A importância da sustentabilidade tem feito com que o mercado desenvolva alternativas ecológicas para itens já existentes, como o aquecedor.
Assim, não é necessário usar as fontes de energia comuns para este item, como a eletricidade ou o gás.
Ao invés disso, o aquecimento é feito com a ajuda da radiação do sol.
Para tal, é necessário instalar equipamentos específicos no imóvel em questão, que permitam o aquecimento da água com a ajuda do sol.
Depois disso, o aquecedor solar está pronto para funcionar. Aprenda mais a respeito deste equipamento neste post.
O que é um aquecedor solar?
Um aparato de aquecimento com a luz do sol consiste, basicamente, em duas peças: uma placa, normalmente instalada no telhado no imóvel, e um reservatório térmico, que reserva a água já aquecida.
Assim, não é preciso contar com as redes de distribuição de água e gás para fazê-lo.
Apesar de esta tecnologia parecer avançada, ela é mais antiga do que muitos pensam. Registros comprovam que, no ano de 1890, ela já era usada no estado americano da Califórnia.
Naquela época, era uma alternativa à energia elétrica, que, neste tempo, tinha um custo muito alto.
Entretanto, vale ressaltar que, ao longo do século que se passou, seu mecanismo de funcionamento foi aprimorado e, hoje, é muito mais moderno do que naquela época.
Como o aquecedor solar funciona?
Em um sistema de aquecimento solar, a energia para fazer todo o aparato funcionar vem de placas de captação.
Elas absorvem o calor e o transmitem por meio de processos de condução, convecção e radiação.
Esta energia térmica, por sua vez, circula por tubos, feitos de materiais que são bons condutores, como o cobre, até que chegue a um reservatório térmico, que aquece a água e a mantém armazenada até que seja usada.
Vale ressaltar que, se houver muitos dias nublados em sequência, o mecanismo deixará de funcionar.
Portanto, é importante manter as instalações de aquecimento elétrico ou a gás, por via das dúvidas.
Além disso, também é fundamental saber quanta água será usada, de modo a escolher o sistema ideal. Os gastos diários por pessoa normalmente ficam em:
- Chuveiro: 75 litros;
- Cozinha: pelo menos 15 litros;
- Banheira pequena: 120 litros;
- Banheira grande: 200 litros.
Quais são as vantagens do aquecedor solar?
A instalação e manutenção de aquecedor solar exigem um investimento considerável dos proprietários do imóvel; contudo, ele traz bons retornos a eles. Confira, a seguir, algumas das vantagens trazidas por este aparato:
1. É uma alternativa mais ecológica
As formas tradicionais de aquecer a água podem ser extremamente agressivas ao meio ambiente. Portanto, investir um sistema baseado na radiação do sol é uma opção muito mais ecológica.
2. A instalação se paga com o tempo
Fazer a instalação e o conserto de aquecedor exigem um alto investimento. Afinal, é imprescindível contar com equipamentos específicos para este fim, bem como mão de obra qualificada.
O valor total pode chegar facilmente ao custo de um carro popular, no caso de sistemas mais complexos.
Entretanto, o investimento se paga em alguns anos, especialmente em regiões mais ensolaradas.
Afinal, não há mais a dependência das redes de distribuição de energia, de modo que o orçamento da família não fica vulnerável às flutuações de tarifa, gerando uma economia considerável ao longo do tempo.
3. Valorização do imóvel
Quem adquire um imóvel costuma investir em itens que o valorizem, como uma boa decoração e um sistema de segurança moderno.
Contudo, nem todos imaginam que um sistema de aquecimento de água baseado na luz do sol também pode valorizar uma propriedade.
Afinal, trata-se de uma tecnologia que tende a ganhar cada vez mais destaque nos próximos anos, devido aos debates constantes a respeito de sustentabilidade.
Portanto, vale a pena procurar uma empresa local especializada que possa elaborar o projeto e fazer uma instalação.
Quem vive em cidades do interior de São Paulo, por exemplo, podem procurar um especialista em aquecedor solar Campinas.
4. Mais conforto no banho
As principais queixas de quem depende de chuveiros elétricos são a pouca flexibilidade para adequar a temperatura da água (há apenas o modo verão e o modo inverno), além da baixa pressão da ducha.
A boa notícia é que, com um sistema baseado na luz do sol, é possível substituí-lo por outro modelo, mais versátil. Isso significa mais conforto na hora do banho.