Uma casa é composta de muitos elementos e cômodos, que vão dos quartos, salas, banheiros até uma área que vem chamando a atenção, a area gourmet externa.
Essa área vem ganhando destaque por ser um espaço destinado a receber amigos e familiares. Um dos tipos de áreas externas que é bem tradicional, porém, muito agradável e divertido é a área de lazer com piscina.
Há várias maneiras de compor este espaço, que pode ser usando materiais:
- Reciclados;
- Materiais novos;
- Sustentáveis;
- Móveis pequenos e grandes.
Para construir uma área de lazer é necessário prestar atenção em diversos aspectos que são usados em todos os níveis da construção civil, de uma restauração de fachada até construções iniciais e de fundações.
Dicas para construção de uma área de lazer com piscina
Existem muitas maneiras de iniciar uma obra para a execução de uma área de lazer, seja ela com piscina ou não.
Para isto é fundamental que alguns aspectos sejam levados em consideração, afinal, sem um devido planejamento, o seu projeto pode não sair conforme queria.
Por isso, abaixo falaremos sobre pontos importantes para você que busca construir algum tipo de área de lazer com piscina de vinil ou outro modelo.
1. Busque profissionais
Muitas pessoas decidem começar a construir uma determinada área sem o suporte de um profissional, e isto pode ser um erro, afinal, a consultoria de um arquiteto contribuirá de forma significativa para a beleza, conforto e segurança de todo o projeto.
Por isso, busque um profissional arquiteto de confiança, e fale sobre suas ideias, e este fará um projeto sob medida para o seu perfil, ou mais personalizado, ou mais básico, mas enfim, que seja bonito e seguro.
Além dos profissionais arquitetos, é preciso contar com outros profissionais de confiança como jardineiro, pedreiro, eletricista e paisagista.
Apesar de ter um gasto maior, a sua cascata para piscina, o seu deck de madeira, será muito mais bonito e seguro, além de valorizar o imóvel.
2. Leve em consideração o espaço disponível para área
A consulta a um profissional arquiteto te ajudará a aproveitar melhor espaço, afinal, apesar de você querer, nem sempre é possível ter uma piscina de forma segura e agradável em todos os espaços.
No entanto, há outras alternativas muito bonitas e divertidas, como um ofurô ou uma hidromassagem, que são ideais para relaxar.
Este princípio não se aplica apenas as piscinas, qualquer material que for utilizar, leve sempre em conta todas as necessidades da casa e o espaço disponível, para que as instalações sejam muito bem aproveitadas.
Uma forma de fazer isto com qualidade é contratar os serviços de um paisagista que elaborará um projeto de paisagismo piscina ou de jardim, que harmonizará tudo conforme o espaço disponível na casa.
Sempre busque nas áreas de lazer ter um bom espaço de circulação, ainda mais quando houver piscina, isto evita riscos de acidentes para todas as pessoas, principalmente, crianças e idosos.
Também verifique se há espaço suficiente para instalação do gerador de cloro a base de sal que ajuda a piscina sempre ficar limpa e saudável.
Funcionalidade e beleza sempre andam juntas
Além dos pontos que tratamos acima, existem mais alguns que incidem diretamente nos conceitos de funcionalidade e beleza. Vai construir uma churrasqueira? E escolheu tijolinhos?
Saiba, esta não foi uma escolha ingênua, porque é apenas bonito, os tijolinhos são mais adequados para ficar próximos do fogo, não causando qualquer deterioração.
E sempre que possível, evite em lugares muito quentes, como fornos, churrasqueiras o uso de papel de parede e porcelanato, pois não são muitos resistentes a este tipo de ambiente.
Nas piscinas, utilize revestimentos antiderrapantes nas bordas para evitar acidentes e use cores que facilitem a localização do fundo.
Para manter a higiene construa um banheiro ou um chuveiro externo para que seja possível tomar uma ducha e se trocar sem a preocupação de sujar a casa.
Use cores mais escuras em lugares que molham sempre, pois pisos muito claros ao serem molhados ressaltam muito a sujeira.
Portanto, compor uma área externa com piscina ou não demanda muito conhecimento e paciência, porém, sem o apoio de um profissional qualificado, pode ser que seu projeto não saia de forma correta e segura.
Sempre escolha materiais de qualidade e coloque a segurança em primeiro lugar.