Trabalhar a partir de casa é cada vez mais uma realidade e a tendência do home office veio para ficar.
As empresas adotaram uma política de recursos humanos mais flexível, no que diz respeito ao local onde o funcionário executa suas tarefas. Algumas profissões podem ser executadas, parcial ou totalmente, a partir de um escritório em casa.
Apresentaremos um conjunto de sugestões, para tornar o seu escritório muito mais efetivo, sem perder as vantagens de trabalhar em casa e investindo pouco em equipamentos.
É importante que seja um cômodo isolado do resto dos ambientes da casa, bem iluminado, com fácil acesso (especialmente quando se vai receber clientes e fornecedores), e com a infraestrutura necessária:
- Energia elétrica;
- Água encanada;
- Linha telefônica;
- Internet;
- Espaço suficiente para ambientação e realização das tarefas;
- Ventilação.
Conheça itens indispensáveis
Tendo essas estruturas básicas, você pode investir em equipamentos:
1. A mesa
É o “pilar” do seu escritório, geralmente, quanto maior, melhor. Deve ter bastante espaço para o monitor do computador, teclado, telefone e outros equipamentos, e ainda ter um espaço para anotações. Opte por mesas que tenham gavetas organizadoras, para seu material de trabalho não ficar jogado;
2. Cadeira
Não economize na hora de comprar sua cadeira, por você passar muito tempo sentado, isso pode exercer um grande peso em sua coluna. Conforto é fundamental! Invista em uma poltrona com regulador de altura, com material lavável e que absorva e distribua o seu peso corporal;
3. Computador
Um desktop ainda é a melhor opção do home office, tem processadores rápidos e uma boa capacidade de memória, tem um menor valor comparado aos laptops, em geral. Escolha uma opção de tamanho, que seja viável a você, pois muitas vezes, é necessário fazer trabalhos externos;
4. Armário
Vai precisar de bastante gavetas, se precisar armazenar documentos que não podem ser jogados fora. Opte preferencialmente por um armário fechado e que tenha travas ou um local para colocar um cadeado, para evitar o contato de pessoas em documentos sigilosos;
5. Comunicação
Investir em tecnologia é a melhor ferramenta para expandir seu negócio, estar a par das novas tecnologias é a peça chave, para conseguir visibilidade no mundo online. O aluguel celular, pode ser uma boa opção se você trabalha em equipe, muitas locadoras cobram menos de R$5,00 ao dia por aparelho, não importando o limite de dados e não precisa se preocupar com manutenção e conserto de celular;
6. Impressora
Existem dois tipos de impressora: a laser (ideal para texto) ou jato de tinta (quando o trabalho inclui a impressão de fotos ou gráficos). Antes de comprar o equipamento, vale a pena dar uma olhada no preço dos suprimentos (cartuchos das impressoras a “jato de tinta”, e tonners para as de “laser”), pois em muitas vezes, a compra de cartuchos, em longo prazo, pode sair mais cara do que a impressora. Muitas impressoras, já têm copiadoras que são conhecidas como “multifuncionais”, isso faz com que você ganhe tempo em ficar tirando “xerox” em locais longe de seu escritório;
Saiba como complementar o ambiente
Mas não é só equipamentos que fazem o seu escritório prático e funcional, artigos de decoração dão mais conforto e a sensação de bem estar, aumentando assim, sua produtividade.
Não precisamos investir muito em decoração, se o seu home office ainda tiver algum espaço, coloque objetos para que sua pausa seja mais sossegada.
O puff é um ótimo aliado para pequenas pausas, existem diferentes tipos de materiais e cores que você pode escolher.
Existem enchimento de isopor para puff de micro pérolas – que além de serem mais anatômicas, possuem maior resistência à fadiga e pode durar por muito mais tempo.
Você mesmo pode produzir alguns objetos, que além de decorar podem ajudar na sua organização, como prateleira para organizar livros com caixas de feiras, etc.
Com essas madeiras de reuso, pode-se improvisar um banco bertoia para acomodar clientes ou visitantes. Além disso, você pode incentivar sua criatividade trabalhando com as cores em seu escritório.
Pois, está comprovado cientificamente que cores quentes podem trazer mais energia para seu ambiente de trabalho.
O amarelo e o laranja, geram uma sensação de bem estar para quem frequenta o local.
O que pode funcionar muito bem, para a concentração e o estímulo intelectual. Além de serem cores vivas, o amarelo e o laranja facilitam a iluminação do ambiente.