Antes de sair por aí procurando uma construtora para construir casas, que tal conhecer o processo de construção e venda de empreendimentos?
Em poucas palavras, não é difícil de imaginar as fases de uma obra, uma vez que elas fazem parte do planejamento imobiliário.
Este plano envolve desde o primeiro tijolo colocado na edificação até a entrega das chaves aos proprietários do imóvel.
Ademais, cabe lembrar que quem comprar imovel na planta ou em construção, precisa ter em mente que o avanço da obra está relacionado aos pagamentos realizados à construtora.
Sendo assim, para tirar qualquer tipo de dúvidas, preparamos este conteúdo especial com as principais informações, sobre como acontece o processo de construção e venda e empreendimentos. Veja a partir dos demais tópicos.
Principais fases da obra?
A construção de casas e edifícios residenciais precisam levar em conta as condições de cada terreno, assim como seguir as diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Esse detalhe tem como objetivo assegurar que todas as exigências sejam analisadas em relação à segurança e aos padrões de qualidade que precisam ser cumpridos, para que possíveis problemas na estrutura sejam prevenidos.
Antes de partir para o projeto, é necessário fazer um georreferenciamento com drone no terreno onde tudo acontecerá. O procedimento é obrigatório e define a forma, localização e demais aspectos físicos de um terreno.
De acordo com a Lei 10,267/01, o georreferenciamento precisa ser executado assim como manda a ABNT, que torna etapa obrigatória.
Além disso, o serviço precisa ser executado por mão de obra qualificada, que entenda sobre o manuseio de drone profissional.
O uso do equipamento é uma forma de mostrar que a tecnologia está em constante desenvolvimento e, por isso, é aplicada em inúmeros setores, como o da construção civil, por exemplo.
Projeto arquitetônico
Antes mesmo da execução de todos os serviços que envolvem a construção civil, é imprescindível contar com um projeto arquitetônico, tanto para casas como apartamentos.
Geralmente, engenheiros e arquitetos ficam responsáveis pela projetação, que deve ser alinhada com o tipo de empreendimento.
Nos dias atuais, é muito comum a construção de casas pré fabricadas, justamente por conta da economia que elas proporcionam aos futuros proprietários.
Neste caso, o projeto é mais simples e deve agregar conforto e funcionalidade ao imóvel. Ainda assim, o projeto arquitetônico deve detalhar todas as etapas da construção, como:
- Localização de portas e janelas;
- Harmonização do ambiente;
- Tipos de materiais a serem usados;
- Aproveitamento do terreno;
- Medidas do lugar;
- Tamanho por metros quadrados;
- Dentre outros elementos.
Posteriormente, ainda é preciso aguardar a aprovação do projeto final na prefeitura da cidade.
Assim sendo, o procedimento é verificado para saber se tudo está dentro dos conformes. Depois, a matrícula do imóvel é realizada e o alvará de construção é solicitado.
Planejamento da obra
Com o projeto em mãos, chegou a hora de planejar a obra. O procedimento evita o desperdício de materiais de construção.
E garante a qualidade da mão de obra e certifica todos os processos necessários para o bom funcionamento de todas as etapas.
Em poucas palavras, o planejamento consiste no desenvolvimento de um roteiro, com todos os pontos e detalhes da obra. Dessa forma, é muito mais fácil e prático cumprir os prazos de entrega aos clientes.
Serviços durante a construção
Depois de todo o processo burocrático, a tão esperada construção precisa ser iniciada. Para isso, o terreno deve ser fechado, os materiais precisam ser protegidos.
E todos os maquinários que serão usados necessitam de estar em bom estado, prontos para a obra.
Assim sendo, a limpeza do terreno é feita, uma vez que todos os entulhos devem ser removidos, assim como lixos e demais resíduos que estiverem no local.
Dessa maneira, os pedreiros se encarregam de montar o canteiro de obras, formado por uma estrutura temporária, que tem como finalidade abrigar os trabalhadores, assim como os equipamentos e materiais.
Nesse procedimento também são feitos os serviços de terraplenagem, como aterros e processos ligados à mobilidade do solo.
Durante a etapa, os arquitetos e engenheiros ficam responsáveis pela montagem das fundações, indicações das estruturas e paredes, assim como todo o processo ligado ao projeto.
Entrega das chaves
O momento mais aguardado por todas as pessoas que compram um imóvel: a entrega das chaves. Neste caso, ainda há uma dúvida em relação à venda de imóveis para estrangeiros.
Aqui no Brasil, por exemplo, a aquisição pode ser feita depois que a pessoa estrangeira solicitar o CPF. Depois, durante a compra, é preciso apresentar o documento, passaporte e comprovante de endereço do país natal.
Desse jeito, os procedimentos são todos comuns, como o registro do imóvel, pagamento do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis por Ato Oneroso (ITBI) e da Taxa do Registro.
Depois de todas essas etapas, a chave é entregue para os proprietários, que poderão usufruir do novo lar.