O piso de madeira é um material muito visado para atender aos mais variados ambientes, isso se deve ao fato de que além de ser encontrado em meio a alternativas puras ou que apenas imitam madeira, diversas vantagens podem ser proporcionadas, inclusive a praticidade crescente para encontrar pisos desse tipo.
No entanto, naturalmente, ao procurar por opções como essa, é interessante que o consumidor observe não apenas o fator estético, como outras questões, tais como:
- Manutenção;
- Tipo de instalação;
- Durabilidade;
- Possibilidade de restauração.
Entre as alternativas que podem ser encontradas, é possível citar opções como o taco e o laminado, que contam com distinções notórias.
Isso se deve ao fato de que o laminado consiste em um piso fabricado a partir de lâminas de madeira e fibras HDF. Uma das maiores vantagens desse tipo de piso é a forma como imita a madeira natural e sua grande durabilidade.
Com o piso laminado instalado de forma correta, o que, normalmente, ocorre por meio de encaixe macho e fêmea, é possível contar com grande praticidade, principalmente ao abordar as formas de manutenção necessárias para esse tipo de piso.
Afinal, com uma vassoura de cerdas macias ou um pano úmido com água e produto específico para essa superfície, é possível estabelecer uma limpeza ágil e satisfatória.
O tipo de problema mais comum apontado pela instalação é o ruído, porém, com o suporte profissional correto, há grande possibilidade de resolver essa questão sem maior complexidade, sendo que em vários casos, basta aplicar uma manta entre o contrapiso e o laminado para amenizar o ruído.
Já o taco é encontrado em placas retangulares, aplicadas com cola asfáltica. Além de ser um modelo muito durável, também apresenta o diferencial de permitir restaurações quando apresenta aparência desgastada e/ou a substituição das placas caso seja necessário.
Vantagens do rodapé de madeira
O rodapé, de forma geral, tem grande influência no ambiente, sendo fundamental não apenas como item decorativo, como também para proteger as áreas das paredes próximas ao piso, o que pode comprometer a durabilidade. Esse item pode ou não ser constituído com o mesmo tipo de material do piso.
O rodapé de madeira, quando escolhido com cautela, pode contar com grande durabilidade, porém, é necessário que o material receba o tratamento adequado para evitar acúmulo de sujeira e desempenhar maior resistência contra agentes nocivos, como cupins e apodrecimento.
A opção de madeira é considerada uma das mais tradicionais e apresenta grande variedade de acabamentos, o que consequentemente, contribui para que o consumidor encontre tonalidades favoráveis para o tipo de aplicação em questão.
Já para quem almeja alternativas claras, para obter maior facilidade na pintura, pode ser favorável recorrer a opção de MDF.
Aspectos da recuperação do piso de madeira
A recuperação de piso de madeira é uma das principais vantagens que esse tipo de material oferece, afinal, nem sempre é viável realizar uma reforma ou substituição completa do piso e ao falar das opções de madeira, em alguns casos não é necessário.
No entanto, é preciso averiguar o estado da madeira, pois quando já foi submetida a muitos processos de restauração, as beiradas de encaixe dos pisos podem estar fragilizadas, favorecendo quebras e trincas.
Além disso, quando existe algum tipo de taco solto, em algumas situações, há possibilidade do reaproveitamento da peça, caso contrário, é necessário instalar um novo, que, posteriormente, será igualado aos demais pelo processo de raspagem, que é uma das principais etapas da restauração.
Ao procurar por raspagem de tacos preço, é interessante citar que um dos primeiros passos consiste no desengrosso, onde a resina antiga é removida e o piso nivelado.
Em seguida, lixas são utilizadas para o polimento e para o acabamento, uma resina é aplicada para conferir brilho ao piso.
É indispensável que as colas ou massas aplicadas no momento da restauração sejam de qualidade, principalmente para assegurar um processo mais preciso. Além disso, determinadas opções podem apresentar secagem mais ágil e maior durabilidade.
De qualquer forma, conforme apresentado ao longo do texto, tanto os tacos, quanto os pisos laminados podem contar com vantagens.
No entanto, cada local conta com opções que são mais favoráveis do que outras, é algo natural devido às especificações presentes.
Por essa razão, é interessante recorrer sempre a profissionais qualificados para obter orientações acerca da melhor instalação.