A conquista de um imóvel próprio é o sonho de muitas pessoas, e quando se torna realidade, os novos proprietários querem empregar um estilo próprio no acabamento e equipamentos, para promover conforto e segurança aos moradores.
O mercado da construção civil acompanha a evolução tecnológica, implementando diversos acessórios que podem fazer parte de ambientes familiares. Desde a fachada residencial, com a implementação de um portão que abre remotamente, até a iluminação que pode ser controlada por aplicativos de celulares e tablets.
A automação residencial é uma realidade que está em expansão, principalmente com a chegada de aparelhos eletrônicos no mercado, que permitem o acesso à internet. Eles podem ser configurados para ligar e desligar diferentes equipamentos e eletrodomésticos.
Depois da realização de um sonho, os proprietários podem utilizar essas ferramentas e equipamentos disponíveis em lojas especializadas e, junto com profissionais qualificados, preparar um projeto adequado para atender as necessidades da rotina de uma residência.
Senhas digitais substituem as chaves físicas
As trancas das portas modernas e automatizadas dispensam o uso de chave comum, aquela que o chaveiro precisa fazer uma série de cópias, dependendo do número de moradores que vivem em uma mesma casa ou apartamento.
Com a instalação fechadura eletrônica essa necessidade desaparece, já que uma senha digital pode ser programada e ser o suficiente para a abertura e fechamento das portas. Baterias internas recarregáveis permitem o acesso mesmo quando não há disponibilidade de energia elétrica.
As senhas podem ser personalizadas, pois assim é possível saber quem está entrando e saindo de casa, por meio de programas específicos para esses equipamentos eletrônicos. A ligação com sistemas de alarme sonoro aumentam a segurança, caso ocorra alguma tentativa de invasão domiciliar.
Outros acessos da residência podem contar com trancas tradicionais, como as portas internas dos quartos e banheiros, assim como a porta da cozinha ou entrada de serviço. Nada impede a instalação fechadura eletronica, levando em consideração que isso vai proporcionar reforço na segurança patrimonial.
Acessibilidade residencial em equipamentos de segurança
Para os imóveis residenciais que possuem uma entrada de portão social, as fechaduras eletrônicas podem ter características diferentes daquelas que utilizam uma senha, ou mesmo a digital dos moradores.
A abertura pode ser realizada por meio de uma botoeira interna, assim como a entrada da garagem pode ser aberta a partir de um controle de portão automático, disponível dentro do veículo ou da residência.
A visualização por meio de câmeras de segurança pode ser acessada a partir de programas definidos exclusivamente para os moradores. Nesses casos, o uso da internet é imprescindível, pois ela permite a transmissão de dados com qualidade e em tempo real.
A contratação de um profissional capacitado para a instalação do cabeamento de rede permite que tudo esteja integrado, conforme especificações apropriadas e determinadas em um projeto abrangente de segurança.
Sistemas elétricos e hidráulicos promovem economia
A automação residencial não envolve apenas equipamentos exclusivos com tecnologia tão avançada que fica inacessível para a maioria da população.
Muitos escritórios de engenharia e arquitetura desenvolvem projetos que permitem economizar em sistemas elétricos e hidráulicos de uma residência.
A tubulação eletrica externa possui cabos e fios com bitola apropriada para a passagem de energia com abastecimento suficiente para todos os equipamentos eletrônicos, tanto para uso domiciliar, quanto aqueles voltados para a segurança.
A distribuição de água para ambientes específicos, como banheiros, áreas de serviço e torneiras podem ser controladas de maneira automatizada, assim como as mangueiras utilizadas para a rega de gramado e jardim.
As instalações hidráulicas prediais que fazem parte da automação residencial podem ser, ainda, aplicadas em áreas de lazer, como piscinas que precisam do acionamento das bombas para sucção de filtros e limpeza geral da água.
O investimento na automação residencial pode variar, dependendo dos equipamentos instalados e do tamanho da própria área de cobertura, quando se pensa em câmeras localizadas em diversos pontos, tanto nos cômodos internos quanto na área externa.
É possível encontrar câmeras de baixo custo, mas que possuem ponto fixo e precisam de iluminação adequada para a captação de imagem com qualidade. O mercado oferece outras com sensores, visão noturna e acesso por internet, com um valor maior, mas também com mais utilidades.
Além disso, há pacotes de automação residencial que envolvem diversos equipamentos, como:
- Controle de iluminação;
- Ar condicionado inteligente;
- Abertura e fechamento de cortinas;
- Sistemas de TV e som.
A interação dos moradores é maior, integrando diferentes equipamentos em um projeto abrangente e que proporciona segurança e conforto eficientes.
Muitos profissionais desenvolvem projetos personalizados, de acordo com as necessidades de cada residência. Para os proprietários de casas e apartamentos, é preciso ver o que precisa, para adaptar os equipamentos de acordo com o tamanho da propriedade e a o uso adequado.