As empilhadeiras são equipamentos muito utilizados para carregar cargas. Vários modelos diferentes desse tipo de máquina, existem no mercado. Cada uma destinada a atender a uma necessidade específica.
Os tamanhos também são muito variados e podem ser desde aquelas pequenininhas, normalmente encontradas em supermercados, até as mais robustas utilizadas em grandes galpões e até mesmo na indústria.
Os tipos de empilhadeiras existentes são as seguintes:
Desde o tipo de energia utilizada para funcionar, até a capacidade de peso que conseguem suportar, as empilhadeiras são equipamentos muito importantes em diversos ramos da indústria e da construção.
A empilhadeira eletrica
Com alimentação feita por meio de baterias, seu uso é mais recomendado em ambientes internos, por não poderem ser expostas às chuvas.
Também é muito utilizada em frigoríficos, depósitos, galpões e almoxarifados, por ser muito silenciosa e não emitir gases tóxicos.
Dentro dessa divisão, ainda existem alguns modelos movidos a bateria, que possuem a chamada torre de elevação, uma característica estrutural.
Que permite que os braços que encaixam e levantas os pallets, se movam de maneira vertical e colocá-los em prateleiras mais altas.
Em caso de troca, é fácil encontrar bateria para empilhadeira eletrica, pois é a mesma utilizada em outros utilitários, como plataformas de elevação, carrinhos de golfe, etc.
Elas estão disponíveis em diferentes especificações, que vão desde os 200 até os 1250 amperes/hora, em 12V, 24V, 36V, 48V, 72V e 80V.
As empilhadeiras manuais
Esses equipamentos são utilizados a partir da força humana, assim como paleteira manual. Contudo, não é preciso empregar muita força para fazer o mecanismo funcionar.
Pois, suas estruturas são compostas por rolamentos, que facilitam seu manuseio. A torre de elevação, por exemplo, funciona com um sistema de roldanas, que fazem o esforço para subir ou descer os braços seja muito menor.
Outro facilitador desse tipo de equipamento, é o pneu para empilhadeira movida a força humana, que possui um robusto sistema de rolamentos, que tornam seu deslocamento mais suave e ágil.
As empilhadeiras a combustão
Empilhadeira a gás: equipamentos que se movimentam a partir do abastecimento de gás liquefeito, essas empilhadeiras conseguem carregar mais cargas do que as que operam de forma manual ou elétrica.
Contudo, esse tipo de equipamento emite gases poluentes e não são indicados para uso em ambientes fechados;
Empilhadeira a diesel: a principal vantagem desse equipamento, é que ela é movida a um tipo de combustível muito mais comum e mais fácil de ser encontrado.
Sua capacidade de carregamento de peso também é maior, até mesmo quando comparada a empilhadeira movida a gás. Também emite gases poluentes e indicada para uso em ambientes abertos.
As empilhadeiras portuárias
Como o próprio nome já indica, esse tipo de empilhadeira é geralmente utilizado em portos, pois têm capacidade de levantar e empilhar contêineres inteiros e carregados.
A empilhadeira hidráulica
Esse equipamento também funciona como uma paleteira hidráulica, mas, diferentemente da versão manual, esse não é movido a força humana.
E conta com um sistema tecnológico de comando, para subir e abaixar objetos, empilhando-os. Energeticamente econômica, esse tipo de empilhadeira é muito eficiente para carregar caminhões.
Conheça essas dicas antes de adquirir uma empilhadeira
As empilhadeiras são equipamentos muito completos e com estruturas que podem carregar pesos muito elevados. Por isso, seu preço não costuma ser dos mais baixos, mas há alternativas.
É completamente compreensível que algumas empresas não tenham dinheiro em caixa para comprar uma empilhadeira nova. Por isso, é possível encontrar em sites especializados na venda de máquinas, opções de empilhadeira usada.
Mas em bom estado de conservação e que são capazes de atender às necessidades específicas de negócios e do processo.
Porém, caso seja viável para sua empresa bancar a compra de um equipamento novo e que terá uma vida-útil mais longa, o investimento pode valer a pena.
Também é possível solicitar orçamentos em diferentes fabricantes e lojas. Basta enviar todas as informações corretas sobre o produto que pretende comprar.
Como o modelo, o ano, a capacidade de peso, com ou sem torre de elevação e assim por diante.
A empilhadeira hyster preço, por exemplo, é vendida em diversas variações, tamanhos, capacidades e voltadas a diferentes usos.
Dica importante: antes de efetivar a compra, especialmente se ela for realizada pela internet, levante informações sobre o vendedor, sua reputação no mercado e avaliação de vendas anteriores.