Quando o assunto é decoração, design de interiores ou mesmo arquitetura em geral, o Brasil tem apresentado um crescimento considerável nos últimos anos.
Trata-se mesmo de um mercado que, nada obstante a sua abrangência, cresce em termos de soluções por parte dos prestadores de serviços em termos de requisições por parte dos clientes e usuários finais.
Há vários fatores econômicos que explicam esse tipo de aquecimento. De fato, uma parcela maior da população tem conseguido acesso à soluções financeiras que permitem a permanência desse cenário favorável.
A própria construção civil apresenta uma tendência que vai ao mesmo sentido, é justamente esse macro-cenário que permite a expansão de setores aparentemente menores ou nichados.
É o caso, por exemplo, dos moveis planejados (bem como dos modulados), dos pisos laminados, dos pisos vinílicos e até mesmo da parede de drywall, conforme ficará mais claro adiante.
Sobre divisórias acústicas
Ao falar no ramo da sobredita parede de drywall, por exemplo, é possível aprofundar o caso das divisórias acústicas, as quais se encontram no mesmo nicho em termos de solução e comércio.
Certamente até pouco tempo atrás, tal solução era pouco requisitada e nem ocorria à maioria dos conjuntos comerciais e salas corporativas disponíveis no mercado de locação e venda de espaços.
Hoje, há muitas salas comerciais que já contam com essa solução integrada ao projeto desde os seus primeiros estágios. Seguem adiante algumas das principais vantagens e benefícios promovidos pelas divisórias acústicas:
-
Privacidade e sigilo de reuniões extraordinárias;
-
Conforto para atividades que dependem de concentração;
-
Customização do espaço disponível para o layout da empresa;
-
Aumento de produtividade e otimização de tempo.
Sobre raspagem de assoalho
Assim como a parede de drywall e as divisórias acústicas, a raspagem de assoalho de madeira se insere em um mercado crescente e cheio de vantagens e benefícios que vão muito além do que se pode imaginar num primeiro momento.
Apesar da conscientização em torno da sustentabilidade, o uso de madeira no ramo moveleiro e de revestimentos de piso não tem diminuído.
Pelo contrário, as soluções sustentáveis é que têm aumentado a cada ano que passa. A famosa madeira de reflorestamento é apenas um exemplo dessa tendência.
De fato, tanto pisos feitos com madeira mais nobre (o cedro, o pinho, o carvalho, o mogno, etc.) quanto pisos de baixíssimo custo de produção e instalação dependem igualmente de manutenção, seja ela preventiva ou corretiva.
As vantagens da raspagem de assoalho são iguais para ambos os casos. Alguns exemplos, são:
-
Considerável aumento da vida útil do piso;
-
Embelezamento geral do espaço trabalhado;
-
Remoção de sujeiras impregnadas e de imperfeições;
-
Higienização que evita maus odores e até doenças.
Sobre decoração de apartamentos pequenos
Já a decoração de apartamentos pequenos, por seu turno, remete não apenas a uma tendência moderna e cada vez mais popular, como também a fatores típicos da construção civil como um todo.
Especialmente em se tratando de países emergentes como é o caso do Brasil, o qual ainda conta com capitais com alto índice de habitação por metro quadrado.
De fato, devido o crescimento concentrado em regiões metropolitanas, as residências e mesmo os conjuntos comerciais dessas áreas costumam ser cada vez menores.
Tal situação, exige dos projetistas, arquitetos e decoradores uma série de medidas apropriadas, bem como uma criatividade bastante grande.
Inclusive, é na capacidade de trazer novidades e soluções reais para os clientes que reside o grande diferencial de uma empresa que faz não apenas decoração, mas a decoração de apartamentos pequenos.
Obviamente, tal decoração não significa que o espaço seja intrinsecamente limitado, e que portanto deva sofrer de falta de opções e soluções harmoniosas e atraentes.
Pelo contrário: quanto menor é o espaço, maior se torna o desafio por torná-lo não apenas útil e funcional, como também bonito, elegante e harmonioso.
Atualmente, os móveis planejados são a melhor solução para esse tipo de ambiente. Há uma variedade imensa de soluções voltadas tanto para residências quanto para espaços comerciais.
Essa abundância criativa permite a decoração e o mobiliar de todos os cômodos existentes, quais sejam os principais:
-
Dormitórios e escritórios em geral;
-
Cozinhas, refeitórios e toaletes;
-
Sacadas e halls que sejam diminutos;
-
Entre outras divisões que tenham a mesma limitação.
Interessante
Conforme sobredito e demonstrado, indo de soluções de paredes e divisórias, até soluções de pisos e revestimentos, passando pelo caso do design ou arquitetura de interiores reduzidos em tamanho, a construção civil como um todo tem apresentado um aquecimento de demanda e de oferta incrível nos últimos anos.