A construção de empreendimentos imobiliários tem movimentado diversos setores da economia. Desde a utilização de mão de obra, contratando o ajudante de pedreiro, passando pelo mestre de obras até os engenheiros, arquitetos e decoradores, chegando ao maquinário utilizado para o transporte de cargas, materiais e remanejamento de peças e acessórios que são imprescindíveis neste tipo de obra.
Caminhões indispensáveis em uma obra
O transporte de máquinas que facilita o içamento de colunas e vigas para os canteiros de obras, está disponível para atender às variadas demandas que surgem quando o planejamento já está em andamento e as obras não podem parar, aproveitando todo o potencial durante a contratação de motoristas, caminhões/guindastes e demais ferramentas úteis para agilizar o desenvolvimento do projeto.
A locação de caminhão é um benefício que ajuda no transporte de cargas entre os limites das obras em andamento.
Os caminhões precisam levar pedra, areia e cimento, na forma básica, para transformação em concreto em determinados pontos de construção, tornando-os primordiais e evitando o gasto desnecessário de energia com o carregando em carrinhos de mão.
A economia de tempo nesta transição é muito maior, e que vale o investimento dos empreendedores que se utilizam deste artifício benéfico.
Entre os equipamentos mais úteis dentro de um empreendimento imobiliário, principalmente quando se trata de construções de larga escala, como edifícios e centros comerciais, está o caminhão munck, que oferece diversas possibilidades de transportar peças grandes e pesadas, facilitando a distribuição entre os pontos de instalação de vigas, colunas e postes de iluminação.
Dentro do canteiro de obras é possível entender as dimensões de trabalho em que todos estão envolvidos, e as alturas que devem ser alcançadas só podem ser feitas por maquinários que oferecem este tipo de serviço.
A locação de munck não se atém apenas aos empreendimentos imobiliários, dentro da construção civil.
É possível encontrar este tipo de caminhão também em instalações de redes elétricas públicas e em estradas e rodovias municipais, estaduais e federais, carregando guias de ruas, muretas de proteção e ferragens para formação de guard rails em beiras de estrada para aumentar a segurança daqueles que se utilizam destes espaços.
Mais comum na construção de pontes e prédios, o uso da talha elétrica para alcançar pontos mais altos é muito comum, trabalhando em conjunto com caminhões e guindastes que oferecem a segurança do transporte entre pontos inacessíveis para outros equipamentos.
Esta facilidade está disponível no mercado da construção, e pode ser utilizada de acordo com as necessidades que surgem ao longo do desenvolvimento do projeto e todos os encaminhamentos necessários.
As vantagens apresentadas pelo uso dos equipamentos são diversas, dentro de um canteiro de obras, mas é preciso estar atento a alguns detalhes que podem facilitar ainda mais o andamento de todo o processo em desenvolvimento:
- Modelos variáveis de equipamentos podem ser adaptados às necessidades;
- Profissional qualificado deve operar as máquinas;
- Podem ser disponibilizados equipamentos movidos a diesel e eletricidade;
- Mercado oferece diversos equipamentos para locação.
O investimento neste tipo de maquinário deverá constar no planejamento desde o início das obras, para que seja utilizado desde a fundação, com o transporte de peças e materiais de construção que pesam toneladas e devem ser devidamente encaixadas para não prejudicar o empreendimento no futuro.
Acessibilidade facilitada pelo uso de caminhões
A acessibilidade também é facilitada com o uso de máquinas e caminhões que transportam as máquinas para dentro dos canteiros de obras, pois o peso destas máquinas e o ir e vir entre os caminhos ajudam na sedimentação do terreno.
Com o uso de outros equipamentos, até mesmo, da talha eletrica, que é bastante utilizada na disposição e retirada de sacos de cimento, areia, pedra e outros materiais de construção, a preparação de um terreno deve passar pelo crivo de um profissional e na verificação do tipo de solo onde está todo o empreendimento imobiliário.
Com todos os equipamentos devidamente registrados e toda a carga sendo organizada com o uso de ferramentas funcionais, o planejamento de construção tem mantido o mercado aquecido, movimentando a economia de forma positiva, nos mais diversos setores, contribuindo para o desenvolvimento do país.