apenas em dias mais frios e, dependendo da fabricante, a vida útil do aparelho é garantida.
Ao contrário do que muitos pensam, o ar-condicionado, como o próprio nome já diz, atua no condicionamento do ar, assim sendo, ele adapta as condições climáticas de um ambiente.
Com isso, possíveis impurezas penetram no circuito do mesmo, ocasionando travamentos e perda de potência.
Aquecedor que conta com painel solar, por sua vez, além de ser mais econômico, é altamente durável e resistente.
Veja algumas vantagens do painel para aquecedor:
- Dura mais de 25 anos;
- Vidros resistentes;
- Feitos de cristal de silício ultra-puro;
- Funciona com luz solar;
- Poupa energia elétrica;
- Diminuição na conta de luz.
Além do mais, esses painéis utilizam placas fotovoltaicas, que são responsáveis por transformar a luz solar em energia fotovoltaica, transferida para o painel de energia de uma residência por completa.
Cabe destacar que a energia solar pode ser usada para alimentar um aquecedor, assistir TV, usar aparelhos de som, computadores, lâmpadas, bem como motores elétricos e qualquer tipo de eletro presente em uma casa.
Afinal, qual vale a pena investir?
Na hora de investir em um aparelho como o ar condicionado ou aquecedor, o melhor a ser feito é a pesquisa prévia.
Existem inúmeros sites que realizam comparativos entre produtos. No entanto, alguns acabam “puxando a sardinha” para determinada marca ou produto.
Por conta disso, o ideal é fazer uma lista com as principais necessidades e o porquê investir em tal aparelho.
No caso do aquecedor, por exemplo, um bom motivo é o custo benefício. Mas, se o melhor para a residência for o ar condicionado, deve-se levar em consideração a manutenção periódica e o gasto com energia elétrica.
Em suma, os dois aparelhos são importantíssimos para manter o clima agradável em um ambiente. Mas, se a escolha tiver que ser única, cada detalhe precisa ser analisado com cautela.